Como um xbox series x consegue rodar o windows 98

Xbox Series X roda o Windows 98 com jogos do passado

Avatar of lucas gomes
Método instala emulador do Windows 98 e permite jogar títulos antigos no Xbox Series X – que tem desempenho de sobra – porém sob risco de ser banido da Xbox Live

Muitos jogadores pedem para que jogos de gerações passadas rodem em seus consoles atuais, seja através de emuladores oficiais ou remasterizações. Pois quem tem um Xbox Series X pode ter a oportunidade de rodar um dos primeiros sistemas operacionais de sucesso no mundo todo, o Windows 98. E através dele será possível se divertir com velhos jogos da plataforma, como Quake, Half-Life, Age of Empires e muitos outros!

Entenda a façanha

Para os saudosistas de plantão, a notícia é real. Utilizando alguns recursos presentes no Modo de Desenvolvedor, é possível utilizar o console atual da Microsoft, o Xbox Series X, para rodar um antigo sistema operacional de desktop da empresa, o Windows 98. Dessa maneira os velhos títulos que tanto divertiram os jovens da época, podem agora refazer história ou até mesmo encantar novos públicos. Jogos como TurokRollerCoaster Tycoon, e Command & Conquer: Tiberian Sun são alguns exemplos.

Como um xbox series x consegue rodar o windows 98
Reprodução: OC3D

Não é exatamente uma maneira fácil de fazer a façanha. Primeiro é necessário ter o RetroArch instalado no console, que é possível obter através da ativação do Modo de Desenvolvedor, custando US$ 19, ou você pode seguir o tutorial ensinado pelo Archades Games que orienta como conseguir o RetroArch sem o Modo de Desenvolvedor. Ainda fica o alerta de que essa segunda via pode fazer com que seu console seja banido dos servidores da Microsoft!

Com o RetroArch instalado no Xbox, agora será necessário acessá-lo para habilitar o DOSBox Pure. E é claro que ainda falta a matéria-prima, instalar uma cópia do Windows 98 no console — que claro, deve ser uma cópia legal do sistema operacional (alguém guardou o CD de instalação com a chave?). E para a mágica finalmente acontecer, resta instalar os jogos da época.

Desempenho do Win98 no Xbox

De acordo com o Digital Foundry, responsável por compartilhar a façanha, a experiência de se jogar títulos do Win98 no Xbox é bastante imersiva e que em ambas as versões — Series S e X — foi bem interessante o desempenho dos jogos. Um dos detalhes relatados é que enquanto o sistema reconhece um teclado, não era possível utilizar um mouse, então os testes foram feitos com o controle do videogame sendo usado para mover o cursor.

Como um xbox series x consegue rodar o windows 98
Reprodução: Aroged

Claro que você pode se questionar se realmente vale à pena colocar o seu console a risco de ser banido para rodar o Windows 98 e jogar títulos nostálgicos, uma vez que há diversas outras maneiras mais seguras de fazê-lo, como utilizar um emulador do Windows 98 num PC atual. Mas, bem, o feito é uma novidade para mostrar que há essa possibilidade de acesso a esses jogos que marcaram uma geração.

Confira o vídeo pelo qual o Digital Foundry ensinou a rodar o Windows 98 no Xbox Series X:

Windows 98 no Xbox Series X

Veja também

Como jogar jogos de graça com VPN.

Fonte: The Verge e Eurogamer.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados