Xiaomi, OnePlus e Sony saem na frente com o Android 9 Pie

Android 9 Pie
Fabricantes já começam a anunciar datas para atualizações de seus aparelhos para a nova versão do Android

Mais três fabricantes anunciaram oficialmente atualizações para compatibilizar seus aparelhos com o Android 9 Pie.  Alguns inclusive já estão disponibilizando versões de testes para desenvolvedores e usuários afoitos interessados em testar o novo sistema.

Miui 10 beta teste
Miui 10 beta teste

Xiaomi, a primeirona

A chinesa Xiaomi  foi a primeira (fora o Google, claro) a  mostrar o Android 9 Pie em um smartphone seu, o  Mi Mix 2S (não é vendido no Brasil). Ela lançou uma versão beta do sistema poucas horas após o lançamento do sistema do Google, no último dia 7. Quem possuir um aparelho desses  e for destemido pode testar o novo sistema cadastrando seu smartphone no fórum da MIUI.  Não custa nada avisar que qualquer erro na instalação de ROMs e desbloqueio de bootloaders pode “brickar” seu aparelho, ou seja, transformá-lo em um peso de papel. A Xiaomi não divulgou a data em que a atualização será aberta a todos, mas ela deverá atingir outros aparelhos da empresa, como o Mi A1 e o Mi A2.

XIaomi Mi 2S vai rodar Android 9
Xiaomi Mi 2s

Sony, amiga dos desenvolvedores

A Sony anunciou que os modelos Xperia XZ2, Xperia XZ2 Compact, Xperia XZ Premium, Xperia XZ1, Xperia XZ1 Compact e o Xperia XZ 2 Premium (os dois últimos ainda não são vendidos no Brasil) serão atualizados. A  fabricante afirmou que os updates serão disponibilizados a partir de setembro já começarão a vir com o novo sistema instalado. Para desenvolvedores, fuçadores e nerds impacientes em geral, a empresa inclusive disponibilizou um tutorial de como compilar sua própria ROM com o Android 9 Pie para instalar em um XPeria, desde que ele esteja com o bootloader desbloqueado. Seres humanos normais vão ter que esperar os updates oficiais que devem pingar entre setembro e novembro.

Sony XPeria z2
Sony XPeria z2

Huawei testa Android 9 Pie

O presidente de produtos mobile da Huawei usou a rede social chinesa Weibo onde postou (weibou?) o anúncio que já estão sendo feitos testes em quatro aparelhos da empresa, o Mate 10 Pro, o P20, o v10 e o 10. O Huwaei P20 deve ser lançado no Brasil em setembro.

Android 9
Huawei Mate 10

Samsung, LG e outros grandes fabricantes de smartphones ainda não divulgaram seus planos para o novo sistema. De qualquer forma, a adoção do Android 9 Pie promete ser uma das rápidas da história do robô verde, fato creditado ao  sistema de testes beta promovido pelo Google.

 

 

Receba Notícias por E-mail:

Share via