Conecte-se conosco

Android

Xiaomi pode estar desenvolvendo seus próprios chips para smartphones

A Xiaomi pode seguir os passos da Huawei, que conta com sua própria linha Kirin, já com dois modelos esperados, codinome “Pinecone”.

Não é de hoje que empresas consideram fabricar seus próprios chips para evitar a dependência de terceiros. Há uma forte dependência da Qualcomm no segmento mais avançado, o que já está trazendo problemas, como a possível exclusividade do Snapdragon 835 para o Galaxy S8 até abril. A Xiaomi pode seguir nesse sentido, seguindo os passos da Huawei, que conta com sua própria linha Kirin. O que podemos esperar?

Segundo o Wall Street Journal, há dois modelos previstos inicialmente, codinome “Pinecone“:

  • Pinecone V670: quad-core Cortex-A53 + GPU Mali T860 MP4, litografia de 28 nanômetros;
  • Pinecone V970: octa-core (Cortex-A53 + Cortex-A73) + GPU Mali T880, litografia de 10 nanômetros;

Como podemos ver, temos um chip intermediário e outro avançado, ainda que fique a dúvida se o V970 seja capaz de bater de frente com o Snapdragon 835, em especial pela GPU. Já o V670 seria equivalente ao Snapdragon 617 ou 625, dependendo do clock utilizado, tecnicamente capaz de atender modelos com mais custo-benefício. Caso sejam reais, poderiam resolver a dependência da Qualcomm, mas no médio prazo.

Se confirmados, os chips da Xiaomi usariam implementações literais da ARM, sem CPUs ou GPUs customizadas.

Projetar um chip próprio envolve um investimento considerável, além de um bom tempo de pesquisa. É difícil ver os dois chips acima chegando oficialmente nos próximos meses. E, mesmo porque, o V970 não seria tecnicamente capaz de bater o Snapdragon 835. Este é resultado de vários anos de desenvolvimento por parte da Qualcomm, contando com núcleos e GPUs customizadas. De qualquer forma, é bom ver empresas tentando quebrar sua dependência de terceiros.

O que acha de chips projetados pela Xiaomi? Gostou das especificações? Conte para nós nos comentários!

Para saber mais:

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários

Mais de Android

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir