Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família

aaaaa - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família
Sendo um concorrente a altura para o Amazon Echo e o Google Home, o Xperia Hello aposta em muita simpatia para conquistar seus usuários
xperia hello el robot de sony que quiere ser un miembro mas de la familia - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família
O Xperia Hello é capaz de girar em 360º

Com toda a expectativa acerca da Internet das Coisas, os dispositivos domésticos inteligentes já são uma tendência. Na última terça-feira, no Japão, a Sony anunciou o Xperia Hello, a sua nova aposta na mesma categoria de produtos do Google Home e do Amazon Echo – só que o Hello é um tanto diferente, olha só:

Pra começar, o produto da Sony é um robô. Isto significa que, além de se comunicar com a internet e com outros dispositivos, o Hello tem mecânica e sensores que o permitem interagir com o que está a sua volta.

Ao todo, são sete microfones, uma tela LCD de 4,6 polegadas, uma câmera e até um sensor de presença.

Com isso, segundo a japonesa, o Xperia Hello será capaz de detectar e até reconhecer as pessoas no ambiente. No sentido prático, espera-se que famílias possam se comunicar utilizando o aparelho, já que ele suporta chamadas via Skype e Line, inclusive em vídeo.

Xperia Hello 2 - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família

Outro aspecto que torna o robozinho um tanto diferente é o fato dele não ser equipado com o Google Assistant: assim como o Amazon Echo e o futuro HomePod, da Apple, o Xperia Hello usa um sistema próprio de sua fabricante – o que não o impede de realizar chamadas, ler mensagens, controlar outros aparelhos, ler notícias e até conversar com você.

Em comparação com o Google Home, que está mais para um assistente e não um robô, o aparelho da Sony não só compreende o seu usuário, mas também reage às suas ações e pedidos.

Por outro lado, devido a japonesa ter usado uma inteligência artificial própria, é possível que o aparelho da concorrente também esteja mais maduro, já que está no mercado há mais tempo.

Preço salgado

0489 ssdc mwc page smart products agent gallery img1 desktop c698bb4330db12777b9ff64816f68283 720x458 - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família

Embora tenha foco em comunicação, o Xperia Hello é mais caro que qualquer smartphone da empresa, custando, no Japão, cerca de R$ 4.250.

Apesar de o preço não ser nada amigável, há de se entender que este não se trata de um produto comum – além de ser um projeto ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento, a Sony trata o Hello como um experimento.

É possível que, nos próximos meses, ele fique mais capaz com algumas atualizações de software.

Segundo o Japan Times, a intenção é lançar o aparelho primeiro na terra natal da companhia, cogitando um lançamento também noutros mercados. Por lá, o simpático robô estará disponível a partir de 18 de novembro.

Futuro

MjYwNTQwNQ 720x483 - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família
Modelos do Aibo mostrados da esquerda para a direita em ordem cronológica

Embora o Xperia Hello se pareça ‘conceitual demais’, a Sony não é nova em fazer esse tipo de coisa: em 1999, o cão robótico Aibo, fabricado pela empresa, foi um dos primeiros robôs domésticos do mundo. Além de interagir com os seus donos, o simpático cãozinho conseguia aprender: com algum tempo de maturidade, o Aibo podia reconhecer a casa onde morava e memorizar alguns truques.

Outra aposta da Sony no âmbito dos robôs foi o Qrio, uma espécie de abreviação para ‘Curiosity’, ou ‘Curiosidade’, em bom português. Apesar de o Qrio nunca ter sido lançado, ele tinha um formato humanoide e surpreendia por falar, dançar, correr, subir escadas e realizar diversos outros movimentos com certa facilidade.

56483256 720x574 - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família
Sony Qrio

Em 2006, devido a dificuldades econômicas, a Sony decidiu encerrar o desenvolvimento de ambos os produtos.

No entanto, se formos bem otimistas, pode se apostar que a empresa invista mais uma vez neste tipo de negócio: em maio de 2016, informações da Fortune indicavam que, em breve, a japonesa ressuscitaria os seus trabalhos em inteligências artificias.

Paixão à primeira vista ?? Obrigado, @camiladepaularcleto #xperiaagent #sony #mwc17

A post shared by Bruno Ayres Martinez (@brmartinez) on

Na MWC do mesmo ano, em março, o Xperia Hello foi apresentado como ‘Xperia Agent’ – na época, ele era apenas um conceito. Agora, com o surgimento de uma versão pronta para o mercado, pode ser que a Sony volte mesmo a desenvolver robôs domésticos.

Mas e você, o que acha disso? No seu caso, também seria ‘paixão à primeira vista‘ ou robôs não são a sua praia? Comente pra gente!

 

aaaaa - Xperia Hello: o novo robô da Sony quer fazer parte da sua família

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via