YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais

YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais 4
Para acompanhar o ritmo de serviços de streaming como o Twitch e IGTV, o Youtube anunciou uma série de novidades no patrocínio dos canais da plataforma.

Para acompanhar o ritmo de serviços de streaming como o Twitch ou até mesmo redes sociais como o Instagram e seu IGTV, o Youtube anunciou uma série de novidades. E você as confere logo abaixo:

“Patrocine” seu canal favorito no YouTube

YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais 5
Botão de “Juntar-se” a comunidade ficará logo ao lado do de “Inscrever-se”.

Antes, era possível usar o botão “Patrocinar” no YouTube Gaming para ajudar o seu canal de games favorito a se manter firme e forte. Agora, é possível contribuir de maneira similar em canais comuns da plataforma – que não necessariamente são de jogos.

No entanto, a situação é um pouco diferente por aqui. Primeiramente, para que o seu canal suporte as novas “associações”, é necessário que você cumpra os seguintes requisitos:

  • Seu canal precisa ter um mínimo de 100.000 inscritos;
  • É preciso ter mais de 18 anos;
  • É preciso ser membro do YouTube Partner Program – ou Programa de Parcerias do YouTube.

Cumprindo todas essas exigências, seu canal poderá ser “patrocinado” pelo público que o assiste. E isto será feito de forma semelhante a como ocorria no YouTube Gaming: são US$ 4,99 (aproximadamente R$ 19, em conversão direta) por mês em troca de emojis exclusivos e emblemas personalizados.

Além disso, todos os membros contribuintes terão acesso a uma aba exclusiva. Nela, será possível manter uma comunicação mais próxima com o seu criador de conteúdo favorito – além de permitir vídeos e transmissões ao vivo exclusivas.

“É como se fosse um painel em branco… é nossa forma de dar aos criadores as ferramentas para personalizar sua maneira de oferecer essa parceria e proporcionar quaisquer vantagens eles acharem de valor para seus fãs”, afirma Rohit Dhawan, Diretor de Gerenciamento de Produtos do YouTube.

Essa novidade, no entanto, ficará limitada a somente usuários dos Estados Unidos – alguns criadores de conteúdo já estão utilizando-a desde janeiro. Ah, e, a plataforma ainda não mencionou se há planos para expandir o recurso para outros países, embora seja bem provável que isso aconteça.

Será possível vender produtos de sua marca em seu canal

YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais 6

Outra novidade interessante para o lucro dos canais é a possibilidade de anunciar e vender os produtos personalizados do seu canal. Caso tenha mais de 10.000 inscritos, o criador de conteúdo poderá anunciar, logo abaixo da descrição do vídeo, itens como camisas, bonés e acessórios em geral.

No entanto, parte do lucro dessas vendas irá para a plataforma Teespring, agora parceira do YouTube. Ainda assim, o recurso em si servirá para incentivar ao máximo a comercialização desses itens. Então, a margem de lucro será suficiente.

Premieres do YouTube e mais

YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais 7
Parece uma transmissão ao vivo, mas não é.

Um tanto curioso, o recurso Premieres (“Estreias”, em tradução direta) funciona da seguinte forma: você faz o upload do seu vídeo e marca um horário para ele “estrear”. Até aí, nada surpreendente, certo? Entretanto, o diferencial aqui está na possibilidade de receber doações e interagir com o seu público no chat.

Ou seja, trata-se de uma forma de lucrar como se estivesse em uma transmissão ao vivo. Mas sem, de fato, estar: “Usaremos a plataforma de busca e descoberta para promover esse tipo de vídeo”, afirma Kurt Wilms, Gerente de Produtos do Grupo no YouTube.

Por fim, o YouTube anunciou sua própria versão dos Stories do Instagram, recurso extremamente popular e que já apareceu até mesmo na Netflix. Segundo a plataforma de vídeos do Google, criadores de conteúdo com mais de 10.000 inscritos poderão se utilizar da ferramenta quando ela for lançada mais tarde.

Abaixo, você confere um vídeo sobre as Premieres do YouTube:

Fonte: TechCrunch.

Leia também

Instagram anuncia IGTV, o novo app de TV voltado para criadores de conteúdo

Receba Notícias por E-mail:

Share via