YouTube começa a disponibilizar filmes gratuitos com pausas publicitárias

youtube filmes
Iniciativa começou com 100 filmes antigos, como “Rocky”, “Exterminador do Futuro” e “Legalmente Loira”

O YouTube discretamente deu mais um passo em sua jornada para se tornar a principal plataforma de streaming de vídeos de todos os tipos de conteúdo, desde videoclipes a filmes completos produzidos pelos maiores estúdios de Hollywood. E não estamos falando de mais uma assinatura mensal do serviço.

Segundo vários sites internacionais de tecnologia, a plataforma de vídeos do Google começou a disponibilizar, de forma gratuita, vários filmes antigos de Hollywood em seu catálogo, dentro da página de Filmes, onde o usuário vai para comprar ou alugar filmes dentro do YouTube.

A estratégia vem acontecendo desde outubro de forma silenciosa, sem fazer alardes, e os filmes são viabilizados de forma gratuita com as famosas pausas publicitárias durante sua exibição.

youtube free movies 1320x660 - YouTube começa a disponibilizar filmes gratuitos com pausas publicitárias

Estratégia

A estratégia da plataforma de vídeos do Google não foi feita sem um bom estudo de demanda de sua base de usuários, é claro, e o presidente de gerenciamento de produto do YouTube, Rohit Dhawan, em entrevista ao site AdAge, afirmou: “Nós vimos a oportunidade baseada na demanda de usuário, além de apenas oferecer filmes pagos.”

“E também apresenta uma ótima oportunidade para anunciantes”, concluiu Rohit, levantando o outro lado da moeda para a nova iniciativa, em relação à disponibilização de filmes de forma gratuita.

E para esses anunciantes, Rohit ainda confirma a possibilidade de, no futuro, oferecer aos usuários uma publicidade direcionada para um certo título do cinema, oferecendo conteúdo extra para os espectadores.

Mas isso tudo vai depender de como os estúdios de cinema se relacionarão com essa nova forma de exibição de conteúdo criativo que está se iniciando.

A decisão de incluir filmes de forma gratuita com publicidade também veio pra suprir uma demanda em crescimento de usuários do YouTube nas SmartTVs.

Segundo recente estudo divulgado pela plataforma de vídeos do Google, cerca de 20% dos usuários acessam a rede social por meio de suas TVs, e oferecer um acesso mais facilitado a filmes completos pode ser um novo e grande mercado tanto para os usuários como para os anunciantes.

Catálogo inicial

Para essa primeira etapa, o YouTube está oferecendo cerca de 100 títulos do cinema de Hollywood de forma gratuita, com as pausas publicitárias na exibição. Entre eles, estão “O Exterminador do Futuro”, “Rocky”, “Legalmente Loira”, “Quatro Casamentos e Um Funeral” e “Zookeeper”.

Segundo o site Gizmodo, a empresa já está em negociação com os maiores estúdios de cinema de Hollywood para disponibilização de mais títulos gratuitos em sua plataforma, nesse sistema de propaganda durante a exibição do vídeo.

Aliás, esse novo sistema de exibição de conteúdo em vídeo gratuito tem visto um crescimento devido às diversas plataformas que surgiram, abrindo espaço para os anunciantes incluírem seus produtos em grandes mercados de forma mais democrática.

Aplicativos como Tubi e Vudu já estão na vanguarda da exibição de vídeos e filmes com publicidade, já considerado um grande mercado a ser explorado, com grandes nomes da indústria, como Amazon, Hulu e até a Walt Disney, de olho em uma fatia desse mercado.

youtubefilmes legalmenteloira mgm - YouTube começa a disponibilizar filmes gratuitos com pausas publicitárias
Legalmente Loira – MGM

Youtube Premium

A oferta de filmes de forma gratuita segue como uma ação paralela ao seu serviço pago de streaming, a versão Premium, focada em produções originais de séries, filmes e de conteúdo exclusivo dos criadores da plataforma. O serviço de assinatura, no Brasil, custa R$ 20,90 por mês.

O YouTube também segue com a sua loja de filmes para compra ou aluguel, com títulos lançamentos, pré-vendas e até clássicos do cinema mundial.

Qual filme você gostaria de ver? Deixe um comentário?

YouTubeFilmes - YouTube começa a disponibilizar filmes gratuitos com pausas publicitárias

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via