Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular

1486813035991 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular
O Youtube Go oferece o conteúdo completo da plataforma com a possibilidade de fazer download de vídeos para assistir quantas vezes quiser e sem internet.

A internet tem se tornado cada vez mais essencial para o nosso dia a dia, mas infelizmente não é sempre que podemos contar com um sinal disponível ou de qualidade. No Brasil, onde os dados de rede são em sua maioria limitados ou fracos, o conceito de “offline first” acaba se tornando cada vez mais sedutor, e foi por isso que a Google já trouxe para o país um dos seus mais novos aplicativos, o Youtube Go, pensado para quem queria uma forma melhor de como baixar vídeos do YouTube no celular e visualizar tudo offline, sem conexão de internet.

A empresa convidou a imprensa nacional para apresentar o aplicativo que após testes já está sendo disponibilizado no Brasil. Nós estivemos por lá para conferir todos os detalhes e o que esperar dele.

WhatsApp Image 2018 01 29 at 13.11.36 720x405 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular
Evento aconteceu na tarde do dia 29/01

A favor da acessibilidade

A Google tem mostrado que se importa não apenas com o conteúdo disponibilizado na rede, mas principalmente em como os seus usuários têm acesso a esse conteúdo. Os conceitos de “user first” e “offline first” estão sendo o grande foco da empresa nos últimos tempos, garantindo e facilitando a vida de pessoas que vivem em locais onde o acesso a internet é mais precário.

Um dos exemplos disso é o Datally, um aplicativo inteligente que permite que o usuário possa gerenciar os dados móveis do seu smartphone. Com ele é possível monitorar e até mesmo economizar os dados, controlando melhor o acesso do aparelho à rede. Outro exemplo da preocupação da empresa com esse conceito é o aplicativo Files Go, que também é um gerenciador inteligente, mas que cuida do armazenamento do smartphone, sendo capaz de liberar espaço, organizar os arquivos e até fornecer recomendações para o usuário.

Vídeos a qualquer hora

O Youtube Go chega como mais um nessa linha. O aplicativo foi lançado primeiramente na Índia, e aos poucos começou a ganhar popularidade e sendo lançado para mais 14 países, incluindo Indonésia, Nigéria e Tailândia. Dessa forma a empresa começou a notar o impacto positivo que ele estava tendo nas comunidades desses locais.

Na Indonésia, por exemplo, uma startup já utiliza o Youtube Go para oferecer para as pessoas da comunidade vídeos interessantes com dicas importantes como para gerenciar seu próprio negócio ou aumentar seu conhecimento financeiro. Escolas mais humildes também já estão utilizando o Youtube Go para proporcionar aos seus alunos conteúdo de vídeos didáticos.

Devido a esse impacto, a empresa agora está expandindo o aplicativo para mais 130 países, incluindo o Brasil. Durante o último mês algumas pessoas foram selecionadas para testar o aplicativo e a conclusão final foi a de que a opção de download de vídeos é de fato a que mais interessa os usuários.

WhatsApp Image 2018 01 29 at 13.44.37 720x405 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular
Com o aplicativo é possível ver os vídeos a qualquer momento

O que o aplicativo traz de novo?

Em resumo, o Youtube Go permite que os usuários possam fazer download de vídeos que poderão ser assistidos a qualquer momento sem a necessidade de uma conexão com a internet, e quantas vezes o usuário desejar sem gastar nenhum dado extra por isso. Ele também permite que vídeos baixados sejam compartilhados entre aparelhos que contenham o aplicativo através de uma conexão bluetooth também sem a necessidade de internet para tal.

WhatsApp Image 2018 01 29 at 13.44.54 720x405 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular
Para compartilhar basta ter o aplicativo instalado em ambos os aparelhos

Durante o download o aplicativo não apenas fornece as informações sobre o espaço disponível no smartphone, tanto interno quanto externo, como também oferece opções de qualidades inferiores para que o vídeo não ocupe muito espaço, ou para simplesmente economizar os dados no momento. É importante salientar que o Youtube Go não é uma versão “pobre” ou “light” do serviço, o conteúdo é o mesmo, isso significa que tudo o que funciona no Youtube, funcionará no Youtube Go também, inclusive os anúncios.

Limitações

Por enquanto ainda não é possível fazer download de vídeos com músicas ou clipes musicais no Brasil, devido aos direitos autorais, ainda que essa opção seja habilitada em outros países. Esses vídeos ainda poderão ser acessados, mas como acontece no aplicativo comum do serviço, através do streaming e gastando dados. É possível que isso mude no futuro, mas ainda não há uma previsão.

O aplicativo também tem uma condição: para ver os vídeos offline, é preciso que o usuário conecte o aparelho pelo menos uma vez por mês na internet. Felizmente não é exatamente algo difícil de acontecer.

WhatsApp Image 2018 01 29 at 13.55.59 720x405 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular
É preciso se conectar ao menos uma vez no mês para ver os vídeos

Bom para as crianças, melhor para os pais

Pais de crianças pequenas podem se beneficiar e muito com o aplicativo. Hoje em dia com o aumento do conteúdo infantil no Youtube, é comum que crianças passem um bom tempo assistindo seus desenhos preferidos na plataforma. Com o Youtube Go os pais poderão tanto garantir que esses vídeos possam ser assistidos em qualquer lugar quanto impedir que seus filhos gastem todos os seus dados móveis assistindo sempre os mesmos vídeos a todo momento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Youtube Go poderá ser baixado para o Android na Google Play Store. Os aplicativos Datally e Files Go também podem ser encontrados na loja virtual da Google.

1486813035991 - Youtube Go chegou! Veja como baixar vídeos do YouTube no celular

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via