Zoom lança atualização com novos recursos de criptografia e segurança

zoom sdes
A nova versão do aplicativo, Zoom 5.0, trará recursos para segurança de dados e privacidade do usuário
Anúncio
Zoom lança atualização com novos recursos de criptografia e segurança

A plataforma de videoconferência Zoom anunciou nesta quarta-feira atualização dos recursos de criptografia em seu aplicativo,para proteger melhor os dados das reuniões e oferecer resistência a fraudes. A nova versão do aplicativo, Zoom 5.0, já está disponível com quase todos os recursos, informou a empresa em comunicado.

A Zoom, que aumentou de 10 milhões para 200 milhões de usuários diários em menos de três meses, enfrentou uma reação negativa dos usuários depois que especialistas de segurança encontraram falhas na plataforma e a empresa não divulgou que o serviço não oferecia criptografia de ponta a ponta. Após esta descoberta, a empresa se comprometeu a resolver os problemas de segurança de dados em um plano de 90 dias, e agora apresenta os primeiros resultados.

Segurança Zoom
Zoom 5.0 é a atualização da empresa com criptografia melhorada para proteger dados dos usuários.

Zoom 5.0 traz novidade e maior proteção

O Zoom 5.0 é o primeiro passo dentro do plano de 90 dias traçado pela companhia, que vai incluir suporte para criptografia AES 256-bit GCN para aumentar a segurança de dados em conferências, e também contra manipulação de dados por terceiros.

“Tenho orgulho de alcançar essa etapa do nosso plano de 90 dias, mas isso é apenas o começo. Construímos nossos negócios, entregando felicidade aos nossos clientes. Ganharemos a confiança de nossos clientes e ofereceremos a eles uma plataforma mais segura e dinâmica ”

disse Eric S. Yuan, CEO da Zoom.

De acordo com o CPO da empresa, Oded Gal, foram feitas avaliações holísticas sobre privacidade dos usuários e segurança da plataforma. “Desde a nossa rede até o conjunto de recursos e experiência do usuário, tudo está passando por um rigoroso escrutínio”, afirma Gal. Veja a seguir os novos recursos para a plataforma.

Segurança de rede

A implementação da criptografia AES 256-bit GCM vai permitir um aumento da segurança dos dados trafegados durante as conferências, assim como aumenta a proteção contra manipulação de dados, garantindo confidencialidade e integridade para Zoom Meeting, Zoom Video Webinar e Zoom Phone. O suporte à criptografia GCM começa em 30 de maio, e terá efeito assim que todas as contas estiverem habilitadas à nova criptografia.

Para administradores e usuários de planos pagos, também é possível controlar o roteamento de dados de chamada, por região geográfica. Isso significa que você poderá escolher por quais servidores, de acordo com a região geográfica, as suas conferências poderão trafegar.

Controles e experiência de usuário

O Zoom 5.0 vai incluir mais controles para o usuário durante as videochamadas. O novo ícone de Segurança (Security) vai oferecer acesso rápido aos recursos de segurança do aplicativo diretamente da barra de menu da chamada. Os anfitriões das chamadas também poderão reportar usuários diretamente através do ícone de Segurança.

Security Icon Zoom
O ícone Segurança provê fácil acesso às funções de segurança do Zoom

As Salas de Espera (Waiting Room) eram um recurso já existente na plataforma, em que os usuários aguardavam até o início da conferência – como uma sala de espera de consultório. Anteriormente elas eram opcionais, e agora são uma configuração padrão (podendo ser desativadas) para as contas Basic, Pro individual e educacional.

As senhas de acesso agora são exigidas por padrão para as contas Basic, Pro individual e educacional. Já os administradores de contas corporativas podem definir a complexidade das senhas para as conferências, e tamanho do PIN para acessar as mensagens de voz no Zoom Phone.

Agora também será possível configurar as notificações do Zoom Chat para não mostrarem o conteúdo das mensagens, e durante as conferências a ID de chamada e opção para convidar participantes foi movida da interface principal do Zoom para o menu de Participantes, dificultando o compartilhamento acidental da ID de chamada.

O Zoom 5.0 já está disponível com a maioria dos recursos anunciados, e seu download pode ser feito no site da empresa. Caso você já tenha o programa instalado, a atualização para a nova versão também pode ser feita através do próprio programa.

Fonte: Zoom

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter