Conecte-se conosco
iPhone pode ter versões mais baratas e coloridas

Apple

Custo Brasil: iPhone pode sair mais barato do que nos EUA

Pesquisa leva em consideração o preço do iPhone 5 desbloqueado somado ao custo de um plano de dados no Brasil e nos Estados Unidos. O resultado pode ser surpreendente.

Lançamento iPhone 5 - Apple

Muito se fala sobre o preço dos smartphones no Brasil, sobre os impostos para fabricação e importação e as margens de lucro “abusivas” dos fabricantes. Mas uma nova análise feita pelo norueguês Egil Fujikawa Nes, pretende esclarecer alguns pontos a respeito do “custo real” de se adquirir um smartphone, mais especificamente o iPhone, no Brasil e nos EUA.

No primeiro cenário, são comparados os custos de um iPhone 5 desbloqueado de 16 GB atrelado ao custo do plano mais barato oferecidos pelas operadoras em cada país (neste caso, TIM no Brasil e Virgin nos EUA). O gráfico compilado por Nes mostra que, após 6,8 meses o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) do iPhone no Brasil é mais baixo do que nos Estados Unidos, embora o preço do iPhone desbloqueado brasileiro seja aproximadamente 50% superior ao americano.

20130319_best_price_offer_2

Em um segundo cenário, Nes modifica o plano da operadora para um pacote mais completo, comum entre donos de smartphones (60 minutos de voz, 100 mensagens SMS e 1 GB de dados) e compara o TCO ao longo de 36 meses. O resultado mostra que, ao final deste período, o custo de possuir um iPhone é semelhante nos dois países.

20130319_plan_offer_2

Nes conclui a pesquisa comparando a receita média gerada por usuário: no Brasil, um cliente Oi, Vivo, Claro ou TIM rende 50% menos receita para a operadora em relação a um cliente americano de AT&T, Verizon, Sprint e Virgin.

Embora outras variáveis como qualidade do serviço, poder de compra, câmbio e regulação também influenciem a escolha por um smartphone topo de linha como o iPhone e sejam bastante distintos entre estes dois países, os números brutos mostram que o mercado móvel brasileiro não é tão distorcido como muitos acreditam. A grande diferença é a forma como os custos são aplicados.

Para mais informações, acesse a pesquisa completa.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top