Conecte-se conosco
Esse é o Samsung Gear 360

Câmeras

Review: Samsung Gear 360 te mostra o mundo de outra forma

Samsung Gear 360 é a câmera ideal para quem pretende entrar no mundo das fotos e vídeos em 360 graus. Descubra tudo sobre o produto neste review.

Conheça o Samsung Gear 360, a câmera que grava em 360 graus

Conheça o Samsung Gear 360, a câmera que grava em 360 graus

2016 parece ser o ano das novas realidades. Descobrimos óculos de realidade virtual, dispositivos e smartphones com realidade aumentada, e agora vídeos imersivos em 360 graus. Uma das primeiras câmeras a tirar proveito desse novo recurso é a Gear 360 da Samsung.

A empresa sul-coreana é, junto com a LG, uma das primeiras a oferecer um produto que faça vídeos em 360 graus, com funções bem interessantes. Descubra tudo o que a Samsung Gear 360 faz, neste review:

Samsung Gear 360: maior por dentro!

A primeira coisa que você perceberá na Gear 360 é o design futurístico: ela tem formato esférico, com duas lentes olho-de-peixe, uma de cada lado. Acima, temos um botão, que é resistente e macio na hora de tocar.

Existem dois botões de um lado do aparelho, que te dão um pouco de facilidade na hora de mexer em configurações e algumas funções. O botão de cima serve para começar a gravar. Além do mais, há uma pequena tela que mostra informações como a duração da gravação.

Do outro lado da Gear 360 há uma “tampinha” que, quando aberta, mostra uma porta microUSB para carregamento, uma entrada de cartão microSD, que permite guardar até 200GB e uma bateria de 1.350 mAh, que é removível. Apesar da estética, essa tampinha faz o aparelho ser resistente a pingos de água e poeira, o que é muito necessário, já que é um produto pra ser usado na rua.

A bateria dura o suficiente para um dia de gravação. No entanto, se você pretende gravar durante muito tempo, especialmente com as duas lentes sendo usadas simultaneamente, é importante levar uma bateria extra ou um carregador portátil, para não ter problemas.

Use as duas câmeras ao mesmo tempo ou só uma: você quem escolhe

Olhe mais perto o Samsung Gear 360

Olhe mais perto o Samsung Gear 360

A Samsung Gear 360 tem um sensor duplo de 15 MP com uma abertura de f/2.0, possibilitando capturar fotos ou vídeos de 180 graus de cada lado. Lembrando que, se você usá-las ao mesmo tempo, conseguirá fazer fotos ou vídeos em 360 graus. Caso queira saber qual câmera está sendo usada, é só ver uma pequena luz próxima de uma das lentes.

Como já mencionado, uma coisa muito impressionante na Gear 360 é como ela parece resistente. O acabamento dela dá um aspecto premium ao produto, além de oferecer botões que têm resposta rápida.

Junte o Gear 360 com o novíssimo Galaxy S7

Com o Samsung Gear 360, três é melhor que um

Com o Samsung Gear 360, três é melhor que um

O maior obstáculo quando se trata da experiência do software é que a Gear 360 precisa ser pareada com o Galaxy S7, Galaxy S7 edge ou o Galaxy Note 5. O app está disponível para baixar na Google Play Store, e é compatível com smartphones Samsung ou outros modelos Android atuais.

O aplicativo da câmera em si te dá uma experiência familiar, caso você já tenha usado algum celular da Samsung antes. Você tem controle de muita coisa por lá, como a possibilidade de ligar ou desligar a função HDR, mudar a exposição pelo modo manual, ajustar tamanho do vídeo e mudá-lo de várias maneiras.

Outras funções, além da foto e vídeo, são o time-lapse e um modo de vídeo-looping. Essa é uma boa maneira de ganhar espaço de armazenamento, que te permite facilmente decidir o que quer manter e o que quer se livrar, para não ter que ficar editando um vídeo longo depois.

Mas preciso ter um Galaxy pra usar a Gear 360?

Se você não tiver um celular topo de linha da Samsung, uma notícia boa é que a Gear 360 pode ser usado por conta própria, na maior parte do tempo, tranquilamente. Quer dizer, você não vai ter a opção de mexer no controle de granulado que existe no aplicativo da câmera, mas os botões da esquerda e o de cima, que cuidam da gravação da Gear 360, podem ser usados para mexer em algumas configurações disponíveis. A configuração principal que é usada na maior parte do tempo é a possibilidade de usar duas câmeras ou trocar para uma só quando quiser.

Qualidade e praticidade

Faça vídeos e fotos incríveis com uma ou duas câmeras

Faça vídeos e fotos incríveis com uma ou duas câmeras

A Gear 360 te permite gravar e tirar fotos com diferentes resoluções, incluindo o 2K e 4K. Mesmo você tendo duas câmeras de vídeo que gravam em 180 graus, você não precisa deixá-las ligadas o tempo todo. Você pode usar apenas uma delas para gravar um vlog ou fazer fotos e vídeos em 180 graus, que dão um bom visual depois de gravado.

Os dois sensores das lentes olho de peixe têm uma qualidade excelente, o que faz as fotos e vídeos, principalmente em situações com boa iluminação, parecerem ótimas.

Pensando que você vai usar a Gear 360 principalmente para fotos e vídeo em 360, e se você tiver um smartphone Android, transferir esses arquivos do aparelho para o celular é realmente muito simples. Tudo o que você tem que fazer é selecioná-los, que eles serão copiados para o seu celular usando o software da câmera. Já se você estiver usando um PC, o Gear 360 vem com uma chave de licença para usar a Gear 360 Action Director, feito pela CyberLink. Você pode colocar fotos e vídeos no projeto Action Director, que os arquivos serão sincronizados.

O ponto ruim da câmera é quando você pega exposições diferentes à luz durante uma gravação com as duas lentes. É bem fácil de ver nos vídeos que há algo “errado” e nestes casos você não vai gostar nada do resultado final.

Preço e considerações finais

Samsung Gear 360 é uma das melhores câmeras para você começar a fazer vídeos em 360 graus hoje em dia. Ela custa U$349.99 (R$2.339,10, na loja da Samsung Brasil), sendo mais cara que a LG 360 CAM, também disponível no mercado. Apesar do preço, como produto único, ele faz um excelente trabalho para quem quer começar a gravar em 360.

Com tudo isso sendo dito, o que é ótimo sobre o produto é sua configuração de câmera dupla, que te permite ter uma boa qualidade em fotos e vídeos em 360 graus, além de te dar uma certa diversão com o que deve ser o futuro deste tipo de conteúdo em vídeo.

Confira uma galeria do produto:

O que você pensa da Gear 360? Pretende comprar uma? Acha que essa é uma moda passageira ou fotos e vídeos em 360 graus realmente vão pegar? Você já tem um headset de Realidade Virtual? Qual? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Fonte: Android Authority.

Samsung Gear 360

R$ 2.339,10
Samsung Gear 360
8

QUALIDADE

9/10

    DESEMPENHO

    9/10

      DESIGN

      10/10

        PREÇO

        5/10

          BATERIA

          7/10

            Pros

            • Filma em 4K
            • Grava em 360 graus
            • Dá para escolher qual câmera usar
            • Mais funções com um Galaxy S7

            Cons

            • Preço
            • Mais funções com um Galaxy S7
            • Luz pode ficar diferente em uma gravação

            21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

            Comentários

            Mais de Câmeras

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top