Img 0686

Review: tablet NVIDIA Tegra Note

Avatar de bruno salutes

Img_0686

Idealizado pela NVIDIA, com a intenção de popularizar o chip Tegra, o NVIDIA Tegra Note foi apresentado na Brasil Game Show como o tablet de 7 polegadas mais rápido do mundo. Muitos fabricantes ao redor do mundo desenvolveram sua versão do Tegra, como a EVGA, Gigabyte e MSI. No Brasil, a responsável pelo projeto foi a Gradiente, que até então, produzia com chips da Mediatek e Qualcomm.

Design e acabamento

A construção do Tegra é bem acabada, com arestas aparadas e um acabamento emborrachado na traseira. A parte frontal, acomoda dois alto-falantes com som estéreo e uma câmera frontal VGA. Na parte superior do dispositivo temos os botões de volume.

Img_0683Na lateral esquerda encontra-se o botão de energia, entrada para fone de ouvido, uma saída micro HDMI e uma mini USB. A câmera traseira tem 8MP e grava vídeos em Full-HD.

Img_0682

Tela

Mesmo com resolução de 1280 x 800 pixels e painel IPS para melhor visualização em ângulos mais fechados, as cores apresentadas pelo display pareceram um pouco lavadas. Além disso, o painel se mostrou altamente reflexivo, o que acaba prejudicando um pouco a visualização do conteúdo.

Img_0710

Tirando a alta reflexividade e a baixa fidelização de cores, a resolução e a qualidade do display, quando observado de um ângulo melhor, confere em um ótimo conjunto para visualização de vídeos e jogos.

Img_0705

O dispositivo acompanha uma caneta Stylus, o que elimina gastos adicionais, caso você queira adquirir uma. Não existe botões ou truques. Quando apontada para o display, como acontece com a Stylus que acompanha o Galaxy Note 3, ela executa funções simples como, desenhos, seleções e a possibilidade de manusear todo o dispositivo. Vale ressaltar aqui, que a precisão da caneta é alta, pode-se comparar a do Galaxy Tab 10.1.

Img_0697

Hardware e processamento

Por dentro, temos o chip Tegra 4 quad core 1,8GHz, com 1GB de RAM e GPU GeForce ULP.Os núcleos são um Cortex A15 e além dos 4 núcleos convencionais, foi adicionado um quinto núcleo responsável pela drenagem da bateria conhecido como 4-plus-1.

O quinto núcleo adicional, tende a economizar mais bateria quando comparado aos núcleos convencionais contidos no Cortex A7 e Cortex A9. De um modo geral, podemos dizer que o Tegra 4 consegue entregar uma experiência de processamento parecida com o Snapdragon 800.

Img_0680

Jogos como Need For Speed e Robot Unicorn Attack rodam sem quaisquer quedas de FPS ou aquecimentos.

Armazenamento e bateria

O armazenamento do dispositivo é de 16 GB, onde cerca de 13GB estão acessíveis ao usuário. Considero o espaço satisfatório, sendo possível expandir via cartão SD (até 64GB) para armazenamento de arquivos pessoais. Parte dessa disponibilidade no armazenamento se deve ao fato do dispositivo não receber muitas intervenções na interface, como features e aplicativos de terceiros.

Img_0714

A capacidade da bateria é de 4100mAH e se mostrou suficiente para 2 dias de uso moderado. Talvez pelo detalhamento gráfico da GPU, com a execução de vídeos e jogos, pode-se notar uma queda mais agressiva na capacidade da bateria. Mas ainda sim, o Tegra Note passa tranquilamente de 1 dia de uso.

Preço e Conclusão

O valor do NVIDIA Tegra Note no site da Gradiente é de R$ 999 a vista, sem nenhum tipo de desconto. Variações desse valor podem ser encontradas em outras lojas, porém chegam à no máximo R$100 de diferença do valor oficial.

Mas, vale o preço cobrado pela Gradiente? Talvez pelo fato da Gradiente ser uma empresa menos influente no ramo de dispositivos móveis, temos a sensação de que o produto poderia ser mais barato. Porém basta um olhar nas especificações e alguns minutos de experiência com o dispositivo, para termos a impressão de que o gadget vale sim, o valor cobrado.

O Tegra é indicado para aficionados em games e consumidores de conteúdo multimídia. Quando conectado a TV pela saída micro HDMI, temos um console potente em mãos. O mesmo acontece ao assistir vídeos, com os speakers estéreos posicionados na parte frontal, temos imersão total ao conteúdo, como uma alta fidelidade sonora.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados