10 anos do WhatsApp: relembre a trajetória do app

WhatsApp
Aplicativo completa 10 anos este ano. Brasil, ao lado da Índia, é um dos países que mais usa o WhatsApp

O WhatsApp está completando 10 anos. No Brasil ele é o principal aplicativo de troca de mensagens instantâneas, são 120 milhões de usuários. Qual brasileiro não tem que conviver com o famigerado grupo de família?

O aplicativo mudou a forma como nos comunicamos diariamente. Ele democratizou a troca de mensagens por não cobrar pelo serviço, basta ter acesso à internet. O IBGE divulgou, no final do passado, que o Brasil tinha 126, 4 milhões de usuário de internet em 2017. Do total, 98% usava o celular para acessar a internet com a finalidade de mandar e receber mensagens.

Novo recurso de aviso de mensagem encaminhada do WhatsApp
Novo recurso de aviso de mensagem encaminhada veio para ajudar a combater spam e fake news. Fonte: Blog do WhatsApp

O WhatsApp já esteve no centro de polêmicas por aqui. Em 2016, o app foi bloqueado em todo o território nacional por se recusar a liberar informações de usuários para uma investigação 

Ele também foi um dos principais recursos da campanha eleitoral de 2018. O atual desafio do WhatsApp é como barrar a difusão de informações falsas, conhecidas como fake news.

Relembre toda a trajetória do WhatsApp

2009

Criado em 24 de fevereiro de 2009, o WhatsApp foi lançado para aparelhos Android e iPhone. Em dezembro daquele ano veio a primeira grande inovação do app, o compartilhamento de fotos e vídeos. Hoje é um recurso tão comum, tão presente no nosso dia a dia, que nem lembramos mais como era antes. Já imaginou ter que usar SMS para enviar fotos?

Primeira versão do WhatsApp
Primeira versão do WhatsApp. Fonte: Blog do WhatsApp

2010

Em junho de 2010 veio o compartilhamento de localização. Ele permitiu que os usuários passassem a compartilhar o ponto exato no mapa ou o endereço de sua localização. Não é apenas uma comodidade para marcar pontos de encontro com os seus amigos, também é um recurso de segurança.

2011

As conversas em grupo chegaram em fevereiro de 2011. Não é só um meio para a sua tia te dar bom dia. As conversas em grupo facilitaram a organização dos temas da sua vida: amigos, trabalho e família. De acordo com o WhatsApp, são 1 bilhão de mensagens enviadas todos os dias.

Chamadas em grupo do WhatsApp
Em 2018 a conversa em grupo ganhou o recusro chamadas em grupo. Fonte: Blog do WhatsApp

2013

Antes de agosto de 2013, quando você precisava explicar alguma coisa ou contar algo cheio de detalhes, você precisava digitar minuciosamente todas as informações. Mas o app adicionou o recurso de mensagem de voz, uma das suas melhores atualizações, mesmo com alguns amigos extrapolando o famoso bom senso enviando textão.mp3.

2014

Naquele ano o app atingiu 500 milhões de usuários e se uniu ao Facebook. Em novembro começaram as confirmações de leitura. Um tique significa que a mensagem foi enviada; dois que a mensagem foi recebida; e, quando o tique fica azul, significa que a mensagem foi lida. Isso serve para as mensagens de voz também. Você pode desabilitar essa função em Configurações ou AjustesPrivacidadeRecibos de Leitura.

2015

WhatsApp Web chega em janeiro daquele ano. Você não precisa mais pegar seu celular para conferir mensagens importantes no horário de trabalho, além de enviar documentos, fotos, vídeos, contatos e localização.

WhatsApp Web
WhatsApp Web. Fonte: Blog do WhatsApp

2016

Entrando na era da segurança da informação e de dados, o WhatsApp lança a criptografia de ponta a ponta em abril de 2016. O app também atinge 1 bilhão de usuários ativos todos os meses, lança sua versão para computador e acrescenta chamadas de vídeo.

Para baixar o app, visite: https://www.whatsapp.com/download, instale em seu computador e escaneie o código QR utilizando o seu telefone – procure por WhatsApp Web nas configurações do WhatsApp em seu telefone.

Whatsapp para Windows
Whatsapp para Windows

2017

Em fevereiro chegou o Status. Com a funcionalidade, o usuário passou a poder compartilhar fotos e vídeos que duram apenas 24 horas – uma cópia do Storie do Instagram. E em julho do mesmo ano já são 1 bilhão de usuários ativos todos os dias.

O app também atualizou o recurso de compartilhamento de localização, introduzindo a Localização Atual. Agora você pode compartilhar a sua localização em tempo real por 15 minutos, uma hora ou oito horas. Essa atualização caiu nas graças das mulheres, compartilhando seu trajeto de volta para a casa com pessoas próximas para se sentirem mais seguras.

Figurinhas do WhatsApp
A última atualização trouxe o recurso figurinhas. Fonte: Blog do WhatsApp

2018

Muito usado por empresas, negócios locais e empreendedores como ponte para a comunicação com os seus clientes, o app lançou a versão WhatsApp Business. Em julho chegaram as chamadas em grupo e em outubro as divertidas figurinhas. Nós já ensinamos como você pode criar o seu prório pacote de figurinhas

Em 2018 também chegou o aguardado apagar mensagens enviadas, aviso de mensagem encaminhada e o travamento do botão de gravar voz.

2019

10 anos desse aplicativo tão presente no nosso cotidiano. O que será que teremos de novidade pela frente? Deixe nos comentários o que você gostaria que o aplicativo implementasse.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box