Nintendo switch e switch lite

15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Avatar of luís antônio costa
Com as nossas dicas e truques do Nintendo Switch você descobrirá como tirar proveito máximo de sua experiência com o console

Lançado em 2017, o Nintendo Switch ainda está firme e forte, provando que um console doméstico híbrido não precisa ter resolução 4K e tecnologia Ray Tracing para fazer sucesso. O Nintendo Switch original, que se conecta à sua TV — mas também pode ser jogado onde o usuário quiser — continua um produto de desejo de muito jogadores e fãs da Nintendo. Mesmo o lançamento recente do Nintendo Switch Lite, com uma tela menor, totalmente portátil e sem os controles destacáveis, continua mostrando a força da Nintendo no mercado de games.

Até agora, ambos os modelos provaram ser bastante populares, graças a uma ampla seleção de jogos da Nintendo e de outros games de empresas third-party. O melhor de tudo é que existem recursos ocultos do Switch que podem melhorar suas sessões de jogo. Confira a seguir as 15 melhores dicas e truques para você utilizar no seu Nintendo Switch:

Ligar sua TV

Diga adeus ao controle remoto de sua TV! Enquanto seu Switch estiver no modo docked, você pode utilizá-lo para ligar seu televisor. Para isso, basta pressionar o botão de ligar/desligar no Joy-Con. Como essa opção está habilitada por padrão, você pode desabilitá-la acessando Configuração do console > Configurações da TV > Sincronizar com a TV e desative a opção.

Fazer um Hard Reset

Caso o seu Nintendo Switch comece a apresentar algum tipo de problema, tentar um hard reset pode ser uma boa opção para corrigir possíveis falhas de software, como uma atualização do sistema que congela a tela do console. Para isso, apenas aperte e segure o botão de ligar/desligar no console por 10 a 15 segundos e o console deve reiniciar.

Tela de formatação do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Para realizar um hard reset completo para as configurações de fábrica vá até Configuração do console > Console > Opções de Formatação > Formatar o console e delete toda a memória do aparelho.

Utilizar o Modo Escuro

O “Modo Escuro” é a tendência visual da moda em equipamentos eletrônicos e se mostra extremamente útil quando você não precisa cansar sua vista olhando para telas brancas brilhantes em uma sala escura. Se você estiver cansado de ver o menu inicial do Switch cegando você à noite com uma tela muito branca, vá para Configuração do console > Temas e selecione Preto básico. A tela inicial e todas as páginas do menu adotarão um tema de cor preta, embora os jogos em si não sejam alterados.

Tela inicial do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Economizar a vida da bateria

O Switch original tem de 2,5 a 6,5 horas de duração da bateria, enquanto a versão atualizada lançada em 2019 dura entre 4,5 e 9 horas. O Switch Lite, por sua vez, tem entre 3 e 7 horas de vida. No entanto, você pode estender um pouco a bateria do seu console se souber manejar os gastos de energia de forma correta.

Além do uso da rede Wi-Fi, o maior consumo de bateria sempre será a tela do dispositivo. Você pode diminuir o brilho em Configuração do console > Brilho da tela ou manter pressionado o botão Início para desligar o brilho automático.

Tela de configurações de brilho do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Você também pode alterar quanto tempo leva para o console entrar no modo de suspensão. Em Configuração do console > Modo de descanso, selecione Automático (tela do console) e escolha quanto tempo o Switch deve esperar antes de desligar a tela.

Tela de configurações de descanso do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Remapear botões

Uma atualização mais recente para o ecossistema do Switch permite remapear os botões em seu controle para um layout mais adequado a seu gosto. Você pode fazer isso navegando para Configuração do console > Controladores e sensores > Mudar o mapeamento dos botões, onde você pode remapear tanto o Joy-Cons quanto o Pro Controller.

Tela de configurações dos botões do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Selecione um controlador e você pode alterar o que cada botão faz ou mudar a orientação do joystick para uma experiência de jogo mais confortável. A entrada do botão de cada Joy-Con pode ser alterada para jogos verticais e horizontais.

Fazer um Mii

Os avatares Mii, introduzidos com o console Wii originalmente, ainda estão disponíveis e podem ser utilizados no Switch! Para configurar seu Mii, navegue até Configuração do console > Mii > Criar/Editar um Mii e você poderá montar seu próprio personagem. Você pode criar um do zero ou escolher um avatar gerado aleatoriamente.

Tela de configurações do mii do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Como no Wii, seu Mii pode ser usado no jogo com certos títulos. Por exemplo, você pode envolver seu Mii na jogabilidade através do Super Smash Bros. Ultimate personalizando um personagem jogável Mii Fighter, Mii Swordfighter ou Mii Gunner.

Utilizando seus Amiibos

Você se lembra dos Amiibos? Originalmene lançados para o Wii U e New Nintendo 3DS, esses pequenos bonecos de personagens populares da Nintendo podem ser escaneados em seu console para fornecer conteúdos interessantes no jogo. O Joy-Con direito e o Pro Controller vêm com pontos de toque NFC integrados, então tudo que você precisa fazer é encostar o Amiibo em um controle e desfrutar. Se você está se perguntando quais Amiibos funcionam com quais jogos, a Nintendo tem um banco de dados de tudo que você pode usar com o Switch.

Vários amiibos para usar no nintendo switch
Além de serem colecionáveis, você pode utilizar Amiibos para acessar conteúdos exclusivos dos games de Switch

Gerenciar o espaço de armazenamento

Mesmo com muito a oferecer, o espaço de armazenamento do Switch certamente não é um de seus pontos fortes. O console vem com 32 GB de espaço no disco rígido, que também inclui o sistema operacional. Isso significa que você rapidamente ficará sem espaço se a maioria dos seus jogos forem downloads digitais.

Uma solução fácil é arquivar os jogos que você não está mais jogando para liberar espaço no disco rígido (mas manter seus jogos salvos). Faça isso no menu principal destacando um jogo e pressionando o botão “+” e, a seguir, selecione Gerenciar Software> Arquivar Software.

Você também pode arquivar o software em Configuração do console > Gerenciar dados e, em seguida, pode escolher entre Arquivamento rápido e Gerenciar softwares. O Arquivamento rápido oferece sugestões sobre quais jogos arquivar, com base no tamanho do arquivo e no tempo de jogo recente. Já o Gerenciamento de software oferece liberdade para escolher o que você deseja.

Tela de configurações de armazenamento do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Ao arquivar um jogo, ele permanecerá na tela do menu para fácil acesso, sem ocupar espaço no console. Se quiser jogar novamente, basta baixar o jogo novamente. Você verá que todos os seus dados salvos ainda estão lá.

A outra opção para lidar com o pequeno espaço de armazenamento do Switch é armazenar jogos em um cartão microSD. Além disso, com a memória expandida você poderá mover os dados do jogo entre o sistema e o microSD a qualquer momento. Acesse Configuração do console > Gerenciar dados e selecione “Mover dados entre o console e o cartão microSD”. Você também pode selecionar jogos individuais no menu principal.

Captura de tela

O Switch facilita a captura de imagens do jogo graças ao botão de captura no Joy-Con esquerdo. Basta tocar em qualquer ponto para fazer uma captura de tela que será salva em seu álbum na tela inicial do console. Essas imagens podem ser editadas e publicadas em plataformas de mídia social como Facebook e Twitter.

Tela de captura de imagem de super mario odyssey
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Embora o sistema não tenha a capacidade de gravar uma quantidade significativa de jogabilidade, você ainda pode capturar vídeos curtos. Mantenha pressionado o botão de captura e o interruptor salvará os 30 segundos de jogo antes de você apertar o botão. É o suficiente para guardar um momento muito legal para a posteridade.

Transferir seus dados salvos

Nunca tenha medo de pegar emprestado o Switch de alguém novamente. Se você acumulou muito progresso no sistema de outra pessoa ou está obtendo um segundo console, pode mover os dados salvos de um sistema para outro. Faça isso navegando para Configuração do console > Usuários > Transferir usuário.

Tela de configurações de usuário do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Você precisará de outro Switch na mesma rede Wi-Fi e ambos devem estar conectados a uma fonte de alimentação. Depois de passar pelo processo, o arquivo do jogo será removido do Switch original e migrará para o novo Switch.

Fazer pré-compras

Se você é daqueles que adora fazer pré-compras mas fica perdido entre suas transações na Nintendo eShop, agora você pode acompanhar todas elas diretamente pelo Switch e cancelar aquelas que não deseja mais. Para isso, vá para a página da sua conta no Nintendo eShop e selecione Suas pré-encomendas para ver todas as pré-encomendas pendentes. Você pode cancelar nesta página, desde que seja mais de uma semana antes do lançamento do jogo.

Encontrar Joy-Cons perdidos

Se você costuma utilizar os controles Joy-Con separados do Switch, pode ser que em algum momento você acabe perdendo um deles pela casa. Felizmente, o Switch tem uma maneira embutida de localizar seu Joy-Con, se ele estiver próximo do console.

Navegue até Controles e sensores > Testar dispositivos de entrada e ele exibirá todos os controladores vinculados ao seu console. Destaque o Joy-Con ausente e pressione o botão L ou R naquele que você precisa para fazê-lo vibrar. Se você estiver perdendo os dois controladores, pode tocar na tela de toque para fazer cada Joy-Con vibrar. Com sorte, isso permitirá que você localize o controle ausente entre as almofadas do sofá ou embaixo da sua cama.

Obter mais arquivos de salvamento

Muitos jogos do Switch suportam apenas um arquivo de salvamento por vez. Isso significa que se quiser, digamos, começar uma nova sessão de Breath of the Wild, você precisará excluir o arquivo de salvamento anterior. No entanto, há uma solução alternativa que permite manter vários arquivos salvos para esses tipos de jogos.

O Switch é configurado para que cada usuário tenha acesso aos seus arquivos pessoais salvos, então se houver mais de um usuário no console, cada jogador pode salvar seus próprios dados em seu próprio perfil. Isso significa que você pode criar vários perfis de usuário e cada um terá seus próprios dados salvos vinculados a ele.

Tela de configurações de adicionar um usuário do nintendo switch
15 dicas e truques do Nintendo Switch para aproveitar o videogame ao máximo

Para criar um novo perfil de usuário, navegue até Configuração do console > Usuários> Adicionar usuário. Agora, ao iniciar um jogo, você poderá selecionar entre suas diferentes contas de usuário, e cada uma terá seus próprios dados salvos anexados a ela.

Serviços de assinatura

O Switch oferece muito, mas você pode obter muito mais com uma assinatura Nintendo Switch Online. São diversas opções de planos: o de duração de um mês, no valor de R$ 14,80; o de três meses de duração, no valor de R$ 29,70; e o de duração de um ano, no valor de R$ 74,25. Além destes, também é possível fazer uma assinatura familiar, que permite a utilização do mesmo plano em até 8 contas Nintendo pelo valor de R$ 129,95.

Jogos do nintendo switch online
Dentre as várias dicas e truques do Nintendo Switch, uma boa opção é assinar o Nintendo Switch Online para utilizar o modo multiplayer e ter acesso à vários games de gerações passadas

Com o Nintendo Switch Online além de poder jogar games multiplayer você obtém acesso exclusivo aos clássicos do NES e do Super NES, e salvamentos na nuvem. Os assinantes também têm acesso a jogos como Super Mario Bros. 35 e Tetris 99. Você pode comprar uma assinatura na loja do eShop na guia Nintendo Switch Online, que se torna a sua porta de entrada para ofertas especiais e jogos compatíveis. Os salvamentos na nuvem podem ser gerenciados em Configuração do console > Gerenciar dados > Dados salvos na nuvem.

Games que todos os donos de Switch precisam jogar

Procurando os melhores jogos para jogar? Então confira nossa lista dos 25 jogos essenciais para os donos do Nintendo Switch. Tem títulos para todos os gostos: desde jogos de ação, corrida, estratégia, aventura, simuladores e muito mais!

Link em zelda breath of the wild
The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o game de lançamento do Nintendo Switch e até hoje é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos

Fonte: PC Mag

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados