Tem um Nintendo Switch? Confira 25 jogos essenciais para o console

Os jogos essenciais para Nintendo Switch até o momento
Se você tem um Nintendo Switch em casa e não sabe qual jogo comprar, confira nossa lista com os títulos principais para o console

O ano de 2020 já chegou, e com ele a expectativa por uma nova geração de videogames. Enquanto o PlayStation 4 e o Xbox One se encaminham para o fim de seus ciclos de vida, o Nintendo Switch, que em março completará três anos de lançamento, atinge o que talvez seja seu ápice de popularidade.

Com a certeza de que ainda virão excelentes obras para o console híbrido, listamos os jogos que já marcaram a vida do atual videogame da Nintendo e que todo dono de Switch deveria dar uma chance!

Apenas no Nintendo Switch

Não há dúvidas de que em todas as plataformas da Nintendo as maiores expectativas ficam para os jogos que a própria empresa produz. Historicamente, suas principais franquias, que ganham novos jogos em quase todo console da companhia, são aclamados pela crítica, tidos como exemplos de esmero técnico e frutos de grande criatividade.

Com o Nintendo Switch não é diferente, motivo pelo qual decidimos por iniciar nossa lista de jogos essenciais com as obras que foram criadas para o aparelho.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda, um vasto e belo mundo para explorar
The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um vasto e belo mundo para explorar

Este jogo não é exclusivo do Nintendo Switch. Contudo, sua relevância para a indústria de jogos eletrônicos é tão grande que, somada ao fato de ter saído simultaneamente à versão de Wii U, optamos por indicá-lo como um jogo próprio de Switch.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um daqueles games que merecem ser apreciados em tantas plataformas quanto for possível. O jogo apresentou um imenso mundo aberto e incentivou com maestria que o jogador explorasse cada canto do mapa. Sem dúvidas, um título essencial e que será lembrado por muito tempo.

Splatoon 2

A ideia de disputar a cor da área do cenário é genial.
A ideia de disputar a cor da área do cenário é genial

Splatoon 2 é essencial por trazer de volta a jogabilidade peculiar do primeiro jogo. Os combates são alucinantes, e a ideia de um jogo de tiro em que o objetivo é pintar a maior área do cenário, não simplesmente matar os adversários, faz com que muitos considerem Splatoon um dos melhores jogos do gênero já criados.

Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey traz um universo imenso do encanador e sua turma
Super Mario Odyssey traz um universo imenso do encanador e sua turma

A recente aventura do encanador mais famoso dos games é sensacional! Em Super Mario Odyssey, o gorducho de vermelho viaja por diversos reinos em busca de itens chamados Luas do Poder para, no fim, derrotar Bowser mais uma vez. A nova habilidade de captura de personagens, junto às músicas e aos mundos criativos fazem desta aventura nada menos que essencial para todo dono de um Nintendo Switch.

Super Smash Bros. Ultimate

Personagens icônicos dos videogames caem na porrada em multiplayer para até oito jogadores.
Personagens icônicos dos videogames caem na porrada em multiplayer para até oito jogadores.

Super Smash Bros. coloca vários personagens do mundo dos games em arenas de luta. Em sua quinta edição, a franquia traz todos os personagens que já apareceram nos jogos anteriores, bem como alguns novos — considerando, inclusive, alguns que não fazem parte do universo da Nintendo. O resultado é uma verdadeira ode à história dos videogames, o que se traduziu no jogo de luta mais vendido de todos os tempos, mesmo tendo sido lançado em 2018.

Luigi’s Mansion 3

Um hotel assombrado e um protagonista medroso resultam em muita diversão.
Um hotel assombrado e um protagonista medroso resultam em muita diversão.

Lançada em outubro de 2019, a mais recente aventura de Luigi é extremamente divertida. O jogo conta com visuais belíssimos, gameplay variado, bom humor e uma trilha sonora encantadora. Luigi’s Mansion 3 faz valer a pena cada minuto gasto com o game, seja no modo para um jogador ou no multiplayer.

Para muitos gostos

Jogos não faltam para o Nintendo Switch. Citando rapidamente alguns títulos, para que este texto não fique maçante, indicamos ainda outros jogos que, se não são unanimidade, são essenciais a depender dentro de cada estilo.

A oitava geração dos monstrinhos de bolso chega ao Nintendo Switch.
A oitava geração dos monstrinhos de bolso chega ao Nintendo Switch.

Fire Emblem: Tree Houses, um jogo de estratégia com uma história envolvente; Xenoblade Chronicles 2, para os fãs de RPG japonês; Yoshi’s Crafted World, um ótimo jogo de plataforma para um público mais jovem; Astral Chain, o visualmente surpreendente da PlatinumGames; o remake do excelente The Legend of Zelda: Link’s Awakening; e a oitava geração de monstrinhos de bolso, Pokémon Sword/Shield.

Vale a pena jogar de novo

Além dos excelentes jogos originais que recheiam a biblioteca do Nintendo Switch, alguns títulos de plataformas anteriores têm aparecido desde o lançamento do aparelho. Como o Wii U, videogame da Nintendo que antecede o Switch, não fez o sucesso esperado, mas ainda assim conta com jogos de alta qualidade, a empresa aos poucos os tem relançado, em versões melhoradas. Vamos conferir os melhores:

Bayonetta (franquia)

Tiro, porrada, bomba e muitos combos com Bayonetta.
Tiro, porrada, bomba e muitos combos com Bayonetta.

Bayonetta nasceu na sétima geração para Xbox 360 (com versão posterior para o PlayStation 3). Diante da negativa de diversas empresas em arcar com os custos de um segundo título, a PlatinumGames, desenvolvedora do game, foi procurada pela Nintendo para levar a franquia ao Wii U.

Sem dúvidas Bayonetta 2 é um dos jogos essenciais para qualquer fã de games de ação e de hack n’ slash (estilo no qual o personagem avança no jogo matando diversos inimigos em sequência). Com o terceiro título já anunciado para o Nintendo Switch, vale a pena se familiarizar com a franquia.

Mario Kart 8 Deluxe

Mario Kart 8 Deluxe, o melhor da franquia, presente no Nintendo Switch.
Mario Kart 8 Deluxe, o melhor da franquia, presente no Nintendo Switch.

Jogos de Mario Kart são sempre essenciais, não importa a plataforma. Após um excelente Mario Kart 8 para Wii U, a Nintendo ajustou pequenos detalhes, reformulou o modo batalha e lançou o que é hoje o melhor jogo da franquia até o momento, Mario Kart 8 Deluxe. Mesmo para quem já jogou a versão original, de 2014, esta nova edição certamente significará diversão garantida por toda a vida útil do Switch.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Donkey Kong Country: Tropical Freeze possui fases incríveis.
Donkey Kong Country: Tropical Freeze possui fases incríveis.

Saído do Wii U praticamente sem modificações, não fosse pela resolução maior e pela adição de um personagem, Donkey Kong Country: Tropical Freeze é um desafiador, porém excelente jogo de plataforma com visão lateral. O design de suas fases é muito elogiado e serve de inspiração para desenvolvedores desde sua versão original. Sem dúvidas um jogo mais que essencial.

New Super Mario Bros. U Deluxe

Jogos da franquia Super Mario sempre serão essenciais em videogames da Nintendo.
Jogos da franquia Super Mario sempre serão essenciais em videogames da Nintendo.

Apesar de não trazer muitas diferenças em comparação a sua versão de Wii U, Super Mario Bros. U Deluxe é um ótimo jogo em visão lateral de Mario e sua turma. Entra na lista dos essenciais para aquelas pessoas que querem mais do encanador e não se importam em repetição de ideias em relação aos outros jogos que carregam o nome New Super Mario Bros.

É melhor com portabilidade

Até o momento destacamos jogos apenas pelo que eles são e significam para a biblioteca do Nintendo Switch. Como são obras disponíveis apenas neste console, ou melhoradas para ele, não falamos da portabilidade que o aparelho permite. Até agora.

Como o Nintendo Switch é um aparelho com poder de processamento consideravelmente menor em comparação com PlayStation 4 e Xbox One, seu apelo não são resolução ou taxa de quadros por segundo, mas a possibilidade de levar o seu jogo favorito para qualquer lugar faz toda diferença. Por isso, também separamos alguns jogos third parties essenciais na pequena plataforma híbrida.

Just Dance (franquia)

Quem curte jogos de dança tem motivos de sobra para pegar qualquer Just Dance no Nintendo Switch. Por ser um jogo simples (do ponto de vista técnico), Just Dance não deixa nada a desejar na máquina da Nintendo. Pelo contrário, é a plataforma perfeita para jogar com um amigo, cada jogador com um Joy-Con, e a portabilidade faz com que todo o material necessário para jogar já esteja ao alcance do jogador — nada de levar Kinect para lá e para cá.

Resident Evil (franquia)

Infelizmente a Capcom ainda não falou nada sobre os jogos de Resident Evil lançados exclusivamente para a nova geração — Resident Evil 7, o remake de Resident Evil 2 e o vindouro remake de Resident Evil 3 — saírem para o Switch.

Além destes títulos de Resident Evil, o Nintendo Switch ainda conta com os dois jogos da subsérie Revelations.
Além destes títulos de Resident Evil, o Nintendo Switch ainda conta com os dois jogos da subsérie Revelations.

No entanto, os demais jogos da franquia (os remakes do original e do Resident Evil 0, além dos títulos 4, 5 e 6 e a subfranquia Revelations 1 e 2) marcam presença no console. Em alguns casos, os jogos estão praticamente iguais às suas versões de PS4 e XBO, enquanto em outros estão bons o bastante para serem jogados tanto no modo portátil quanto na TV.

Doom e Wolfenstein II: The New Colossus

Estes dois excelentes jogos são os “ports impossíveis” do Nintendo Switch. São essenciais porque, além de elevarem o padrão gráfico do que está disponível para o console, são títulos que foram adaptados de forma que ainda são bonitos de se ver e funcionam muito bem no aparelho, principalmente no modo portátil.

Em Doom, todos os recursos de jogabilidade funcionam para que o jogador se mantenha sempre em movimento para destruir demônios em uma caçada desenfreada e brutal. Wolfenstein II: The New Colossus continua a história de B.J. Blazkowicz e sua resistência contra um regime nazista que, segundo a história do game, venceu a Segunda Guerra Mundial.

Hollow Knight

Hollow Knight é um daqueles jogos que são essenciais em qualquer plataforma onde esteja disponível. É um jogo indie (feito por um estúdio independente, sem grandes recursos financeiros), porém com qualidade muitas vezes não alcançada por grandes estúdios.

Hollow Knight, um dos melhores jogos da geração.
Hollow Knight, um dos melhores jogos da geração.

O game possui inspiração em clássicos dos jogos eletrônicos, como Metroid, Castlevania e Dark Souls. Sua adaptação para o Nintendo Switch é perfeita, e o jogador certamente vai querer aproveitar da portabilidade do videogame para aproveitar o máximo do que Hollow Knight tem para oferecer.

Muito para oferecer

A biblioteca do Nintendo Switch é vasta, e além das obras originais da Big N, adaptações de qualidade estão a todo momento sendo adicionadas. Para não encerrar este texto sem deixar de citar ótimos jogos — que podem ou não ser essenciais a depender do gosto do jogador —, recomendamos que o leitor busque informações sobre os incríveis Hellblade: Senua’s Sacrifice e Ori and the Blind Forest (ambos publicados pela Microsoft no videogame da Nintendo).

Também recomendamos Mortal Kombat 11 e The Witcher 3, estes mais pela questão da portabilidade, se isso for algo importante para você, leitor. Dandara — feito por um estúdio brasileiro — e Celeste — que conta com brasileiros no time e foi indicado a jogo do ano no The Game Awards de 2018, além de ter sido premiado como melhor jogo independente no mesmo evento — encerram nossa lista.

Seja qual for seu estilo de jogo, saiba que vale a pena dar uma chance a vários dos jogos do Nintendo Switch. Quando você menos perceber, estará por aí com o console na mão para poder aproveitar bem qualquer breve momento de ócio.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter