17 sites de imagens do passado para relembrar a história

Sites de imagens do passado
Entre acervos de museus no Brasil e no exterior, confira também jornais e instituições que preservam a memória da humanidade através da fotografia em 17 sites de imagens do passado

Nesta lista com diversos sites de imagens do passado, você vai poder viajar pela história recente do Brasil e do mundo, através de páginas de instituições que digitalizaram seus arquivos de imagens históricas e as disponibilizaram online para que qualquer pessoa pudesse visualizá-las gratuitamente.

Calisphere

Retrato da família hirahara, realizado em washington no ano de 1926 - acervo museu nipo-americano
Retrato da família Hirahara, realizado em Washington no ano de 1926 – acervo Museu Nipo-Americano

O Calisphere reúne coleções digitais de bibliotecas, arquivos e museus do estado norte-americano da Califórnia. São 1.975.000 textos, gravações e imagens a serem explorados em seu site. A responsável pelo serviço é a Universidade da Califórnia, mas algumas das instituições que contribuem para o acervo são: Biblioteca Pública de Los Angeles, Biblioteca Huntington, Biblioteca Pública de São Francisco, Museu Nacional Nipo-Americano, Museu Nacional de Performance, Design, Artes Performáticas e Biblioteca, Sociedade Histórica Lésbica, Gay, Bissexual e Transgênero (LGBT).

Parada gay de 1977 - acervo sociedade histórica glbt
Parada gay de 1977 – acervo Sociedade Histórica LGBT

O conteúdo do acervo depende da fonte a ser consultada. O Museu Nacional Nipo-Americano, por exemplo, reúne 130 anos da colônia japonesa nos EUA, com a missão de tornar acessível a história nipo-americana através da contribuição de 8.000 pesquisadores, escritores, estudantes, historiadores e cineastas. Outro acervo que merece destaque é o da Sociedade Histórica LGBT. Fundada em 1985, ela coleta, preserva, exibe e busca tornar acessível a todo público, além de apoiar e promover a compreensão da história, cultura e artes lésbicas, gays bissexuais e trânsgeneros em toda sua diversidade, sendo considerado um dos maiores e mais e mais extensos acervos do mundo de materiais pertencentes a pessoas e organizações LGBT.

The Commons

Mais do que um site de imagens do passado, The Commons é um projeto global de registro destas imagens, que utiliza gratuitamente o Flickr para hospedar este acervo. O objetivo do projeto The Commons é reunir arquivos públicos de fotografias de todo o mundo. Para isso, ele conta com contribuições voluntárias de mais de 100 instituições, como a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA), o Senado Federal do Brasil e o Smithsonian Institution, o maior museu do mundo localizado em Washington, nos EUA.

Imagem da família riley, lusitania - acervo da biblioteca nacional da irlanda
Imagem da Família Riley, Lusitania – acervo da Biblioteca Nacional da Irlanda

O projeto iniciou em 2008 a partir de uma parceria entre o Flickr com a Biblioteca Pública do Congresso norte-americana, considerada a maior biblioteca pública do mundo. Desde então o projeto, para se manter, aceita mais contribuições. Mas você também pode ajudar adicionando tags e comentários, contribuições que auxiliam na popularidade das fotos.

Europeana

A Europeana reúne milhares de arquivos de bibliotecas e museus europeus, compartilhando o patrimônio cultural do continente, com objetivo educativo, investigativo e de entretenimento. Além das imagens históricas do acervo, são milhões de livros, músicas e obras de arte que podem ser buscadas através de ferramentas internas de pesquisa e filtro desenvolvidas com exclusividade para o usuário da Europeana. Para isto, basta se registrar gratuitamente com uma conta e, com isto, salvar os itens favoritos das coleções e criar galerias próprias dentro do imenso acervo da Europeana. Lembrando que o site oferece duas versões para navegação, uma clássica, utilizada desde sua criação, e uma versão mais recente e atualizada, cabendo ao usuário decidir qual utilizar.

Imagem de enfermeiras e soldados descascando batatas em um hospital de colônia na i guerra mundial - acervo europeana
Imagem de enfermeiras e soldados descascando batatas em um hospital de colônia na I Guerra Mundial – acervo Europeana

O site também oferece exposições online e um blog que busca informar e inspirar o público, além de um boletim informativo mensal que destaca todos os editoriais e as últimas notícias relacionadas à Europeana. Além disso, a instituição procura capacitar o setor do patrimônio cultural europeu e sua transformação digital, desenvolvendo conhecimento, ferramentas e políticas que abracem a mudança digital e encorajando parcerias que fomentem a inovação.

George Eastman Legacy Collection

A George Eastman Legacy Collection é uma das coleções mais antigas do mundo, reunindo 400.000 itens que datam desde 1839. Há trabalhos nos mais diversos processos fotográficos, do daguerreotipo ao digital. A instituição procura instigar o trabalho de fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais, além da pesquisa científica na área da Fotografia e o registro documental, chegando a mais de oito mil fotógrafos.

Homem posa no lado americano de niagara falls - acervo george eastman legacy collection
Homem posa no lado americano de Niagara Falls – acervo George Eastman Legacy Collection

A coleção faz um tributo ao empreendedor norte americano George Eastman, pioneiro na produção do filme fotográfico em 1885. Em 1888 ele passou a produzir o filme fotográfico em celulóide, mesmo ano que produziu sua primeira câmera fotográfica batizada de Kodak, nome que também seria o de sua empresa. Sobre o site, na sessão Photography, cabe citar que é possível encontrar sessões como a história da fotografia, do processo fotográfico e um glossário técnico completo.

George Edward Anderson Collection

Família residente de cleveland, utah - acervo george edward anderson collection
Família residente de Cleveland, Utah – acervo George Edward Anderson Collection

A coleção de George Edward Anderson inclui 14.020 imagens com registros históricos de pessoas e lugares do estado norte americano de Utah do final do século 19 e início do século 20. George Edward Anderson foi um fotógrafo norte americano de Salt Lake City especialista em retratos e fotografias que documentaram locais históricos religiosos do surgimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As fotos tiradas ao longo de sua carreira demonstram arte e perfeccionismo, em especial os retratos de estúdio e ambientes de residentes de Utah. A coleção também conta com elementos históricos do estado de Utah, como a sua ferrovia, mineração, construção. Quanto as buscas na coleção, você pode realizá-las pela época histórica, pela palavra chave relacionada aos elementos encontrados na fotografia ou pelo fotógrafo.

Huntington Bagley Collection

Ensaio fotográfico da fotógrafa huntgton bagley, com direito a poses ensaiadas até de uma mulher tocando violão - acervo huntington bagley collection
Ensaio fotográfico da fotógrafa Huntgton Bagley, com direito a poses ensaiadas até de uma mulher tocando violão – acervo Huntington Bagley Collection

A coleção de Huntington Bagley reúne o acervo da fotógrafa de mesmo nome que na virada do século 19 para o século 20, em parceria com seu sócio Joseph Daniel Bagley, registrou cenas do cotidiano de seus clientes. São 4.500 imagens a partir de 15.145 negativos e impressões originais. Bagley era surda e suas fotos eram na grande maioria encomendas, mas nota-se um padrão bem humorado e espirituoso em seus registros. Uma excelente oportunidade para compreender como era o cotidiano e a vida íntima na virada do fim de 1890 e início de 1900. Sobre as buscas na coleção, elas também podem ser feitas pela época histórica, pela palavra chave relacionada aos elementos encontrados na fotografia ou pelo fotógrafo.

Harvard Digital Collections

A frase na parte de baixo da foto, em tradução livre "eu vendo a sombra para sustentar a substância - verdade do peregrino" - acervo harvard digital collections
A frase na parte de baixo da foto, em tradução livre “Eu vendo a sombra para sustentar a substância – verdade do peregrino” – acervo Harvard Digital Collections

A Harvard Digital Collections, da conceituada Universidade de Harvard nos EUA, fornece acesso público gratuito a mais de 6 milhões de itens digitalizados de seu acervo, que vão desde antigos manuscritos até material audiovisual. Através desta plataforma, que utiliza as informações de vários catálogos de bibliotecas e fontes de dados, bem como imagens digitais de alta resolução, permitindo que os usuários desloquem, ampliem e comparem diversas imagens, uma ao lado da outra.

Iconic Images

O Iconic Images reúne o trabalho dos mais renomados fotógrafos em atividade no mundo hoje. Além de criar exposições itinerantes internacionais em parceria com 30 galerias espalhadas pelo mundo, os fotógrafos que integram o Iconic Images colaboram para marcas de moda de luxo, além do licenciamento de imagens editoriais para jornais e revistas líderes de seu segmento. A tradução livre do nome do site , Imagens Icônicas, faz jus visto que contêm imagens históricas do universo da moda, música, cinema e política.

Ensaio da marilyn monroe de 1954 realizado pelo fotógrafo milton h. Greene - acervo iconic images
Ensaio da Marilyn Monroe de 1954 realizado pelo fotógrafo Milton H. Greene – acervo Iconic Images

O trabalho pioneiro destes renomados fotógrafos incluem as maiores coleções do mundo de ícones da cultura pop, como David Bowie, Marilyn Monroe, Elton John, Jimi Hendrix, Audrey Hepburn, Frank Sinatra e os músicos das renomadas bandas Led Zeppelin, The Beatles e Rolling Stones. No universo da moda, reúne todo o catálogo da Vogue desde o final dos anos 30 até hoje. E, finalmente, no campo da político, há registros fotográficos de John F. Kennedy, Winston Churchill e Nelson Mandela.

National Library of Scotland MacKinnon Collection

17 sites de imagens do passado para relembrar a história. Entre acervos de museus no brasil e no exterior, confira também jornais e instituições que preservam a memória da humanidade através da fotografia em 17 sites de imagens do passado
Foto de 1890 de uma pescadora com sua rede de pesca e cesto na cintura para guardar o pescado – acervo National Library of Scotland MacKinnon Collection

O National Library of Scotland MacKinnon Collection inclui mais de 14.000 fotografias que datam de 1840 a 1940. O acervo reuniu peças da Biblioteca Nacional da Escócia e de outras Galerias Nacionais Escocesas, em um trabalho que foi finalizado e atualizado em 2018. As imagens da coleção procuram captar e transmitir 100 anos de história da vida e identidade escocesa. As paisagens, comunidades tradicionais, construção de navios em River Clyde, o desastre da Ponte Tay, são algumas das temáticas capturadas nas fotos do acervo.

Project Apollo Archive

Sombra do astronauta neil armstrong em solo lunar durante a missão apollo 11 - acervo project apollo archive
Sombra do astronauta Neil Armstrong em solo lunar durante a missão Apollo 11 – acervo Project Apollo Archive

O Project Apollo Archive é a fonte online e repositório de imagens digitais do histórico programa de pouso lunar tripulado da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA). É possível navegar por imagens de todas as missões, da Apollo 1 à Apollo 17, passando pela Apollo 11, a que efetivamente possibilitou o primeiro pouso tripulado em território lunar em Julho de 1969 com os atronautas Collins, Neil Armstrong e Buzz Aldrin. O Project Appollo Archive foi criado por Kipp Teague em fevereiro de 1999 com o objetivo de reunir toda a retrospectiva do projeto em imagens e também integra o Apollo Lunar Surface Journal.

Getty Museum

Imagem do fotógrafo george rodriguez registrada em um subúrbio norte-americano nos anos 70 - acervo getty museum
Imagem do fotógrafo George Rodriguez registrada em um subúrbio norte-americano nos anos 70 – acervo Getty Museum

O Getty Museum reúne todo o acervo da Getty, uma instituição cultural e filantrópica dedicada à apresentação, conservação e interpretação do legado artístico mundial, além de buscar inspirar a curiosidade, o prazer e a compreensão das artes visuais, através da coleta, conservação, exibição e interpretação de obras de excelência em qualidade e importância histórica. Para cumprir esta missão, o Getty Museum continua a expandir sua coleção através de doações, além de desenvolver exposições, publicações, pesquisa acadêmica, educação pública e artes que envolvem diversos públicos locais e internacionais. Todas estas atividades envolvem a sede, em Los Angeles (EUA), mas o Getty Museum também é composto pelas instituições Getty Conservation Institute, Getty Foundation, J. Paul Getty Museum e Getty Research Institute.

Instituto Moreira Salles

Walther Moreira Salles foi um banqueiro criador do Unibanco, político e filantropo. O Instituto Moreira Salles (IMS) foi criado em 1992 e seu acervo digital disponibiliza cerca de 2 milhões de imagens, sendo portanto o mais importante conjunto de fotografias do Brasil do século 19 e do século 20. Todo o acervo está reunido na Reserva Técnica Fotográfica do IMS, que é o maior edifício voltado à preservação, restauração guarda e divulgação de acervos de fotografia do país.

Panorama da cidade do rio de janeiro registrada em 1885 - acervo instituto moreira salles
Panorama da cidade do Rio de Janeiro registrada em 1885 – acervo Instituto Moreira Salles

A importância do acervo fotográfico do IMS para o campo da fotografia brasileira e seu cenário cultural é importante principalmente para a memória e história do país, além de ter um papel primordial na comunicação e como uma plataforma cada vez mais integrada aos meios digitais. A necessidade de formação e preservação deste acervo fotográfico hoje é referência no Brasil e no exterior.

Acervo Estadão

Trecho de jornal da época da ditadura censurado pelo regime militar - acervo estadão
Jornal na época da Ditadura censurado pelo Regime Militar – Acervo Estadão

O Estado de S.Paulo, também conhecido como Estadão, é um jornal paulista que começou a ser publicado na cidade de São Paulo em 1875, sendo hoje considerado um dos principais veículos de mídia do Brasil. O Acervo Estadão disponibiliza, online e gratuitamente, todas as edições já publicadas pelo periódico desde 4 de janeiro de 1875. Desta maneira, o Acervo Estadão se torna uma rica coleção da história mundial recente do Brasil e do mundo através das notícias do jornal O Estado de São Paulo. Um exemplo é o da imagem acima, em que podemos ver um recorte da época da Ditadura (1964-1985), no qual trechos censurados pelo regime militar eram retirados e a versão final impressa permanecia vazia. Para procurar por uma edição, basta buscar pelo campo “Veja o jornal do dia:”, localizado no canto superior direito do site, selecionar a data desejada pelo dia, mês e ano e clicar em “VER”. O usuário terá acesso a edição completa da data.

Acervo Folha

Capa dos anos 70 , em referência à guerra do vietnã -acervo folha
Capa dos anos 70 , em referência à Guerra do Vietnã –Acervo Folha

Criado em 1921 com o nome de Folha da Noite, a Folha de S. Paulo também desponta como um dos mais importantes veículos de imprensa no Brasi. Assim como o Acervo do Estadão, o Acervo Folha reúne em seu banco de dados as edições da Folha da Manhã (1925 a 1959), Folha da Noite (1921 a 1959) e da Folha de S. Paulo (desde 1960), o que faz do seu acervo um importante registro de grandes acontecimentos do século 20. No exemplo acima, uma capa de 1971 que remete à Guerra do Vietnã. Sobre a busca, para encontrar a edição de uma data específica, no campo “Selecione o período”, coloque o Dia, Mês e Ano e clique em “OK”.

Museu da Imagem e do Som

Cena do cotidiano de um casal, maria e josé, com ela cortando os cabelos dele - acervo museu da imagem e do som
Cena do cotidiano de um casal, Maria e José, com ela cortando os cabelos dele – acervo Museu da Imagem e do Som

Criado em 1970 e localizado na capital paulista, o Museu da Imagem e do Som (MIS), tem como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu. O seu Acervo Online apresenta-se público e gratuitamente como um instrumento de exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo permanente do MIS. No acervo online é possível encontrar informações sobre os itens que compõe os acervos museológicos e bibliográficos do MIS, além do amplo acesso as coleções de fotografia, mas também de áudio e vídeo. Lembrando que os registros sobre os acervos são constantemente revisados e atualizados, contando com mais de 200 mil itens como cartazes e peças gráficas.

Museu de Imagens

Avião da força área britânica durante a ii guerra mundial - acervo museu de imagens
Avião da Força Área Britânica durante a II Guerra Mundial – acervo Museu de Imagens

O Museu de Imagens é um projeto totalmente gratuito e digital desenvolvido pela economista Talita Lopes e os advogados Italo Magno e Eudes Bezerra. A missão dos criadores, além da credibilidade das informações sobre as fotos passadas ao público, são o cuidado em creditar a autoria dos fotógrafos e artistas responsáveis pelas imagens publicadas no Museu de Imagens. O projeto foi criado em 2014 buscando difundir a informação histórica, mundial, econômica, política e social, fornecendo informações de maneira criativa, divertida e acessível a todos. O acervo do Museu de Imagens é composto por meio de intensa pesquisa iconográfica de diversas fontes, como revistas acadêmicas, livros, notícias históricas, bancos de imagens. Assim, o Museu de Imagens recria estes importantes episódios históricos através da seleção destas fotos, bem como textos descritivos ricos em conteúdos com linguagem clara e direta.

Museu da Pessoa

Moradora da comunidade são josé, amapá, posa com sua casa ao fundo - acervo museu da pessoa
Moradora da comunidade São José, Amapá, posa com sua casa ao fundo – acervo Museu da Pessoa

Criado em 1991, o Museu da Pessoa é um museu totalmente colaborativo que se propõe a reunir em seu acervo as histórias de vida de pessoas das mais variadas culturas. O acervo digital disponibiliza em arquivo imagens e registros deste bem humano que o museu se propõe a valorizar. No Museu da Pessoa, todo visitante também pode tornar-se parte do acervo registrando sua história de vida. Com isso, a instituição se torna um meio para que as histórias de vida de toda e qualquer pessoa seja fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre entes e povos.

Veja também:

Para você que é amante da fotografia, confira nosso post com os 10 melhores cursos de fotografia online que te ensina a tirar as melhores fotos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário