4G no Brasil: o que as operadoras esquecem de te contar

4g
Seja você um entendido quando o assunto é o 4G no Brasil ou não, este artigo é para você

4G no Brasil

O 4G no Brasil e no mundo permite velocidades de navegação incríveis, que muitos sequer possuem em sua banda larga fixa (dependendo do plano contratado, claro).

Em teoria, o 4G alcança picos de navegação de até 150 Mbps. Na prática, tenho atingido variações de 50 Mbps a 99 Mbps com o plano 4GMax da Claro na cidade de São Paulo. Aparentemente, isso é ótimo. Afinal, está sendo entregue muito além do que a operadora vende em contrato e também muito além do que o plano 3G da empresa (3GMax, que promete velocidades de até 5 Mbps).

Mas então, o 4G está no caminho certo? Talvez não. Entenda o porquê:

Conheça o VoLTE

No Brasil, e em boa parte do mundo, ainda não foi implementados o VoLTE (Voice Over Long Term Evolution, uma espécie de Voz sobre IP via rede LTE). Essa tecnologia tem gastos 10x maiores que o 3G, comprovadamente, quando se fala no consumo da bateria dos smartphones. Isto acontece porque a voz não trafega de forma comum e sim via dados, gerando muito mais gasto energético se comparado ao GSM/WCDMA.

Ainda assim, o VoLTE, que e começou a ser desenvolvida no ano de 2010, já foi adotado por mais de oitenta operadoras, como AT&T e Verizon Wireless, ambas americanas, além de fabricantes como a Nokia e Alcatel-Lucent. No Brasil, o VoLTE ainda foi não padronizado ou implementado.

Com isso, temos um problema. Da forma que foi estruturado até o momento, o 4G brasileiro não permite fazer ou receber chamadas de voz, nem envia ou recebe mensagens SMS. Estas funcionalidades permanecem disponíveis apenas através da conexão GSM/3G/WCDMA.

Mas então, como fazer ligações e enviar SMSs no meu plano 4G?

Durante mais de uma semana e até o presente momento, venho passando por um problema, digamos, inusitado na Claro. Não faço ou recebo ligações quando estou em 4G. Entrando em contato com a operadora, tive minhas suspeitas confirmadas. Ainda que o plano que escolhi seja comercializado como um plano 4G atrelado a um plano de VOZ/SMS, estes dois últimos serviços não são aparentemente oferecidos como anunciado.

No site da operadoras VivoTIM e Oi, os planos 4G são oferecido de forma que em nenhum momento a questão da inexistência do VoLTE é citada. Já a Claro parece não ter medo de ofertar o que não existe. Em seu site, ela anuncia que “O 4G permite um novo padrão, chamado HD Voice, parecido com as imagens de alta definição das TVs, mas com som”. Veja:

Claro VoLTE 4G Voz 2

Qualidade HD Voice à parte, o usuário acaba sofrendo com uma questão um tanto incômoda: para receber mensagens SMS e fazer ou receber chamadas de voz, a rede da operadora força o smartphone a cortar a conexão 4G, em favor da 3G, ainda que a primeira esteja em uso. Além de forçar com que o usuário reinicie a conexão, se quiser continuar visualizando uma página, vídeo ou chamada de internet, esta peculiaridade das redes 4G brasileiras resulta na perda de chamadas recebidas pelo usuário, como relatei no começo do post.

4G no Brasil sai caro

Ou seja, pagamos caro (uma das mais altas taxas por serviços de telefonia do mundo) por um serviço com mais restrições do que as anunciadas pelas operadoras brasileiras. E, isso, sem mencionar a questão dos planos anunciadamente “ilimitados” (mas com limite de dados) oferecidos por algumas operadoras nacionais.

Quer testar se o mesmo ocorre com você? Experimente fazer uma ligação quando estiver conectado na sua rede 4G no Brasil.

Conte o resultado do seu teste nos campos abaixo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

111 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Você está sonhando cara, 4g variando de 50 a 99 mbps???

    Eu duvido que essas exploradoras de telefonia no Brasil irão dispor dessa velocidade, isso está me cheirando a golpe. Mas se isso for verdade, com certeza o seu plano de internet irá zerar e acabar em alguns segundos, e depois vai ficar 29 dias esperando o mês virar para ver de novo sua internet funcionando… kkkkkkkkkkkkk…

    Exploradoras de telefonia no Brasil, estão longe de ser empresas sérias…

  • Eu ainda não entendi o meu problema totalmente, o fato é que o meu telefone recebe o sinal 4G, mas eu o desativei manualmente de forma que o telefone só recebe o 3G preferencialmente, ou 2G, G… conforme a disponibilidade, mas o que ocorre é que o sinal sempre “some” e não aparece de novo, só volta se eu reiniciar o aparelho e ultimamente, vejo que isso vem acontecendo com amigos também, agora não sei se o problema é do meu telefone ou se é do sinal da operadora, que é a CLARO. Alguém sabe me ajudar? Desfe já agradeço!

  • tenho um zenfone2, quando entro em wifi, continua descontando o valor como se estivesse em rede de dados, em contato com a tim a mesma informa que eu tenho que desativar o pacote de dados quando estou em wifi, nao teria que ser automatico, porque para mim aparece como eu navegando no wifi…

  • Complicado toda essa questão. estou usando a Claro, mas tenho outro celular que uso dados da Tim, fiz o teste nos 2. realmente na claro caiu para o 3G. E a Tim não caiu o sinal 4G. vai entender! 🙁

  • Na Verdade
    Na conexão 4G agora está sendo permitido para enviar torpedo ou receber
    pela conexão do 4G sem forçar para a conexão 3G

    Mas quando você está navegando na rede 4G se alguém tentar ligar pra você
    as vezes aparenta uma falha ou seja você não recebe a ligação , mas as vezes o próprio smartphone derruba pra rede 3G dai recebe a ligação , mais demora alguns segundos mais realiza e eu não vejo a hora de
    Implantar o HD Voice , ou seja VoLTE para telecomunicar em ligações HD 🙂

  • Levei 3 semanas para descobrir sozinho depois de vários testes, 37 ligações para a desgraçada da TIM e 6 chamados abertos para a área de suporte técnico da operadora – que não presta pra nada e não entra em contato. Depois de ler o post ficou mais claro ainda. Tb não recebo chamadas quando configurado nesta opção 2g/3g/4g/4g LTE, mas consigo realizar chamadas após, pelo menos, 30 segundos ou mais. Quando configuro para 2g/3g/4g funciona perfeitamente. Agora, não entendo porque quando conectado na 4g LTE o sistema da irresponsável da TIM não altera para qualquer outra rede quando recebe chamada, tão simples, basta colocar um if na linha de código – grosseiramente falando. Oh, meu deus ajuda esse povo ai na programação do sistema.

    Só uma observação, escrevo isto após 3 anos da publicação deste artigo. Que bosta de operadora é essa que não resolveu esse problema em anos.

    Meu celular BLU ENERGY XL

  • Eu nem sabia disso… Acabei de ligar na claro pela 4a vez de um telefone fixo, fiquei mto tempo a linha… Desligaram na minha cara, aí foi quando resolvi pesquisar na Internet e li seu texto. Obrigado por compartilhar conosco. Agora já sei o motivo de quando estou com o 4G ligado não consigo realizar e nem receber ligações rs, e tbm entendi pq desligaram e não resolveram o meu problema! Eh fada neh!? Paga-se tão caro pelos planos e ainda são cheios de limitações :/

  • Sou usuário da vivo e não vejo nenhum melhora no sinal 4G o que tenho notado e sim uma queda na qualidade do sinal, como tudo no Brasil funciona como deveria e as operadoras estão deixando muito a desejar…

  • Bom dia, excelente ! No plano ds Oi não permite usar o LTE e fazer ligações e receber.
    Quando automático cai de 4G e cai em G e não retorna para 4G.

  • Detalhe muito importante, a Tim cobra (e não avisa que cobra) dos meus créditos só por estar com a função ativa! Cobraram R$ 1,49 por dia! como se fosse uso de dados móveis!

Assine nossa Newsletter