5 novos recursos do youtube inspirados na concorrência

5 novidades que chegam para o YouTube em 2022

Avatar of lucas gomes
Todas as novas ferramentas da plataforma são relacionadas às transmissões ao vivo e têm a intenção de melhorar as lives — a maioria vista em outras redes sociais.

O YouTube com certeza é um dos maiores meios de se assistir vídeos há muitos anos. Tendo em vista que outras plataformas estão entrando no cerco da disputa por acessos e visualizações, várias ideias sobre como prender o público com ferramentas inéditas têm sido criadas, ainda mais ao considerarmos o TikTok, por exemplo, que já marca os milhões de usuários diários. Pensando nisso e focado em transmissões de vídeos ao vivo, serão inclusos 5 novos recursos do YouTube em 2022 que já existem nos concorrentes.

Live compartilhada

Conhecida como Go Live Together, a live compartilhada é uma maneira de fazer com que duas pessoas façam uma transmissão ao vivo de forma simultânea – ferramenta que já vimos no Instagram e no TikTok. Ela funcionará assim: alguém inicia uma transmissão em seu canal do YouTube, envia o link para outra pessoa que queira se juntar e pronto! O agregado participará da live com quem a iniciou.

5 novidades que chegam para o youtube em 2022
5 novidades que chegam para o YouTube em 2022. Reprodução: Marshable

Atualmente, há maneiras de realizar esse tipo de função no YouTube com aplicativos ou meios terceiros, mas agora a ferramenta estará inclusa na própria plataforma. O criador da transmissão também poderá acessar informações sobre a performance da live e monetizar o conteúdo, assim como em qualquer outro vídeo publicado em seu canal. O Go Live Together está em período de testes entre alguns criadores de conteúdo e poderá ser visto assim que estiver pronto para o público.

Informação de lives

Outra função bastante vista no Instagram e no TikTok são os anéis que ficam ao redor do avatar do usuário indicando alguma novidade, sendo elas:

  • Anel vermelho escrito LIVE: Aquela conta está, em tempo real, transmitindo um vídeo ao vivo;
  • Anel vermelho: Há alguma publicação nova que será apagada em algumas horas – ou melhor dizendo, “tem um Story novo”;
  • Anel branco: Você já viu todas as publicações temporárias daquela conta;
  • Avatar sem um anel: Não há novidades sobre lives ou Story e, ao clicar, você abre o perfil daquela conta.
5 novos recursos do youtube inspirados na concorrência
5 novidades que chegam para o YouTube em 2022. Reprodução: Marshable

Este recurso será lançado para smartphones e posteriormente para o restante das plataformas pelas quais o YouTube pode ser acessado — como em computadores, smart TVs etc.

Raid

Se você tem costume de consumir transmissões da plataforma Twitch, focada em jogos, provavelmente sabe o que é uma raid. Mas para aqueles que não fazem ideia do que seja, aqui vai um breve resumo: você está fazendo uma live e está prestes a encerrar, isso para um público X de pessoas, então você faz uma “raid” para outra pessoa que também está realizando uma transmissão ao vivo, ou seja, você vai encaminhar todo aquele público para esta nova transmissão. Mas ao invés de usar essa terminologia, o YouTube chamará de “Cross Channel Live Redirects”, algo como “Redirecionamento Entre Canais Ao Vivo”.

A ferramenta estará disponível para canais que tiverem no mínimo mil inscritos e nenhum tipo de penalização pela plataforma, então, será possível realizar o redirecionamento para outras lives ou vídeos premiere – este último são aqueles vídeos publicados no YouTube com interação via chat, no início. Atualmente, é possível fazer redirecionamentos de público no próprio canal, mas agora será possível enviá-los a outros canais.

Infelizmente, há uma prática na Twitch em que um streamer faz uma raid para outro canal com más intenções, a fim de fazer bullying com o outro público ou outro tipo de má conduta. Pensando nisso, as raids do YouTube serão um pouco diferentes, fazendo com que quem receba a raid só o faça se ele permitir que ela aconteça ou então para aquelas contas que são inscritas naquele canal.

Modo tela cheia

Os usuários poderão alterar entre alguns modos de assistir às transmissões ao vivo nesse novo modo, que deve chegar nas próximas semanas ao público. O primeiro deles é uma tela dividida, tendo o lado esquerdo com o vídeo que está sendo transmitido e o lado direito com os comentários no chat. Outro modo será o de tela cheia, no qual aparecerá apenas o vídeo que está sendo transmitido, sem os comentários do chat.

5 novos recursos do youtube inspirados na concorrência
5 novidades que chegam para o YouTube em 2022. Reprodução: Marshable

Dessa maneira, um indicativo no canto inferior direito aparecerá mostrando quantas pessoas estão assistindo naquele momento. Ao selecionar essa parte, você ainda poderá ver todos os comentários enviados no chat – mudando para o modo de visualização anterior. De acordo com o vídeo do canal Creator Insider, em que essas informações foram anunciadas, este é o recurso pelo qual os usuários mais esperam.

Perguntas e respostas

E, por fim, será inclusa também uma ferramenta de perguntas e respostas para maior interação entre o criador de conteúdo e seu público – recurso também conhecido como Q&A, sigla para o termo em inglês “Questions & Answers”. Diferente dos comentários via chat, ele disponibilizará um espaço específico para que o público faça perguntas ao responsável da transmissão.

Atualmente, já há um recurso similar na plataforma, porém, a intenção aqui é atualizá-lo e deixar tudo mais fácil para a visualização do próprio criador de conteúdo, assim como melhorar também a facilidade de interação. A ferramenta pode ser vista no Instagram, inclusa tanto para stories quanto em transmissões ao vivo.

Veja também:

Saiba como baixar vídeos ou músicas do YouTube.

Fonte: Mashable.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados