Confira 5 tendências visuais que definirão as redes sociais 2020

Depositphotos 225398860 xl 2015
O Deposit Photos se reuniu com agências do mundo inteiro para definir as principais tendências visuais que veremos em 2020
Anúncio
Confira 5 tendências visuais que definirão as redes sociais 2020

O serviço de banco de imagens Deposit Photos se reuniu com agências do mundo inteiro com a seguinte proposta: Quais serão as principais tendências visuais de 2020? A resposta para essa pergunta nos trouxe uma lista com aspectos da comunicação visual que veremos muito durante esse ano, principalmente nas redes sociais.

“Pouquíssimas pessoas criativas se esforçam para seguir tendência, mas toda ideia vem do que inspira, e parte disso é o que vemos ao nosso redor, por definição, é quase impossível não seguir as tendências visuais até certo ponto.”

Oscar Erlandsson, Diretor de estratégia na B-Reel

As agências acreditam que os artistas podem se esforçar para nos ajudar a visualizar os conceitos e idéias que ainda não chegaram ao mercado de massa. Confira o que podemos esperar:

O mundo de amanhã

Realidade virtual terá uma importância visual significativa em 2020 (Foto: Deposit Photos)
Realidade virtual terá uma importância visual significativa em 2020 (Foto: Deposit Photos)

Realidade estendida (XR) e outras tecnologias deve se fazer cada vez mais presente em nossas vidas em 2020. Isso não apenas influenciará a maneira como passamos nosso tempo livre, mas também a forma como compramos e nos comunicamos. Prepare-se para mergulhar em ambientes virtuais em casa, no varejo, nas artes e na indústria do entretenimento.

Automação, inteligência artificial, robótica e tecnologia 5G também devem influenciar desenvolvedores e fabricantes a encararem sua criatividade e trazerem uma visualização mais tecnológica de como vemos o mundo.

“Estamos vendo uma demanda crescente por fotografias, designs e vídeos verticais que precisam ser adaptados para VR e AR. A tecnologia de amanhã será possível com design e ilustrações que terão que trabalhar lado a lado com fotos e vídeos.”

Tatiana Boksha, Curadora de conteúdo Depositphotos

Distopia de Néon

A indústria da música também vem apostando na estética cyberpunk (Foto: Deposit Photos)
A indústria da música também vem apostando na estética cyberpunk (Foto: Deposit Photos)

A estética cyberpunk é frequentemente usada ou referenciada para transmitir significados mais profundos sobre a sociedade moderna, como visto nos episódios de Black Mirror e nos filmes Blade Runner e Matrix. O lançamento do jogo Cyberpunk 2077, previsto para o final de 2020, estimulará o investimento da cultura pop no gênero de ficção científica, trazendo aos holofotes o conceito de inteligência artificial e Néon característicos da estética cyberpunk e suas tendências visuais.

Não só nos filmes e jogos, a indústria musical também vem apostando no estilo mais colorido e cyberpunk. Após uma estética de cores que teve seu ‘boom’ com a série Stranger Things, bandas como Muse se destacaram por uma identidade visual futurista e cheio de Néon em seu álbum mais recente, “Simulation Theory”.

“O que você ê acontecendo é que todos esses elementos de design 3D, cefalomórfico, plano, animação, e etc; Estão se entrelaçando cada vez mais.”

Sebastiaan Scheer, Diretor de design na MediaMonks Amsterdam

Derrube a Bauhaus

Saindo da extravagância para o "menos é mais" (Foto: Deposit Photos)
Saindo da extravagância para o “menos é mais” (Foto: Deposit Photos)

No ano passado, a escola de Bauhaus completou um século de existência. Com a estética de “menos é mais”, Bauhaus traz a definição de minimalismo que conhecemos nos dias de hoje. É evidente não apenas em artesanato, pintura, têxtil, arquitetura e tipografia, mas também em web design e design gráfico em geral.

“Na minha opinião, o design plano ou semi-plano, o minimalismo e as experiências suaves continuarão ganhando popularidade, mas definitivamente serão levados para o próximo nível com interatividade mais intensa, transições ainda mais complexas e o uso de elementos 3D.”

Martin Holoubek, CEO na PIXIT

Brutalismo e decadência digital

O movimento modernista se estende para além da arquitetura para quebrar designs com regras restritas (Foto: Deposit Photos)
O movimento modernista se estende para além da arquitetura para quebrar designs com regras restritas (Foto: Deposit Photos)

Enraizado na arquitetura, o brutalismo dominou o mundo digital nos últimos anos. A estética “bruta” é frequentemente aplicada ao Instagram e ao design gráfico, resultando em um estilo geral de tendência visual que chama atenção.

“Vimos muitos casos de ‘bom design’ que são muito chatos. Entre no brutalismo. Apesar da execução aparentemente simples e da liberdade de regras, está longe e ser um estilo fácil de alcançar”.

Evgeny Vetrov, Diretor de arte na BBDO Warsaw

Jogo da percepção óptica

Percepções distorcidas terão seu destaque em 2020 (Foto: Deposit Photos)
Percepções distorcidas terão seu destaque em 2020 (Foto: Deposit Photos)

Nossas mentes são programadas para procurar padrões, mas uma vez que você tira isso da equação em um design, é preciso parar e entender o contexto maior. Não conseguimos parar de olhar para os designs nesse estilo porque não é convencional e não possui padrões claros.

“Se consideramos o design como uma espécie de jogo visual, a tentaiva de incluir características espaciais no design plano atrai e atrai os espectadores, porque ele se desprende da natureza 2D do mesmo”.

Gleb Petrov, Co-fundador do MADCATS

Entender e conhecer essas tendências pode te garantir um bom aproveitamento no uso das redes sociais em 2020, principalmente no Instagram que é uma rede de imagens e serve como guia para ditar as principais tendências do mundo virtual. Qual tendência mais te agrada? Deixe nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter