6 melhores programas torrent para baixar arquivos (Windows, Linux e Mac)

foto destacada
Conheça alguns dos melhores programas torrent para fazer o download de filmes, séries e arquivos

Arquivos na internet são compartilhados e baixados o tempo todo (de formal legal ou não). Nesse sentido, o torrent facilitou essa transferência, mas muitas dúvidas rondam o assunto. Algumas são principalmente sobre como funciona, se é seguro e quais são os melhores programas torrent.

O que é e como funciona o torrent?

O torrent, na verdade, é uma extensão de arquivos. A forma de compartilhamento é baseada em uma rede P2P (peer to peer, ou pessoa para pessoa) entre todos os usuários. No download convencional, o usuário costuma baixar o arquivo de um único servidor. Já no caso de torrent, a transferência é feita usando fragmentos do arquivo, de forma que todo mundo que tem o arquivo ajuda os demais a fazer o download.

p2p programas para baixar torrent
P2P é uma forma de compartilhamento entre os usuários (Imagem:wikipedia.org)

Quem disponibiliza o arquivo completo é chamado de seed, enquanto quem faz o download são os peers, que fornecem fragmentos. Quando o download termina, o peer vira um seed, já que passa a armazenar o arquivo (a não ser que ele exclua). O servidor que faz a intermediação é chamado tracker.

O segredo é que, quanto mais seeds, mais rápido é o download, pois há mais pessoas disponibilizando. Além disso, há menor consumo de banda, visto que o torrent permite o download de fragmentos independentes de diferentes fontes. É como se ele fosse montado aos poucos.

Porém, é preciso tomar cuidado com o que você baixa. O torrent, em si, não é ilegal. O problema é quando você faz download de um arquivo com direitos autorais sem autorização para isso, o que é ilegal seja com torrent, download convencional, compra de cópias não autorizadas, etc. Você pode usar o torrent para fazer download de arquivos que já são disponibilizados na internet com autorização, ou seja, são legais, como distribuições Linux, livros do domínio público e etc.

Como fazer um download via torrent?

Para baixar um arquivo é necessário ter instalado um dos vários programas torrent que existem (são programas que abrem os arquivos torrent e se conectam na rede). Eles são chamados de clientes (a lista com alguns deles está logo abaixo).

programas para baixar torrent
Fazer o download via programas torrent é muito mais simples

Quando você encontrar o torrent do arquivo que precisa, pode fazer download do arquivo ou abrir um link magnético (basta clicar nele), se estiver disponível, que já te direciona para o torrent. Você vai notar que o arquivo é pequeno (normalmente muito menor que o arquivo final em si).

Melhores programas torrent para instalar no PC

BitTorrent

O BitTorrent é o cliente oficial de torrent, visto que foi a empresa que desenvolveu o protocolo de download. Logicamente, ele também é o mais antigo (foi lançado em 2001). Apesar de ser mais simples, o ele é considerado um pouco complicado para quem nunca usou nenhum cliente antes.

O BitTorrent está disponível para Windows, Mac e Android. Na hora de baixar e instalar, há a opção pela versão gratuita ou três pacotes premium (que possuem vantagens como a ausência de propaganda e outras ferramentas, como conversão de mídia, dependendo do pacote).

bittorrent programas torrent
BitTorrent é o cliente oficial de torrent (Imagem: bitorrent.en.softonic.com)

uTorrent

Apesar de ser um dos clientes mais famosos do mundo, o uTorrent não tem um histórico muito agradável. Há um tempo, descobriram que ele poderia instalar mineradores de criptomoeda (e escravizar seu computador) e que os banners de anúncios continham malware, aproveitando-se de uma vulnerabilidade do Adobe Flash. Porém, o uTorrent afirmou que esses problemas já foram corrigidos.

Se você aceitar os riscos (ainda mais que os responsáveis afirmaram que as falhas foram corrigidas), ele é considerado um bom cliente. Inclusive, ele é da BitTorrent (comprado em 2006). Ainda, o uTorrent está disponível para Windows, Mac, Linux e Android.

utorrent programas torrent
uTorrent é um dos programas torrent mais famosos (Imagem: uTorrent.com)

Deluge

O Deluge é considerado simples, mas muito eficiente, e possui muitos fãs. Ele é de código aberto e baseado em plug-ins e está disponível gratuitamente para Linux, Windows e Mac. Inicialmente, o programa é bem básico e as demais funções podem ser adquiridas com a instalação de plug-ins, como para desligar o computador após o término do download, remover torrents inativos, etc.

deluge programas torrent
Deluge é simples e eficiente (Imagem: alternativeto.com)

Vuze

O Vuze (antigo Azureus) se denomina a melhor forma de baixar torrent. É um cliente que está com cada vez mais usuários devido aos recursos que oferece mesmo na versão gratuita. A versão premium possui proteção antivírus, executar um vídeo durante o download e não tem propaganda.

vuze programas torrent
O Vuze é um dos programas para baixar torrent com cada vez mais usuários (Imagem: vuze.com)

Transmission

Uma das grandes vantagens do Transmission é que ele consome poucos recursos do computador. Além disso, a interface é simples e intuitiva.

O Transmission está disponível para Windows, Linux e Mac. Ele é nativo em alguns Linux (como Ubuntu) e muito usado em MacOS, mas já teve alguns problemas de segurança (mais de uma vez) e, apesar de toda praticidade, é preciso sempre se manter atento a essas questões.

transmission programas torrent
Transmission é um dos programas torrent mais usados em Mac (Imagem: transmission.en.softonic.com)

qBitTorrent

O qBitTorrent é um cliente simples e que consome o mínimo de memória e CPU. A interface é básica, mas o software oferece recursos avançados, como download em sequência, agendamento, pesquisa incorporada (um de seus grandes pontos positivos) e outros.

O qBitTorrent é de código aberto e está disponível para Windows, Mac e Linux. Ainda, ele pode ser configurado para o português (e outros 69 idiomas) e é possível contribuir para a tradução.

qbittorrent programas torrent
qBitTorrent possui uma interface mais simples (Imagem: alternativeto.com)

Conhece mais algum dos programas torrent? Deixe o nome do programa nos comentários!

Fontes: TechRadar; Digital Trends; Lifewire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail