6 sites para ouvir músicas ambiente de graça

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, ainda é dificil encontrar músicas ambiente pela internet
Para ajudar você a trabalhar, estudar e relaxar, preparamos uma lista com serviços que oferecem músicas ambiente de graça

Em um mundo cada vez mais acelerado como o nosso, recorrer a alternativas terapêuticas para desacelerar é importante. Além do silêncio, que traz muitos benefícios para o cérebro e para a saúde, como afirmam especialistas, outro método bastante procurado pelas pessoas são as músicas ambiente de graça.

Criado na década de 1970, esse gênero musical é marcado pela sua característica que dispensa a presença de texto na composição. Ele se destaca entre os outros estilos por se fundir ao local onde está sendo reproduzido e possibilitar ao ouvinte um momento de relaxamento e desconexão do mundo.

Um dos precursores do ritmo foi o artista britânico Brian Eno, que o classificou como algo que induz à calma e proporciona momentos para pensar. Em 1978, ele lançou o álbum “Ambient 1: Music For Airports”, que fora produzido a partir da captura dos sons de um terminal de aeroporto, por onde as pessoas passam afoitas.

Depois do primeiro sucesso de Eno, vieram outros álbuns, todos com essa mesma temática. Mais artistas também seguiram esta linha, como o compositor americano John Cage, com seu hit “4:33”, e a banda alemã Tangerine Dream com seu clássico “Zeit”, com mais de uma hora de duração.

Passados alguns anos, apesar dos seus benefícios evidentes, não é tão fácil achar esse estilo musical pela internet. Mesmo em plataformas de streaming, ainda não é comum a presença de sons desta categoria.

Por isso, o Showmetech apurou 6 sites em que é possível encontrar músicas ambiente de graça. A lista conta com serviços que hospedam clássicos consagrados e sonoridades mais atuais, os chamados subgêneros, criados para tarefas específicas, como trabalhar, estudar, meditar e até dormir.

1. Amazon Music

Entre os streamings, o amazon music se destaca quando o assunto é músicas ambiente de graça
Amazon Music sai na frente de outros streamings nesta categoria.

Entre os serviços de streaming musicais mais conhecidos, o Amazon Music é o que se destaca nesta categoria. Seja pelo site ou pelo aplicativo, a plataforma oferece algumas playlists já prontas com músicas deste tipo e também dá para encontrar faixas nas páginas dos artistas. Para quem é assinante, há uma gama maior de possibilidades, mas as opções gratuitas não deixam a desejar.

Ambient Dreams: são mais de 100 músicas selecionadas por uma equipe da plataforma, somando quase 8 horas contínuas de reprodução. 

Instrumental Chill: embora menor, com quase 4 horas de músicas, essa lista é indicada para quem quer relaxar ou dormir.

2. YouTube

No serviço de vídeo mais famoso do mundo existe uma infinidade de músicas ambiente. Apesar das propagandas, que podem interromper a hora do relaxamento, alguns canais do YouTube trabalham só com esta temática, portanto, a plataforma é carregada de opções para quem curte este estilo musical.

ChilledCow: com mais de 7 milhões de inscritos, o canal traz uma mistura com hip-hop e oferece transmissões ao vivo, 24 horas.

SpaceAmbient: vídeos que misturam músicas ambiente com eletrônica estão aos montes pela página, que tem dezenas de playlists.

Audio Library

O YouTube também mantém o serviço Audio Library com uma seleção de músicas direcionadas aos criadores de conteúdo. O serviço é aberto a qualquer internauta e é possível encontrar músicas ambiente para todos os gostos, basta fazer a seleção deste gênero.

3. SomaFM

Entre as playlists da somafm estão disponíveis listas exclusivas de músicas ambiente
Como no aparelho de rádio físico, os internautas podem sintonizar diversas estações nesta rádio online.

A SomaFM é uma rádio online, gratuita e sem comerciais, onde é possível sintonizar e escutar músicas de diversos estilos, nos mais de 30 canais acessíveis. Há muitas opções para quem está procurando por sons mais calmos:

Drone Zone: essa estação de rádio reproduz músicas com batidas minimalistas de artistas renomados, como Pete Namlook e Steve Roach.

Deep Space One: essa concentra títulos da chamada “música onírica”, que é feita para momentos de meditação.

4. Free Music Archive

Free music possui um vasto catálogo de títulos gratuito, que inclui as músicas ambiente
Como o próprio nome diz, o Free Music Archive é um repositório de músicas ambiente de graça.

O site Free Music Archive é um repositório online que guarda milhares de sons de várias categorias. Nele, há um link exclusivo para músicas ambiente de graça, com mais de 9 mil opções. É possível, também, usar a ferramenta de filtros para escolher as melhores faixas, de acordo com o artista, relevância, álbum, entre outros.

5. FreeSound

Freesound permite download das músicas ambiente
FreeSound se diferencia dos demais serviços por permitir download de músicas ambiente de graça.

Outro repositório interessante é o FreeSound, que funciona como a opção anterior, mas tem um perfil colaborativo. Nesse caso, a busca é feita por tags e é necessário selecionar a opção “ambient music”. Na lista, são mais de 4 mil sons abertos, classificados em até 5 estrelas pelos usuários da plataforma. O site ainda permite o download das músicas, possibilitando a reprodução offline em dispositivos móveis.

6. IncompeTech

Incompetech é outra sugestão para encontrar músicas ambiente
IncompeTech está disponível nas versões paga e gratuita

Já a plataforma IncompeTech possui um acervo bastante atraente, indicado para uso pessoal e comercial. O serviço é gratuito para a primeira modalidade, enquanto é preciso pagar uma mensalidade de US$ 30 (cerca de R$ 150) no segundo tipo. O site também possui ferramenta de filtros e os internautas podem conferir as músicas recém-lançadas e as mais populares. Os títulos disponíveis vão dos mais minimalistas aos mais elaborados.


Você gosta deste estilo musical? Deixe seu comentário aqui embaixo com dicas de outras plataformas que oferecem músicas ambiente de forma gratuita. Se você já se beneficiou com este gênero, também nos conte sua experiência musical.

Fonte: Mashable e Help Desk Geek

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário