8 tecnologias para carros que são aguardadas em 2020

img capa
As tecnologias para carros podem fazer com que um modelo tenha um grande diferencial e facilite a rotina. Veja o que há de novo nesse mercado
Anúncio
8 tecnologias para carros que são aguardadas em 2020

Todos os anos, as montadoras lançam novos modelos e com eles algumas novidades. O que temos percebido é que as tecnologias para carros estão chamando bastante a atenção. Agora, os veículos contam com recursos que antes apenas faziam parte de outros equipamentos eletrônicos ou que eram vistos como algo de um futuro um pouco distante. 

Algumas novidades já chegaram e estão prontas para serem comercializadas. De acordo com o portal pecasdecarros24.pt, as montadoras estão disponibilizando em seus veículos algumas dessas tecnologias, e parte delas poderá ser adquirida até mesmo em lojas online.

Tecnologias automotivas que serão realidade

Veja quais tecnologias automotivas devem chegar ao mercado em 2020 e que estão despertando o interesse dos consumidores:

1. Carros autônomos em Pequim

tecnologia carro autônomo
Baidu vem testando seus carros autônomos em Pequim – Divulgação

Muito se fala sobre os carros autônomos que estão em teste pelo mundo, e Pequim, na China, deve ser a primeira cidade a permitir o acesso da população a essa novidade.

Será permitido oferecer o serviço de táxi autônomo em algumas regiões da cidade, porém no início do serviço um motorista humano deve estar presente para situações de possíveis falhas.

2. Rede 5G nas tecnologias para carros

tecnologia 5G
5G vai permitir que carros se comuniquem em tempo real – Intel

Muito se discute sobre a instalação da rede 5G de internet no Brasil, e enquanto por aqui essa não é uma realidade, em alguns países do mundo ela já é amplamente utilizada.

Com a transmissão mais rápida de dados, os carros autônomos se tornam uma realidade muito mais próxima, uma vez que são alimentados de informação instantaneamente. Isso também pode impactar na melhoria do trânsito nas cidades com informações circulando em tempo real entre os carros.

3. Carro reciclado

tecnologia Fisker Ocean
Os veículos da Fisker trazem luxo com sustentabilidade – Divulgação

A sustentabilidade é assunto em discussão e não passou longe das tecnologias para carros aguardadas em 2020.

A montadora Fisker Inc desenvolveu o Fisker Ocean, veículo elétrico e que utiliza recursos de reciclagem na sua fabricação. Por dentro é possível encontrar um painel feito com camisetas recicladas, tapetes de rede de pesca e garrafa pet, e borrachas de vedação feitas com pneus velhos. Além de todos esses atrativos, o modelo é mais barato que os carros convencionais.

4. Bancos que reclinam 60 graus

Tecnologia ZeroG
BMW desenvolveu assentos que podem ser mantidos reclinados com o veículo em movimento, trazendo segurança aos passageiros – Divulgação

Os passageiros que buscam andar com total conforto terão a opção de deitar o banco a 60 graus e relaxar durante a viagem, enquanto assistem a um programa em uma tela posicionada no teto do veículo.

Essa é uma novidade da BMW, que trará um assento confortável e seguro no modelo X7, cuja forma de casulo protege melhor o passageiro e o cinto de segurança é preso ao banco, acompanhando sua reclinagem.

5. O para-sol eletrônico

Tecnologia Virtual Visor
Tecnologia da Bosch ajusta a luminosidade que incide sobre os olhos do motorista – Divulgação

A luz direta do sol pode incomodar a visão dos motoristas, e seria ótimo poder ajustar a claridade que passa através dos vidros do carro. 

A Bosch lançou o “Virtual Visor”, um para-sol formado por uma tela de LCD inteligente que se ajusta à luminosidade do sol, sem prejudicar a visão do motorista. Ele contará com recursos de inteligência artificial (IA) que reconhecerão as expressões faciais dos motoristas e farão os ajustes de acordo com as reações.

6. Carro voador

Tecnologia carro voador
Protótipo apresentado apresenta características híbridas de helicóptero e drone – Divulgação

Os carros voadores estão há algum tempo na mira das montadoras e empresas de transporte, e agora já existem alguns protótipos que estão em teste.

A Hyundai em parceria com a Uber pretende fazer uma frota desses carros voadores em breve. Os veículos serão elétricos e conseguirão alcançar uma velocidade de até 290km/h. 

7. Alexa para viagem

Tecnologia Alexa
Montadora Lincoln já oferece a assistente Alexa Auto em seus veículos – Divulgação

A assistente virtual da Amazon agora estará nos carros e permitirá que muitas das ações sejam feitas por comando de voz. Será possível conversar com o carro e pedir para ajustar a temperatura, ligar o ar-condicionado e outras funções.

8. Eliminação dos alto-falantes

Tecnologia Continental
Tecnologia desenvolvida entre Continental e Sennheiser permite a eliminação dos alto-falantes

Muita gente gosta de ouvir música enquanto dirige, mas os alto falantes comprometem a estética do veículo.

Para isso, a Continental e a Sennheiser criaram um sistema de som que não usa alto falantes: a tecnologia utiliza a vibração para emitir sons. Diferentes atuadores eletromecânicos fazem com que os componentes do carro vibrem e emitam o som. A grande vantagem é que esse modelo pode deixar os carros mais leves, proporcionando uma experiência única para quem ouve.

Tecnologias automotivas logo estarão nas ruas

Inicialmente, algumas dessas tecnologias não serão acessíveis para todos os consumidores, devido ao custo elevado. A tendência é que as novidades ganhem cada vez mais espaço nos novos modelos, reduzindo o custo e facilitando o acesso a todos os motoristas.

E você, gostou das novidades? Comente logo abaixo!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter