Kit kat launcher moto g

Estes são os cinco melhores launchers para Android

Avatar de andré fogaça
Um dos pontos mais importantes do Android, quando comparado ao iOS, é que ele permite um nível de customização bastante elevado. O mais visível deles está na troca do launcher, que é a parte da frente de todo o OS. Com este pensamento em mente, selecionamos os cinco melhores launchers que estão disponíveis na Play Store – todos gratuitos!

Um dos pontos mais importantes do Android, quando comparado ao iOS, é que ele permite um nível de customização bastante elevado. O mais visível deles está na troca do launcher, que é a parte da frente de todo o OS. Com este pensamento em mente, selecionamos os cinco melhores launchers que estão disponíveis na Play Store – todos gratuitos!

O mais limpo e meu preferido

Google now launcher
Google Now Launcher

Pessoalmente, sou um amante de um visual limpo, elegante e que me aproxime ao máximo do Android puro. Não há dúvidas que o Google Now Launcher está no topo desta lista. Ele vem instalado em todos os aparelhos Nexus, junto de alguns Motorolas que estão disponíveis no mercado.

Não há uma lista de personalização imensa, adição de temas ou gestos. Ele é simples, prático e oferece um acesso mais veloz para o Google Now, que é o assistente pessoal do Google antes da criação do Assistant.

Falando do Assistant, que está presente nos aparelhos Pixel, muita coisa mudou pelo Google e o launcher de seus aparelhos agora é diferente. Muito provavelmente ele será lançado também na Play Store, mas ainda não há nada oficial. Ao menos até a publicação deste top 5.

Ainda muito limpo, mas customizável

Nova launcher
Nova Launcher

Seguindo este pensamento de um launcher limpo, mas que continua com cara de Android puro e adiciona muito na parte de customização, temos o Nova Launcher. O Nova é extremamente popular justamente por oferecer uma imensidão de opções para animação, formas de visualizar pastas e até mesmo o comportamento que a tela inicial terá.

Trocar os ícones e papel de parede é uma tarefa muito simples, além de instalar temas totalmente diferentes. A integração com o Google Drive é uma das ferramentas mais bacanas do Launcher. Com o Drive, você faz backup de quase tudo que você alterou e, a partir da nuvem, pode restaurar um backup e voltar exatamente onde você deixou tudo.

Mais customização ainda

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zGxxP9y1qjo]

Se você quer continuar com um visual mais limpo, só que quer muita customização de verdade, o Action Launcher 3 é uma boa pedida. Ele troca a bandeja de aplicativos por gestos na tela, além de colocar gestos para abrir várias funções de apps. Há suporte para temas e o visual é bem próximo do que o Google fez para o Android 7.1.

A parte de temas é bastante bacana justamente por deixar todo o visual diferente, alterando ícones e papel de parede de uma só vez. É possível até combinar a cor do plano de fundo com o restante dos itens da tela, ou trocar a cor da barra de busca do Google para dar mais contraste e mudar a cor de fundo da pasta de ícones. Tudo está lá, basta você alterar onde quer e como quer.

Limpo e cheio de recursos extras

Apex launcher
Apex Launcher

Muito semelhante o que o Action Launcher 3 consegue, temos o Apex Launcher. Ele mantém o visual limpo e de Android puro, adicionando também várias customizações como trocar animação de transição de tela, forma como o scroll de tela é feito e até criar uma segunda (ou mais) camada para o dock de ícones fixos. Com isso, você consegue até adicionar muito mais ícones por lá.

Há suporte nativo para uma grande lista de temas que estão espalhados pela Play Store, além de suportar pacotes de ícones que você baixa de onde quiser. Dá até pra trocar o nome de alguns ícones, ou criar atalhos para outros programas.

Ao todo é possível ter até nove telas iniciais, sete ícones por dock e que pode ter até cinco páginas para paginação. Ah, se você não curte a barra do Google que fica no topo, dá pra esconder sem problemas. Além de muitas possibilidades de personalização, que você conhece melhor baixando e fuçando por tudo que existe neste launcher.

Launcher da Microsoft, o diferentão

Arrow launcher
Arrow Launcher

Pode parecer brincadeira, mas a Microsoft fez um dos launchers mais criativos e diferentes que você pode encontrar na Play Store. Com nome de Arrow Launcher, a ideia deste launcher é de ter uma tela inicial onde ficam todos os apps, além de poder adicionar mais telas iniciais com outras coisas, como contatos e até documentos do Office. Há suporte para lembretes (com base no Wunderlist) e aplicativos que você utiliza com mais frequência, em uma tela inicial separada.

É tão diferente que vai te levar alguns minutos para configurar tudo como você quer. Ele não lembra em quase nada o Android puro, mas também trabalha com um visual minimalista e com pouquíssima textura.

Para baixar o Arrow Launcher, clique aqui.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados