Aeroporto alagado em dubai

Dubai é inundada após forte chuva e o caos toma conta da cidade

Avatar de noelle pedroso
Tempestade atípica de 6 horas teve precipitação equivalente à metade do previsto para o ano, causando alagamentos e transtornos impactando voos e eventos na cidade

No ultimo sábado (13), um evento climático inesperado trouxe caos nos Emirados Árabes Unidos. Após uma tempestade rara que lançou em seis horas volume de chuva equivalente a metade do esperado para o ano todo, Dubai é inundada, causando extensos alagamentos, interrupção de voos e atraso de eventos internacionais.

A cidade é conhecida pelas altas temperaturas e clima árido, logo os 50mm de chuva registrados durante a tempestade foram suficientes para transformar as ruas da metrópole financeira dos Emirados Árabes em rios, causando alagamentos em áreas que raramente veem chuva.

Tempestade em Dubai deixa a cidade em estado de alerta/ Fonte: Twitter

Tempestade recorde

A magnitude do evento pegou tanto os habitantes quanto as autoridades de surpresa. Dubai, que tem investido em tecnologia para induzir chuva e combater a seca, se encontrou mal preparada para lidar com o excesso repentino de água. As imagens compartilhadas nas redes sociais mostravam carros submersos e pessoas deslocando-se em áreas normalmente secas agora convertidas em canais temporários de água da chuva.

Moradores de Dubai compartilha vídeos da tempestade que atingiu a cidade no último sabado/ Fonte: Twitter

Os meteorologistas notaram que esta tempestade foi atípica para a região e destacaram que eventos climáticos extremos como este estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas. A comunidade científica alerta para a necessidade de as cidades repensarem suas infraestruturas e preparações para desastres naturais, especialmente aquelas que, como Dubai, estão acostumadas a lidar mais com a escassez de água do que com a sua abundância.

Impactos

Após a tempestade, o impacto foi imediato e severo em vários setores da cidade. O aeroporto de Dubai, um dos mais movimentados do mundo, teve que cancelar, atrasar ou desviar centenas de voos, afetando milhares de passageiros. As autoridades emitiram alertas na noite anterior, aconselhando os moradores a ficarem em casa e evitarem áreas propensas a enchentes, uma medida que reflete a gravidade da situação.

Caminhões de bombeiros e equipes de resgate foram mobilizados para drenar a água das áreas mais afetadas e ajudar na evacuação dos moradores e turistas ilhados. Empresários e participantes de eventos internacionais, como o Circuito Mundial de Skate, que foram forçados a adiar suas atividades, encontraram uma cidade lutando para gerenciar essa crise.

A situação em Dubai acendeu um sinal entre as autoridades, que agora questionam a capacidade dos sistemas de alerta precoce e a infraestrutura urbana diante de desafios climáticos inesperados. O incidente revelou a urgência de reformas nos sistemas de drenagem e na gestão de emergências, em preparação para um futuro onde fenômenos extremos possam ser mais frequentes.

Avião pousando no aeroporto de dubai
Aeroporto de Dubai, um dos maiores do mundo, é inundado por forte tempestade / Fonte: Twitter

Infraestrutura e preparação para desastres

A tempestade serviu como um despertar para Dubai e cidades ao redor, que também enfrentam esse tipo de problema, devido às suas condições climáticas. A falta de infraestrutura adequada para lidar com grandes volumes de água ficou evidente, e agora há um clamor por investimentos em sistemas de drenagem e planejamento urbano que possam mitigar os efeitos de futuras tempestades.

Especialistas em urbanismo e clima sugerem que Dubai deve olhar para esta experiência como uma oportunidade para integrar soluções de infraestrutura verde, como jardins de chuva e pavimentos permeáveis, que podem ajudar a absorver a água da chuva e reduzir o risco de inundações. Além disso, eles afirmam que é fundamental revisar as políticas de desenvolvimento urbano para garantir que a expansão da cidade não aumente sua vulnerabilidade a enchentes.

Estação de metrô é inundada por chuva em Dubai/ Fonte: RT Brasil

À medida que Dubai se prepara para sediar a COP28, a recente crise climática destaca a necessidade urgente de cooperação internacional em pesquisa climática e gestão de desastres naturais. Espera-se que as lições aprendidas impulsionem discussões fundamentais sobre adaptação e políticas de sustentabilidade durante o evento, posicionando Dubai como um líder proativo na busca por soluções globais para a resiliência climática.

Além disso, as autoridades de Dubai estão sendo incentivadas a reforçar programas de educação e conscientização pública sobre as mudanças climáticas. Isso inclui treinamentos sobre medidas de segurança durante eventos extremos e a promoção de uma cultura de preparação que pode salvar vidas em situações de emergência. O esperado é que essas iniciativas, aliadas a uma infraestrutura mais robusta, preparem melhor a cidade e seus habitantes para enfrentar as incertezas climáticas do futuro.

Veja também:

Fontes: CNN, AP News, CBS News

Revisado por Glauco Vital em 16/4/24.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados