A Siri agora entende português na Apple TV

4k screen and apple tv - A Siri agora entende português na Apple TV
Nova atualização do tvOS traz o idioma Portugues do Brasil para a Siri na Apple TV. Entenda como funciona e que é possível fazer com os comandos de voz.

A mais nova versão atualizada do tvOS já teve sua versão pública final lançada e com ela chega uma novidade mais do que bem vinda para os brasileiros. Finalmente a Siri, assistente pessoal do box da maçã, ganha a opção de idioma em português.

Embora essa chegada já tivesse sido antecipada e esperada por muitos, ainda foi uma surpresa já que a versão beta da versão do sistema 11.3 não contava com essa opção, que só foi realmente lançada junto com a versão final liberada para o grande público.

Como ativar

Uma vez que a Siri até então não contava com essa opção, quem já tinha a versão beta instalada precisará restaurar a Apple TV e instalar a versão final. Para ativar a Siri é preciso ir na opção de Ajustes e em seguida selecionar Geral e configurar a Siri para Ativo. Logo abaixo dessa opção será possível também escolher o idioma desejado.

Comando de voz

Com a chegada da Siri em português, o controle remoto deixa de ser apenas o Apple TV Remote para se tornar Siri Remote, e através dele já será possível realizar comandos de voz que serão reconhecidos pelo aparelho e pela assistente. Para isso basta pressionar o botão no controle com o ícone do microfone e dar o comando de forma clara com o controle próximo. Assim o que é falado aparece na tela em forma de texto.

Siri Remote 720x462 - A Siri agora entende português na Apple TV

O que dizer

Para quem está acostumado com a Siri do iPhone, notará que a da Apple TV sofre mais limitações, principalmente por causa das funcionalidades apresentadas pela TV. Ainda assim é possível fazer uso dela para tornar a experiência mais cômoda, prazerosa e até mesmo mais dinâmica.

Um exemplo é o comando “Me indique uma comédia”, utilizado para selecionar um determinado gênero de filme e obter uma lista dos títulos disponíveis tanto no iTunes Store quanto nos aplicativos instalados que oferecem serviço de streaming como a Globo Play por exemplo.

Comando de voz 720x416 - A Siri agora entende português na Apple TV

Outro exemplo de uso da Siri é o comando para abrir os aplicativos instalados como por exemplo “Abra o Netflix” ou “Abra o youtube”. Ou selecionar músicas, artistas e playlists no Apple Music com comandos como “Quero ouvir U2” ou “Toque minha playlist Festa”.

Umas das funcionalidades que mais agradam aos usuários da Apple TV é sem dúvidas os comandos de voz que podem ser dados durante um filme ou vídeo. Por exemplo, para avançar a abertura de um seriado o usuário pode usar o comando “Avançar 1 minuto”, ou até mesmo fazer o contrário, voltar alguns minutos em uma cena caso tenha perdido alguma coisa ou não entendido algo, com o comando “Retroceda 1 minuto”.

E por fim, também é possível perguntar as horas e sobre o tempo em algumas cidades para obter informações de temperatura. Para quem conta com o HomeKit a Siri será útil também para dar comandos como para acender e apagar a luz da sala ou do quarto.

Então, se você tem a Apple TV da 4ª ou 5ª geração já poderá experimentar o uso da Siri em português e ganhar mais praticidade no aparelho.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via