Confira como adicionar um cartão de crédito no Google Pay

gpay
Conheça mais sobre o Google Pay e como ele pode tornar o uso de cartões de crédito mais simples
Anúncio
Confira como adicionar um cartão de crédito no Google Pay

Cartões de débito e crédito já se tornaram a forma de pagamento mais comum atualmente. Além disso, contas em bancos físicos já estão se tornando uma coisa do passado. E foi pensando nessas comodidades que a tecnologia pode nos oferecer que, em 2018, o Google uniu seus serviços de carteira digital e pagamentos online sob uma única plataforma: o Google Pay, a solução da empresa para competir com o Apple Pay, serviço de função similar.

Cartão Visa sendo utilizado com o Google Pay
O Google Pay está tornando a vida financeira dos usuários mais fácil ao se tornar uma carteira digital

Os usuários de aparelhos Android podem usar o Google Pay para pagamentos online, compras em apps, pagamentos via NFC em lojas e até envio e recebimento de pagamentos. Basta destravar o smartphone, aproximá-lo da máquina e aguardar a validação da identidade por meio de senha ou impressão digital no telefone. Ao finalizar a transação, a confirmação de pagamento aparecerá na tela.

Neste artigo reunimos, entre outros detalhes sobre o serviço, explicações detalhadas de como você pode adicionar um cartão de crédito (ou débito) no Google Pay para tornar a sua vida financeira mais descomplicada e eficiente.

Instalando e configurando o Google Pay

Antes de mostrarmos como adicionar formas de pagamento no app, você precisa baixar e realizar a configuração inicial do programa em seu smartphone ou tablet. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1 – Procure o app do Google Pay no seu smartphone. Normalmente o aplicativo já é instalado por padrão em quase todos os aparelhos Android recentes, mas se esse não for seu caso, você pode baixar na Play Store. Já os usuários de dispositivos da Apple precisam necessariamente baixar na App Store, por não ser nativo no iOS e iPadOS.

2 – Após a instalação, abra o Google Pay e selecione a opção de adicionar um cartão de crédito ou débito na aba “Pagamento”

Lista de cartões cadastrados no Google Pay
Você pode adicionar quantos cartões de c?edito e débito quiser no Google Pay

3 – Se for a primeira vez utilizando o Google Pay, o próprio aplicativo irá ajudar você a realizar as configurações iniciais através de um assistente. Selecione “Get Started”, então escolha um método de pagamento para adicionar e tire uma foto de seu cartão ou insira as informações dele manualmente.

4 – Após adicionar um cartão ou outro meio de pagamento, o Google irá fazer uma verificação de segurança via SMS ou por email. Você ainda pode personalizar seus cartões colocando nomes neles para se organizar melhor.

5 – Para habilitar o pagamento por aproximação basta você selecionar um de seus cartões no aplicativo e selecionar a opção “Configurar pagamentos em lojas”. O aplicativo talvez peça que você insira o código de segurança do cartão para confirmar a funcionalidade.

Tela do Google Pay com cartão habilitado para pagamentos NFC
Uma notificação irá aparecer logo abaixo de seu cartão se a função NFC estiver habilitada para ele

6 – Feito isso, quando estiver em um estabelecimento que aceite pagamentos via Google Pay, basta abrir o aplicativo e aproximar ele das máquinas de pagamento contactless.

Caso você fique com alguma dúvida sobre como adicionar um cartão de crédito no Google Pay ou como configurar o pagamento via NFC, o vídeo abaixo pode te ajudar:

Google Pay em apps e sites

Muitos aplicativos já possuem o Google Pay como um dos métodos de pagamento que o usuário pode utilizar. Apps de delivery de comida como iFood, Uber Eats e Rappi já tem suporte ao Google Pay. Para utilizar o serviço, basta escolher o Google Pay como método de pagamento no final da compra.

Normalmente, você poderá selecionar qual cartão deseja utilizar e, como método de segurança adicional, deverá inserir os três dígitos do código de segurança do cartão antes de concluir a compra.

Calçado sendo comprado em app usando o Google Pay
Diversos apps já possuem suporte ao Google Pay para finalizar a compra de forma mais prática

Fique sempre atento ao botão “Pague com o Google Pay” em aplicativos, pois com essa opção você poderá utilizar o Google Pay de forma direta e prática para fazer suas compras, sem a necessidade de entrar com seus dados de cartão e, o mais importante, sem nenhum custo adicional!

Caso necessite, também é possível acessar o serviço do Google Pay pelo seu navegador. A versão web do Google Pay possui todas as funcionalidades que a versão do aplicativo tem. Você pode verificar seu histórico de compras, suas assinaturas e serviços, e também é possível editar as informações de um método de pagamento ou adicionar um novo cartão de crédito ou débito, da mesma forma que na versão mobile.

Moletom sendo comprado na Internet usando o Google Pay
Muitos sites na Internet já possuem um botão específico para finalizar sua compra usando o Google Pay

Sites de compras que possuírem suporte ao Google Pay terão um botão específico para que você possa completar a compra usando o serviço do Google. O processo é semelhante a compras feitas usando o Google Pay em aplicativos. Além disso, muitos websites permitem que você salve o Google Pay como métodos de compra padrão para facilitar futuras operações e tornar todo o processo mais rápido e prático.

Suporte de bancos

Atualmente, diversos bancos oferecem suporte ao Google Pay para que você possa cadastrar seus cartões bancários no serviço. Enquanto nos Estados Unidos, Europa e Ásia a lista de instituições bancárias que tem parceria com o Google é grande, aqui no Brasil somente alguns bancos estão associados ao Google Pay:

  • Banco do Brasil (Crédito VISA, Débito VISA, Crédito Elo e Débito Elo)
  • Bradesco (Crédito VISA, Débito VISA, Crédito Elo e Débito Elo)
  • Itaú Unibanco (Crédito VISA, Débito VISA, Débito MasterCard, Crédito MasterCard, Credicard e Itaúcard)
  • Porto Seguro (Crédito VISA e Crédito MasterCard)
  • Neon Pagamentos (Crédito VISA e Débito VISA)
  • Banrisul (Crédito VISA e Crédito MasterCard)
  • Next (Crédito VISA e Débito VISA)
App do Google Pay sendo usado para pagamentos contactless em uma máquina de cartões
O Itaú é um dos bancos que possuem suporte ao Google Pay com seus cartões bancários

Se você é cliente de um desses bancos, para adicionar seu cartão de crédito ou débito ao Google Pay basta acessar o aplicativo do banco correspondente, ir até seus cartões e clicar no botão do Google Pay “Adicionar esse cartão ao Google Pay”. O processo é rápido e simples e você poderá usar seu cartão bancário no serviço do Google.

Vale lembrar que para clientes do Banco do Brasil, Bradesco e Next, a configuração do pagamento com Google Pay pode ser feita também por meio do app do banco. Além disso, para pagamentos online, o Google Pay aceita cartões de crédito dos demais bancos.

Mais serviços do Google Pay

Da mesma forma que o Apple Pay/Wallet, o Google Pay é uma carteira digital que também pode ser usada para armazenar seus tickets e passagens de viagem em um só lugar. Basta abrir o aplicativo Google Pay e tocar na aba “Passes” na parte inferior para acessá-los.

Infelizmente, nem todas as companhias aéreas ou operadores de trem (nos EUA e Europa) oferecem suporte ao recurso, pois muitos preferem emitir bilhetes em formato PDF em vez de passes compatíveis com Google Pay. Dessa forma, se você pode ou não usar esse recurso depende muito de quem está viajando.

Imagem de passes e bilhetes no Google Pay
O Google Pay pode armazenar informações de passagens aéreas, bilhetes de transporte e outros passes úteis

A boa notícia é que o Google Pay pode extrair automaticamente detalhes de seus passes e passagens aéreas diretamente de seus e-mails relevantes e carregar essas informações na tela de Passes. Se você possui uma conta de hotel, por exemplo, e se registrou com sua conta de e-mail do Google, dê uma olhada no Google Pay pois ele provavelmente conseguiu extrair essas informações para o aplicativo.

Além disso, o Google Pay também permite que o usuário adicione um passe (transporte público, programa de fidelidade ou cartão-presente) de forma manual ao aplicativo. Para isso, basta tocar no botão “+ Passe” e selecionar a opção relevante.

Alguns serviços de transporte público também já aceitam pagamento por aproximação utilizando o Google Pay. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a opção está disponível no MetrôRio e em testes na SuperVia. Já em São Paulo, a SPTrans testa a funcionalidade em algumas linhas desde o final de 2019.

Segurança de seus cartões de crédito e débito no Google Pay

Na teoria, o Google Pay (assim como todos os outros serviços do Google) é seguro. Quando você está realizando um pagamento em uma loja, a informação oficial do Google é que nenhum detalhe de seus cartões é compartilhado. Ao invés disso, o vendedor recebe um número único encriptado, que deixa todas as suas informações “escondidas”.

Além disso, caso seu smartphone seja roubado e seu app do Google Pay seja acessado, o criminoso conseguirá apenas visualizar os últimos 4 dígitos de seus cartões e a data de vencimento. Os três números que estão na parte traseira do cartão nunca estão disponíveis no aplicativo, o que inviabiliza qualquer invasor de obter todos os dados de seu cartão.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter