Rx 6500 xt

AMD lança RX 6500 XT para jogar em Full HD

Avatar of felipe vidal
Finalmente temos um lançamento para o segmento de entrada com a RX 6500 XT, que promete ser a mais baratinha da atualidade

Anunciada durante a conferência da AMD na CES 2022 há alguns dias, a RX 6500 XT foi lançada oficialmente hoje, quarta-feira (19), para povoar o segmento de entrada do mercado de GPUs. O lançamento simboliza o enfim investimento da fabricante em placas mais básicas depois de alguns anos sem novidades na categoria.

A RX 6500 XT

Amd lança rx 6500 xt para jogar em full hd. Finalmente temos um lançamento para o segmento de entrada com a rx 6500 xt, que promete ser a mais baratinha da atualidade
Modelo da ASUS TUF disponível no Brasil (reprodução/ ASUS)

A nova placa da AMD chega para completar o lineup iniciado em 2020 para os desktops. Segundo a empresa, a RX 6500 XT é a GPU para jogar em Full HD “tornando os jogos de 1080p de última geração acessíveis a mais jogadores“. Infelizmente ainda não sabemos até que ponto isso chega a ser uma verdade, pois as especificações técnicas do modelo me deixaram com um pé atrás.

O chip gráfico conta com um processo de fabricação em litografia de 6 nanômetros, a NAVI 24, baseada na microarquitetura RDNA 2. De fato é muito interessante ver a chegada do RDNA de segunda geração em uma placa de entrada como essa, porém, na tentativa de balancear o preço da placa, a AMD aparentemente escalonou muitas tecnologias para baixo.

O modelo tem 4 GB de memória VRAM GDDR6 e pode decepcionar alguns pela pouca quantidade. Isso pode ser um limitador para alguns cenários, porém não podemos afirmar com certeza. Todavia, o barramento de apenas 64-bit faz com que a largura de banda esteja presa a uma taxa de 144 GB/s na largura de banda. Os clocks base e em boost chegam a 2610 Mhz e 2815 Mhz, respectivamente.

Amd lança rx 6500 xt para jogar em full hd. Finalmente temos um lançamento para o segmento de entrada com a rx 6500 xt, que promete ser a mais baratinha da atualidade
Trecho de apresentação da AMD na CES 2022 (reprodução/ AMD)

Outras especificações indicam um total de 1204 stream processors e 16 unidades de computação. No total, há 11.5 teraflops de poder de fogo na RX 6500 XT. Outras configurações que merecem uma observação é a falta de compatibilidade total com codecs como o AV1, ou parcial como o h.264. Em outras palavras, parece ser uma placa complicada para os produtores de conteúdo.

Feita para Full HD

No site oficial da AMD, a marca reitera que a placa é capaz de rodar títulos como Resident Evil Village a 108 frames, Halo Infinite a 78 quadros, Fortnite em 104 fps, Call of Duty: Vanguard em 61 frames, etc. Tudo isso nas configurações altas e resolução Full HD.

Ademais, algo que pode dar maior longevidade para a GPU é a FidelityFX Super Resolution. A tecnologia recente da AMD utiliza uma técnica de upscaling ao pegar uma imagem com resolução maior, como 1080p, depois reduzi-la, para então aumentar novamente com IA e a adição de alguns filtros. O grande truque é a utilização de filtros e softwares específicos que serão aplicados para tratar e corrigir imperfeições na imagem final.

Todo esse processo vai reverberar em maiores taxas de quadros para o seu game, mas preste atenção, pois nem todo título está com essa opção disponível. Abaixo você pode conferir uma explicação mais completa pelo canal oficial da AMD Brasil.

Preço e disponibilidade

No momento em que esta matéria está indo ao ar, a RX 6500 XT é encontrada em pré-venda no site da Kabum por R$ 2.299 nos modelos da AsRock, Sapphiree e ASUS. Nos próximos dias é esperado que mais varejistas e novas opções de marcas cheguem ao mercado brasileiro.

Ficha técnica

Amd lança rx 6500 xt para jogar em full hd. Finalmente temos um lançamento para o segmento de entrada com a rx 6500 xt, que promete ser a mais baratinha da atualidade
Ficha técnica da RX 6500 XT (divulgação/AMD)
MarcaAMD
ModeloRX 6500 XT
ChipNavi 24
Litografia6nm
VRAM4 GB GDDR6
Strem processors1024 unidades
Clock baseaté 2610 MHz
Clock (boost)até 2815 MHz
Clock da memória18.0 Gbps
Interface da memória64-bit
Largura de banda232 GB/s (pico)
DirectX12
PCI Express4.0
Fonte400W
Slots2 slots
ConectividadeDisplayPort / HDMI
PreçoR$ 2.299

Veja também

E aí, o que achou do lançamento da RX 6500 XT? Aproveita e confere o nosso review completo da RX 6600 XT Red Devil da PowerColor

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados