Google lança Android 12 Developer Preview, confira novidades

Android 12
Na primeira prévia do Android 12, mudanças nas notificações, suporte a novos formatos de arquivos e feedback háptico são algumas das novidades

A primeira prévia de desenvolvedor do Android 12 foi lançada para os celulares Pixel, chegando as linhas Pixel 3, 3a, Pixel 4, Pixel 4a e o Pixel 5. Desenvolvedores também tem acesso a plataforma a partir do emulador Android Studio. Por hora, as mudanças oficialmente mostradas e anunciadas pelo Google são centradas em desenvolvedores, mas algumas mudanças já são importantes para serem notificadas.

Novidades do Android 12

Android 12 developer preview: mudanças nas notificações

Android 12
As notificações no Android 12. Fonte: XDA Developers.

Assim como no vazamento de documentação do Android 12 de algumas semanas atrás, a prévia para desenvolvedores conta com alterações nas notificações e na interface. No geral, as notificações agora terão transições e animações melhoradas, com um design mais moderno e fácil de usar. Também, por uma mudança na interação dos aplicativos com as notificações, elas estão mais rápidas.

Melhoria em usabilidade e experiência do usuário no Android 12

O Android 12 contará com várias melhorias para a experiência dos usuário, como o aprimoramento do suporte ao formato HEVC. Com uma nova função de conversão em tempo real, o Android 12 irá aumentar a compatibilidade de vários aplicativos com o formato, mesmo se oficialmente não forem diretamente compatíveis com ele. O formato AVIF também será suportado pelo Android 12. Esse formato deixa as imagens mais compactadas do que os formatos padrões atuais, ainda mantendo a qualidade do arquivo.

Google lança android 12 developer preview, confira novidades. Na primeira prévia do android 12, mudanças nas notificações, suporte a novos formatos de arquivos e feedback háptico são algumas das novidades
A diferença do formato JPEG e AVIF.

Uma nova API do Android 12 irá facilitar a transferência de imagens, vídeos e outros conteúdos entre aplicativos, facilitando por exemplo edições de imagens ou colagens. O Android 12 também contará com áudio multicanal e melhorias na API de navegação por gestos. Por último, nas questões de usabilidade, o sistema irá ter feedback háptico integrado ao áudio, que irá tornar experiências em jogos mais imersivas, como por exemplo o celular vibrando com a aceleração de um carro dependendo da intensidade do som do motor.

O uso do sistema em telas grandes também contará com melhorias, contando com otimizações para telas de smartphones dobráveis, tables e TVs. Um modo para uso de celulares com telas grandes em uma só mão também está disponível, com a tela sendo puxada para baixo para facilitar o acesso de opções que estiverem na parte de cima dela.

A opção “Nearby Share” permite que o celular com Android 12 compartilhe senhas de wi-fi por aproximação, sem necessidade de código QR ou de digitar a senha. Por último, uma opção que afeta em especial o Pixel 4 e o Pixel 5 é o de a tela mostrar ou não a câmera de selfie na tela. Se a escolha for não mostrar, o sistema irá criar uma pequena imagem que ficará na câmera, a tornando imperceptível.

Segurança e privacidade

Android 12
As opções de segurança no Android 12. Fonte: XDA Developers.

As opções de privacidade e segurança sempre contam com mudanças em cada novo lançamento do Android, e na nova versão não será diferente. Partindo das mudanças de cookies que vem acontecendo em navegadores de internet para os computadores, o Android 12 terá um maior controle sobre o que eles fazem com seus dados de navegação e como eles influenciam no que você exposto e navega na internet.

O Android 12 também deixará mais claro quais dados os aplicativos estão transmitindo, funcionando bem para informar os usuários quantas informações as empresas realmente estão coletando deles.

Melhorias em atualizações de aplicativos

O Android 12 contará com atualizações para os aplicativos e para o sistema mais rápidas. Expandindo o Projeto Mainline, feito para frear a disparidade de versões do sistema entre as diferentes fabricantes de celulares. O principal objetivo é que as atualizações sejam liberadas via Google Play, estando disponíveis para todos os celulares compatíveis ao mesmo tempo.

Como instalar o Developer Preview do Android 12?

O primeiro Developer Preview do Android 12 já está disponível para atualização manual e para atualização via OTA. Porém, somente os aparelhos Pixel 3 e 3 XL, Pixel 3a e 3a XL, Pixel 4 e 4 XL, Pixel 4a e 4a 5G e Pixel 5 podem ser atualizados com essa versão. Caso você não tenha um deles, ele também está disponível para uso no emulador Android Studio.

O Developer Preview está disponível no  site oficial para desenvolvedores do Android.

Fonte: Android Police, XDA Developers

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário