Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android

android one oreo go pie 1 990x559 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Neste artigo, iremos explorar as principais características e diferenças entre as versões de Android disponíveis no mercado mobile

O Android é o sistema operacional mais usado em smartphones e dispositivos móveis no mundo. Porém, ao ser compatível com vários tipos de hardwares a experiência do usuário nem sempre é a mesma em todos os aparelhos. Sabendo disso, o Google desenvolveu três versões do Android simultaneamente: Android (a principal versão, atualmente a Android 9 Pie), Android One (uma linha especial de smartphones sem apps de empresas e sem bloatwares) e Android Go (versão especial para smartphones básicos).

Neste artigo, iremos explorar cada uma dessas “visões” do Android, além de suas principais características e diferenças.

Android 9 Pie

Lançado pela Google recentemente, o Pie (9.0) aos poucos começa a tomar o lugar do Oreo (8.0). A nova versão estará presente nos principais aparelhos da Samsung, LG, Motorola, Asus e Sony, entre outras empresas em breve. Da mesma forma que ocorreu com o Oreo, o Pie vai permitir modificações e atualizações do sistema pelos fabricantes.

Android 9 Pie - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Anunciado recentemente, o Android Pie preserva muitas características do Oreo, além de trazer várias novidades.

O Android Pie corresponde à versão “convencional” do sistema e poderá ser encontrado tanto em dispositivos ponta de linha como o ZenFone 5Z da Asus, quanto em modelos mais em conta. Mesmo assim, nem todos os dispositivos vão receber o Pie, então fique atento na hora de procurar um novo smartphone para ter certeza que ele será compatível com o Android Pie.

zenfone 5z chamada mc11 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
A linha ZenFone 5Z da Asus irá receber atualizações para rodar o Android Pie.

Com a revelação do Pie, o Google mantém o desenvolvimento da família convencional do Android firme e forte. Muitos dos recursos encontrados no Pie serão utilizados nos dispositivos que possuem o Android One e o Go, mas claro, com algumas leves diferenças.

Conforme iremos detalhar mais adiante, a versão One do Android Pie não terá nenhum tipo de alteração. Ou seja, será um “Android Puro”, sem mudanças no sistema feitas pelas empresas fabricantes. Já a versão Go será mais leve  e ocupará menos espaços nos aparelhos: uma vantagem para dispositivos com pouco espaço de armazenamento e baixo poder de processamento.

download - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Smartphones topo de linha, como o Samsung Galaxy S9 e S9 Plus ainda rodam o Android Oreo.

É importante notar que as versões do Android One e Go, que serão abordadas a seguir, ainda estão baseadas em versões modificadas do Oreo, uma vez que esse sistema é o mais encontrado e utilizado nos smartphones atuais, como no Samsung Galaxy S9 e S9 Plus.

Android One

Anunciado em 2014, o Android One não se trata propriamente de uma “versão” do Android mas sim a designação dada aos modelos no estilo “Stock Android”, que agora não são mais produzidos pela Google, mas diretamente pelas empresas. Eles são dispositivos os quais as empresas se comprometem a não adaptar  com personalizações.

Nesse caso, a ideia não é produzir aparelhos de baixo custo, mas smartphones livres de bloatwares e customizações do fabricante que podem prejudicar o desempenho dos dispositivos. Podemos encontrar o Android One em smartphones topo de linha – como o LG G7 – mas que possui diversas adaptações que oferecem uma experiência apropriada de acordo com as limitações dos smartphones com preços mais acessíveis .

xlg g7 fit 1 1535439134 1 1.jpg.pagespeed.ic .cJNMGpkmdS 1 1 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android

O LG G7 Fit é um dos modelos da empresa que rodam o Android One.

Desde seu lançamento, o projeto do sistema operacional cresce e hoje o Android One já é considerado um “Android Puro”. Suas atualizações não são controladas pelas empresas fabricantes, mas sim pelo Google. Isso quer dizer que os dispositivos que rodam o One costumam receber atualizações de novas versões mais rápido.

Android One Logo Showmetech 1 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Inicialmente projetado para aparelhos de baixo custo, hoje o Android One roda em dispositivos topo de linha, como os da Xiaomi.

Smartphones Android One virão de fábrica apenas com os apps do Google. Porém, como o sistema permite acesso ao Play Store, o usuário pode baixar os aplicativos que desejar. A vantagem aqui está em não ser obrigado a manter os apps das fabricantes dos dispositivos instalados.

nokia 7 plus press render - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
O Nokia 7 Plus também roda o Android One, oferecendo alto desempenho a um custo moderado.

A Nokia está entre as fabricantes que já adotaram o Android One em seus aparelhos, com destaque para a nova linha de smartphones que a empresa anunciou durante a Mobile World Congress 2018. Outras empresas como Motorola (Moto X4), Xiaomi (Mi A1) e HTC (U11 Life) também estão utilizando o sistema em seus aparelhos, mas eles ainda não foram lançados no Brasil.

Uma das melhores formas de diferenciar o Android One do Android “convencional” é que ele se trata de um Android para  smartphones de todos os tipos, mas como exatamente o Google quer que ele seja em qualquer fabricante. É como o Google passando a sua antiga “linha Nexus” para as empresas produzirem seus próprios aparelhos.

Android Go

Finalmente, temos o Android Go, uma versão “intermediária” do sistema operacional mobile da Google, anunciada em 2017. O objetivo do Go é fornecer os mesmos recursos disponíveis em dispositivos medianos e de ponta de linha, mas que possuem as adaptações apropriadas para hardwares menos poderosos e mais limitados.

Android Oreo Go Edition 1 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Destinado a aparelhos “intermediários”, o Android Go é uma versão mais “enxuta” do sistema operacional.

Essa versão do Android é específica para aplicativos nativos do sistema original. Porém, nem todos esses apps são exclusivos para rodar no Go: o YouTube Go, por exemplo, permite o download de vídeos para assistir offline, e está disponível no Brasil para download em qualquer sistema Android.

O Android Go também possui outros apps que ainda não estão disponíveis por aqui, como uma versão mais simples do Gmail, Google Maps e até do aplicativo de busca do Google. Além de mais leves, essas versões  são ideiais para smartphones com pouca capacidade de armazenamento (até 8 GB) e pouca memória (1 GB).

positivoandroidgo - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Android Twist Mini e Twist Metal

A Multilaser, Positivo e Alcatel são algumas das fabricantes brasileiras que já estão adotando o Android Go em suas principais linhas de smartphones. O Twist Mini, da Positivo, foi lançado recentemente no mercado por R$ 400,00, enquando o Twist Metal (uma versão mais robusta), pode ser encontrado por R$ 700,00.

Versões do Android para todos os gostos

As várias versões (nesse caso, poderíamos até chamar de “visões”) do Android tentam solucionar um problema de longo prazo enfrentado pelo mercado mobile no mundo: o casamento perfeito entre software e hardware. A Apple nunca teve preocupações com tal problema, uma vez que o iOS é um sistema desenhado para rodar com alto desempenho somente nos aparelhos da empresa. Agora, a Google corre atrás do prejuízo com diferentes versões do Android para atender diferentes dispositivos e diferentes consumidores e, o mais importante, nunca deixar o usuário na mão.

android versions 1 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android
Com um sistema mais voltado para atender à diferentes dispositivos, o Android está se adaptando.
android one oreo go pie 1 - Android Pie, One e Go: as diferenças entre as várias versões do Android

Receba Notícias por E-mail:

Share via