Android Q pode ser lançado ainda hoje

Android Q pode ser lançado ainda hoje
Google já deve disponibilizar hoje a developer preview do Android Q, com modo escuro e mais fabricantes dando suporte prévio

O Google já está trabalhando na publicação do Android Q, a próxima versão do seu sistema operacional móvel. Documentos da empresa indicam que a prévia para desenvolvedores pode ser lançado ainda hoje (11).

Relatório de bugs já está online

No site Issue Tracker (rastreador de problemas, em tradução livre), os desenvolvedores podem reportar bugs e visualizar problemas reconhecidos por outros colegas ou pelo próprio Google. Hoje, o editor chefe do site XDA Developers, Mishaal Rahman, encontrou uma página já reservada para a nova versão.

Android Q pode ser lançado ainda hoje
Página do rastreador de problemas especialmente para Android Q

A página tem indicações de como reportar bugs no Android Q da maneira adequada. Porém, o que mais chama atenção é um dos links no texto. É recomendado que, antes de submeter a análise de um bug, verificar se o problema já foi solucionado numa atualização ou se existe um tópico para ele. Sobre esse último ponto, há o seguinte link: https://goo.gl/qL5TjA. Ele indica uma possível data de lançamento do Android Q.

Android Q pode ser lançado ainda hoje
Uma possível data para o lançamento do Android Q

O link direciona para uma página de pesquisa com um código, provavelmente um filtro que corresponde à postagens de bugs da nova versão, mas com acréscimo de uma data específica: 2019-03-11 (11 de março de 2019). Isso leva a acreditar que a partir desta data serão exibidos relatos de bugs, o que é essencialmente uma confirmação de sua publicação hoje na versão para desenvolvedores.

O que esperar do Android Q?

Android Q pode ser lançado ainda hoje
Espere um gosto doce e cremoso do Android Quindim

Caso seja lançada hoje, a developer preview do novo Android será a primeira edição pública de uma build. Normalmente, o Google lança três edições para desenvolvedores. Sendo a primeira, muita coisa ainda pode mudar, recursos sendo adicionados ou removidos.

Android Q pode ser lançado ainda hoje
Paixão dos usuários do Windows Phone e atual regalia dos donos de Samsung Galaxy, o modo escuro deve chegar nativamente ao Android Q

Alguns desenvolvedores tiveram acesso a uma build privada. Vazamentos apontam para a introdução do modo escuro de maneira nativa. O modo escuro poderá ativado manualmente ou de modo automático, de acordo com o horário do dia. Os smartphones com tela OLED serão os mais agraciados pelo recurso.

Há a sugestão da retirada do botão de voltar, um incômodo para quem decidiu usar os gestos para navegação no Android 9 Pie. Foi visto o recurso de gravação nativa de tela, sem mais precisar instalar apps. Adoção de modo desktop, hoje limitado a smartphones da Samsung e Huawei. Além de medidas de segurança para o Smart Lock e reconhecimento facial.

Mais fabricantes irão apoiar as edições prévias do Android Q, em comparação com o Android P. Samsung, Motorola, LG, HTC e Huawei devem suportar previamente o Android Q, junto da Nokia, OnePlus, Oppo, Sony, Vivo e Xiaomi.

Fonte: Android Police

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail