Aplicativo da Ford permite controle de carros autônomos pelo smartphone

003   AV   MIAMI 02222018 ford 0583 Edit.0 - Aplicativo da Ford permite controle de carros autônomos pelo smartphone
Aplicativo permite dois modos para controle do carro, mas não dá ao usuário controle da aceleração do veículo

Os carros autônomos, ou seja, carros capazes de circular pelas ruas sozinhos sem necessitar de um motorista, ainda não são exatamente uma realidade, mas a inovação vem ganhando destaque e empresas como a Ford estão investindo pesado em um futuro onde eles se tornarão cada vez mais comuns. Recentemente, a empresa registrou duas patentes que permitem que o usuário possa dirigir um carro autônomo através do seu smartphone de forma simples. Conheça mais sobre elas.

Mantendo o controle

GM Cruise AV.0 720x480 - Aplicativo da Ford permite controle de carros autônomos pelo smartphone
Aplicativo permite o controle das direções do carro pelo smartphone

Ao utilizar um carro autônomo, caso seja necessário, o usuário deverá assumir o controle das direções do carro. Seja ao identificar algo que o veículo não tenha identificado, ou para seguir por um atalho que os sistemas do carro não tenham conhecimento, ou qualquer outra situação que exija que o passageiro tenha o controle.

Para isso, um aplicativo que conectado ao veículo permite que o usuário possa mudar sua direção de duas formas diferentes. O primeiro modo transforma o smartphone em um volante, ou seja, basta girar o dispositivo móvel para controlar a direção das rodas dianteiras, como se estivesse girando um volante. O segundo modo exibe a imagem de um volante na tela sensível ao toque, e com o dedo o usuário pode girá-lo ao bel prazer.

Vale ressaltar, entretanto, que o aplicativo só permite o controle da direção do carro. Outras funções como o freio e o acelerador ainda serão encarregadas pelo veículo, sem qualquer interferência externa.

Futuro da patente

Como o projeto ainda é basicamente apenas uma patente, não é possível saber ao certo como ele será na prática, visto que normalmente a patente não apresenta todos os detalhes da ideia. O certo é que a Ford tem um longo caminho a percorrer antes de torná-lo possível, principalmente em termos de segurança e desempenho.

Algumas questões podem ser levantadas, como por exemplo, como impedir que alguém de fora tenha acesso ao seu carro através desse aplicativo? Como impedir atrasos na conexão entre o aparelho e o veículo que possam retardar a resposta aos movimentos?

De toda forma, por mais que carros autônomos sejam aparentemente confiáveis, é quase certo de que usuários terão que assumir o controle eventualmente, e por isso a Ford já está trabalhando com a possibilidade antes que ela se transforme em uma necessidade. É provável que o aplicativo ainda tenha outras funcionalidades, além de simplesmente imitar  um volante, já que para isso um volante físico no veículo seria mais do que suficiente.

Evitando acidentes com carros autônomos

dims 720x480 - Aplicativo da Ford permite controle de carros autônomos pelo smartphone
Sistema de luzes em carros autônomos podem ajudar na segurança de pedestres

A Ford também já anunciou que está trabalhando com um sistema para evitar atropelamentos e para ajudar com que os pedestres e até motoristas de outros veículos tenham um conhecimento maior sobre as “intenções” dos carros autônomos.

É uma espécie de linguagem de luzes. Com ela, as luzes que se acendem no veículo indicam se ele está prestes a parar, a acelerar ou qualquer outro tipo de movimentação. A empresa está trabalhando com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) para tornar essa linguagem padrão, de forma que todos entendam.

A Ford parece estar realmente concentrada em agilizar a chegada desse tipo de veículo nas ruas. E você, o que acha disso? Deixe um comentário!

003   AV   MIAMI 02222018 ford 0583 Edit.0 - Aplicativo da Ford permite controle de carros autônomos pelo smartphone

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via