14 aplicativos para cuidar de cachorros com seu smartphone

Aplicativos para cuidar de cachorros. Cachorro digita em um celular.
Desde adestrar o seu cãozinho até ajudar na sua distração, selecionamos 14 aplicativos para cuidar de cachorros que te ajudam no dia-a-dia com seu pet

O cachorro é parte da nossa família. Hoje em dia, o amor por essas criaturas fofas que adoçam a vida de seus tutores os transformaram em filhos, quase superando a máxima do “cachorro é o melhor amigo do homem”. Não é à toa que o mercado pet não para de crescer, ofertando diversos serviços que podem ajudar no cuidado com os cães: escola, cabeleireiro e até acupuntura! Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), atualmente já são mais de 132 milhões de pets no Brasil e o faturamento do setor em 2020 é de nada menos que 40 bilhões de reais.

Para te ajudar na tarefa de dar mais qualidade de vida e mimos ao seu pet, o Showmetech separou 11 aplicativos para cuidar de cachorros com o seu smartphone. Confira!

11pets: Cuidado Animal (Android e iOS)

  • Captura de tela do aplicativo 11 pets: cuidado animal.
  • Captura de tela do aplicativo 11 pets: cuidado animal.
  • Captura de tela do aplicativo 11 pets: cuidado animal.

O 11pets, disponível em iPhone e Android, controla a saúde do seu animal. Lembre a hora de dar um medicamento, organize a agenda de vacinas, visitas ao veterinário, horário de medicações, banhos e outras tarefas importantes, criando um histórico médico de seu animal de estimação, incluindo raios-x, resultados de laboratório e exames de sangue. 

Com o 11pets, também é possível registrar informações como temperatura e peso, formando, assim, um histórico de indicadores que podem ser úteis para o acompanhamento da saúde do seu cachorro. Para isso, o aplicativo também oferece funcionalidades especializadas, fornecendo um monitoramento da evolução de sintomas ao longo do tempo e permitindo fotos e anotações.

Também tem uma galeria de fotos do seu cachorro, lembrando os momentos mais marcantes do seu pet.

Dogo (Android e iOS)

  • Aplicativos para cuidar de cachorros. Aplicativo dogo sobre fundo verde.
  • Aplicativos para cuidar de cachorros. Aplicativo dogo sobre fundo verde.
  • Aplicativos para cuidar de cachorros. Aplicativo dogo sobre fundo verde.
  • Aplicativos para cuidar de cachorros. Aplicativo dogo sobre fundo verde.

Um dos principais objetivos do aplicativo Dogo, um dos mais conhecidos aplicativos para Android ou iPhone, é te inspirar a adestrar o seu cachorro, ajudando a treiná-lo nos principais movimentos. Tudo isso por meio de uma uma biblioteca com mais de 100 comandos, dos mais simples, como obediência básica, nome, chão e treinar a ida ao banheiro, até os mais avançados, como Gira, Senta & Fica ou Pega a Coleira.

Ele também possui um clicker, simulando o famoso objeto usado para adestramento de cães que emite um som curto, seco e evidente, para sinalizar o acerto; é como se ele falasse para o cão: “muito bem, você acertou, agora vai ganhar uma recompensa”.

Um dos pontos altos é a interação com treinadores profissionais, tendo dicas preciosas que podem fazer a diferença quando você tiver alguma dificuldade na hora de treinar o seu cachorro, ou mesmo acompanhar como outros tutores de cachorro fazem o mesmo truque que todos aprendem naquele momento.

Ainda tem o desafio das fotos, em que é possível compartilhar fotos criativas com toda a comunidade Dogo, votando em outros cachorros e conhecendo pets do mundo inteiro.

Dog Hero (Android e iOS)

  • Captura de tela do aplicativo dog hero. Na parte superior, a foto de um casal. Sobre o colo deles, alguns cachorros. Logo abaixo, avaliações de usuários, seguidos de pontuação por estrelas.
  • Captura de tela do aplicativo dog hero. Ocupando quase toda a tela, um mapa, com a foto de um cachorro quase ao centro. Dela parte uma linha que traça uma rota.
  • Captura de tela do aplicativo dog hero, mostrando perfil de uma mulher.

O Dog Hero é outro dos mais famosos aplicativos para cuidar de cachorros, disponível em Android e iOS.

Ele permite conectar tutores de cachorros a cuidadores e passeadores, encontrando um anfitrião – como eles chamam a pessoa que vai hospedar o seu cãozinho por uma noite ou mais – para quem não tem com quem deixar os cães quando precisa viajar, ou então em uma situação de emergência. E o melhor é que dá para acompanhar a estadia do seu pet por meio de vídeos e fotos.

Para achar um anfitrião, basta usar os filtros do aplicativo e visualizar os perfis, conferindo as fotos das residências e avaliações de outros usuários.

No aplicativo, também é possível encontrar veterinários – que fazem consulta a domicílio -, serviços de pet sitter – para quem precisa se ausentar por 1h e não tem com quem deixar o cachorrinho fora (um anfitrião vai até a casa da pessoa para cuidar do pet, colocando comida, água, trocando tapetinho, deixando-o confortável no ambiente que ele mais gosta) – e creche para o seu cachorro – esta que é ideal para quem precisa passar o dia inteiro fora de casa e não pode deixar o cachorro sozinho em casa.

O pagamento dos serviços é feito pelo próprio aplicativo e as reservas possuem o que eles chamam de Garantia Veterinária, um reembolso de urgências médicas caso seu cãozinho precise de assistência veterinária enquanto estiver sob o cuidado de um anfitrião.

Raças de Cães (Android) e The Dogs Pedia (iOS)

  • Captura de tela do aplicativo raças de cães no android
  • Captura de tela do aplicativo raças de cães no android
  • Captura de tela do aplicativo the dogs pedia no iphone
  • Captura de tela do aplicativo the dogs pedia no iphone
  • Captura de tela do aplicativo the dogs pedia no iphone

Ainda que não exatamente um dos aplicativos para cuidar de cachorros, o app Raças de Cães traz muitas curiosidades interessantes sobre as diversas raças de cachorro, sendo aquele dicionário que você pode ter sempre ao alcance da mão quando precisa tirar alguma dúvida sobre o seu cãozinho. Ele ocupa pouca memória do celular, tendo para isso uma interface simples e podendo acessar o conteúdo offline (fotos só ficam disponíveis online). Ele tem uma seção de favoritos e também permite pesquisa por voz. A parte ruim é que ele só está disponível em inglês e para aplicativos Android.

Um similar para iPhone é o The Dogs Pedia, que conta com outros recursos interessantes, combinando reconhecimento de raça a partir de uma foto do seu cão com uma base de dados de contendo diversas informações sobre mais de 600 raças caninas, além de filtros de buscas personalizados para encontrar a raça desejada, como altura, tamanho, popularidade.

Apito de cachorro (Android) e Dog Training & Clicker (iOS)

  • Captura de tela do aplicativo apito de cachorro
  • Captura de tela do aplicativo apito de cachorro
  • Captura de tela do aplicativo apito de cachorro
  • Captura de tela do aplicativo dog training & clicker
  • Captura de tela do aplicativo dog training & clicker
  • Captura de tela do aplicativo dog training & clicker

Existem diversos aplicativos para apito de cachorro. Um dos aplicativos para cuidar de cachorros mais úteis nesse sentido é o Apito de Cachorro da Tech Arena Apps, que possui 4,4 estrelas no Google Play.

Com ele, é possível simular os sons de alta frequência que só os cachorros conseguem ouvir – e que fogem do espectro de 20 kHz padrão da audição humana, sendo uma alternativa ao apito tradicional para interagir com seu pet.

Com interface simples, além do apito, ele também oferece um clicker, aquele apito para adestramento que comentei anteriormente, além de dicas de treinamento, ajudando a ensinar o cachorro sobre os momentos em que ele precisa parar de latir; não só, você pode chamar seu cachorro pelo apito, mudar o seu comportamento ou mesmo fazer certos truques.

No iPhone, aplicativos com funções similares é o Dog Training & Clicker. Com ele, ainda é possível emitir um certificado dos treinamentos que você realiza.

iKibble (iOS)

  • Captura de tela do aplicativo ikibble
  • Captura de tela do aplicativo ikibble
  • Captura de tela do aplicativo ikibble

Às vezes, bate aquela dúvida quando sobra algum alimento em casa: “será que meu cachorro pode comer isso?”.

Com iKibble, disponível apenas para iOS, você descobre o que eles podem comer e quais as opções mais saudáveis para seu cão, entre uma grande variedade de alimentos, como, por exemplo, carne, laticínios, frutas, vegetais e grãos, encontrando dicas de como preparar alguns alimentos, podendo navegar por categorias de alimentos ou classificar pelo que é mais saudável.

Dog Walk

  • Captura de tela do aplicativo dog walk
  • Captura de tela do aplicativo dog walk

Com o Dog Walk, disponível nas versões Android e iOS, você não tem mais desculpa para não entrar em forma com o seu cão. Este, que é um dos aplicativos para cuidar de cachorros mais destinados para a saúde, ajuda a contabilizar a perda de calorias do seu cachorro e também do tutor, registrando todos os passeios com seu animal, ao gravar a rota, a distância, a duração de cada passeio e até mesmo onde seu cachorro costuma fazer necessidades durante o exercício diário de caminhada em um mapa, além de permitir compartilhar fotos com outros usuários.

Relax My Dog (Android e iOS)

  • Captura de tela do aplicativo relax my dog
  • Captura de tela do aplicativo relax my dog
  • Captura de tela do aplicativo relax my dog

Seu cão está estressado, ansioso, sentindo-se solitário, entediado ou muito agitado? O Relax My Dog privilegia o relaxamento dos cães por meio da música, embalando seu cão por meio de trilhas sonoras suaves. É a versão em aplicativo para iOS ou Android do famoso canal do Youtube Relax My Dog, que já possui mais de 2 milhões de inscritos. Também é possível encontrar vídeos com cenas relaxantes, ajudando o cachorro a dormir ou a lidar com ruídos altos, como os fogos de artifício.

É um ótimo complemento a outras medidas para aliviar a tensão do seu cachorro, como passeios, enriquecimento ambiental, socialização ou brincadeiras.

Midoog (Android e iOS)

  • Captura de tela do aplicativo midoog
  • Captura de tela do aplicativo midoog
  • Captura de tela do aplicativo midoog

O Midoog, em versão para Android e iPhone, é um aplicativo focado em reunir todas as informações do seu pet, funcionando quase como um “facebook” animal: envie fotos de seu cachorro, comente em fotos de pets de outras pessoas, participe de eventos, compartilhe notícias, participe de enquetes com perguntas sobre o mundo animal e conheça pessoas de todo o mundo que amam animais, tudo isso dentro de uma grande comunidade do assunto.

O app também conta com recursos para ajudá-lo a controlar a saúde do seu pet no cotidiano, na mesma linha do 11 pets: controle e registre visitas ao veterinário, as últimas doses de vacinas e crie lembretes.

Dog Scanner

  • Captura de tela do aplicativo dog scanner
  • Captura de tela do aplicativo dog scanner
  • Captura de tela do aplicativo dog scanner

Está em dúvida sobre qual é a raça do seu cão e não sabe por onde começar? O Dog Scanner, disponível em versões Android e iOS, permite reconhecê-la a partir de uma foto.

Para isso, você pode tirar uma foto, gravar um vídeo ou carregar uma foto direto do seu celular. Ele também possibilita reconhecer raças mistas, identificar com qual raça de cachorro você se parece (a partir de uma foto sua) e ainda vem com um jogo de desafios e guloseimas virtuais.

Vet Smart Cães e Gatos

  • Captura de tela do aplicativo vet smart
  • Captura de tela do aplicativo vet smart
  • Captura de tela do aplicativo vet smart

Temos, muitas vezes, curiosidade de entender o que o veterinário prescreveu para tratar algum sintoma do cãozinho, ou então entender melhor sobre um remédio.

Embora voltado para veterinários, o aplicativo Vet Smart, em iOS ou Android, também é usado por leigos para fins de consulta, pois é uma fonte rica de informações sobre remédios de pequenos animais, contando com a descrição do medicamento, suas prescrições, doses recomendadas, frequência de utilização, indicações e contraindicações e bibliotecas de doenças.

Pet First Aid

  • Captura de tela do aplicativo pet first aid
  • Captura de tela do aplicativo pet first aid
  • Captura de tela do aplicativo pet first aid da american red cross
  • Captura de tela do aplicativo pet first aid
  • Captura de tela do aplicativo pet first da american red cross

O Pet First Aid funciona como uma guia de primeiros socorros, auxiliando os donos de cachorros no que fazer para prestar os primeiros socorros quando seu cão precisar de ajuda. Ele ensina a fazer curativos corretamente e serve de fonte de conteúdo em cuidados médicos diversos, como pequenas dúvidas sobre respiração de animais, medicamentos ou até mesmo sobre que tipo de comida dar ao cão, por meio de vídeos, artigos e fotos. Um similar para iPhone é o Pet First Aid da Cruz Vermelha Americana.

Depois de fazer o check-up do seu bichinho, você pode testar alguns filtros do Snapchat que deixam eles com a cara de personagens da Disney!

Fontes: Pet South America | Android Authority | Dog Hero | iG |

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente