Artistas processam empresas de ia | trio

Artistas processam empresas de IA | TRIO

Avatar de lucas gomes
Ainda falamos sobre o primeiro prédio com vários andares impresso em 3D e também de uma possível nova aeronave modular com propulsores avançados. Confira!

No Showmetech TRIO desta semana falaremos sobre artistas que processaram judicialmente empresas de IA — Inteligência Artificial — por infringir direitos autorais; mostraremos a primeira construção com vários andares feito por uma impressora 3D e também o caso de startups americanas que querem desenvolver um novo tipo de aeronave. Esse é o Showmetech TRIO, o seu trio semanal de notícias. Assista ao vídeo ou confira a matéria aqui mesmo!

1º prédio impresso com vários andares nos EUA

A cada notícia que aparece sobre impressões em 3D, nos deparamos com algo ainda mais inovador. Hoje, falaremos sobre o primeiro prédio completamente impresso em 3D. A construção foi planejada pelas empresas HANNAH, Peri 3D Construction e Cive, num projeto para ser alcançado em 2 anos.

Artistas processam empresas de ia | trio
“Ao mesmo tempo, em uma mistura de meios, o projeto é inspirado por precedentes, história, programa, considerações ecológicas, trabalho coletivo, obsessões pessoais e o uso indevido criativo da tecnologia”, afirma o site HANNAH. Imagem: Interesting Engineering

Contando com cerca de 371 metros quadrados, o prédio deve ser construído em Houston, no Texas, e levará cerca de 330 horas de impressão, segundo o cofundador do estúdio de design da HANNAH e arquiteto Leslie Lok. Ele afirma que podem até haver algumas construções em 3D por aí, mas construir um prédio com andares em 3D requer muito mais habilidade, maquinário e conhecimento técnico.

O design do edifício será feito com uma série de bases impressas, cada uma com escadas e quartos inclusos. A estrutura de madeira que conecta os centros do prédio cria um contraste arquitetônico e estético entre interiores em formatos emoldurados e utilização de concreto.

Hikmat Zerbe, chefe de engenharia estrutural da Cive, demonstra muito otimismo sobre a tecnologia que trará ainda mais conforto às famílias no futuro – se referindo às casas impressas e outras construções como prédios impressos. Ele diz que um dos únicos materiais tradicionais é o concreto, tirando isso, tudo é muito novo para todos, o que traz ainda mais empolgação para construir algo de qualidade.

Imagem: interesting engineering
Imagem: Interesting Engineering

Nos consideramos generalistas tendenciosos em vez de especialistas. Informamos formulários em várias escalas. O desempenho de nosso trabalho e a expressão arquitetônica são inerentemente derivados da materialidade, protocolos de construção digital, rotinas robóticas, novas tecnologias, técnicas de construção ímpares e lógica de design de baixo para cima.

Informativo encontrado no site da startup HANNAH, sobre princípios de seu trabalho

Artistas processam empresas de inteligência artificial

As inteligências artificiais que geram imagens são a febre do momento na internet. Existentes há algum tempo, mas amplamente explorado principalmente em 2022, a ferramenta requer apenas que o usuário pesquise por algumas palavras, termos ou frases para que a tecnologia ofereça uma imagem conforme o desejado.

Esse processo é geralmente feito a partir de um banco de dados alimentado por imagens dispostas na internet. O problema é que vários artistas no mundo inteiro não recebem créditos nenhum tipo de reconhecimento a partir dessa geração de imagens. Pensando em buscar algum tipo de justiça nesse sentido, três artistas foram atrás de seus direitos.

Artistas processam empresas de ia | trio
Empresas de IA sendo processadas: embora alguns digam que essas ferramentas de inteligência artificial são úteis, assim como as gerações anteriores de softwares como Photoshop e Illustrators, muitos outros se opõem ao uso de seu trabalho para treinar esses sistemas lucrativos. Imagem: The Verge

Elas são Sarah Andersen, Kelly McKernan e Karla Ortiz, que abriram um processo judicial contra as empresas Stability AI e Midjourney, responsáveis pelas ferramentas Stable Diffusion e Midjourney, respectivamente, bem como a plataforma para portfólio DevianArt, que inclusive inaugurou sua própria plataforma de inteligência artificial geradora de imagens, a DreamUp.

No processo, as artistas alegam que as empresas infringem os direitos de milhões de artistas em todo o mundo, quando treinam suas ferramentas para exibir resultados de bilhões de trabalhos que não tiveram o consentimento dos artistas originais para tal uso.

O advogado responsável, Matthew Butterick, diz que a ação é um avanço para que as ferramentas de inteligência artificial sejam mais justas e éticas para todos. Ele ainda afirma que a capacidade de empresas grandes como a Stable Diffusion em alcançar tamanho número de obras é extremamente prejudicial para os artistas em geral, bem como ao próprio mercado de arte. 

Startups de olho em novo tipo de aeronave

Apesar do maior contato com veículos de transporte serem os carros, por ser algo mais comum no cotidiano de muitas pessoas, as aeronaves também são bastante utilizadas com frequência em todo o mundo, dado ao conforto e rapidez que suas viagens oferecem.

As startups JetX e Node Air querem elevar essa experiência do usuário ao oferecerem o melhor que cada uma delas tem a oferecer. No caso, seria a combinação do sistema modular de transporte da Node Air com a propulsão de impulso vetorial da JetX.

O conceito de aeronave modular é recente e ainda não foi totalmente explorado na indústria. Uma aeronave modular pode ser facilmente reconfigurada ou modificada, dependendo do propósito específico daquela máquina. Basicamente, ela pode ser montada e desmontada como peças LEGO para diferentes objetivos, como mudar a disposição de assentos, alterar a capacidade de carga ou até mesmo o formato da fuselagem, a parte central de uma aeronave.

Artistas processam empresas de ia | trio
A intenção em construir uma aeronave modular é ser o mais versátil e adaptável possível, resultando ainda na redução dos custos associados à manutenção de várias aeronaves especializadas. Imagem: Interesting Engineering

O objetivo de uma aeronave modular é ser o mais versátil e adaptável possível, além de reduzir os custos associados à manutenção. A colaboração entre a Node Air e a JetX está sendo vista como algo completamente novo e revolucionário na indústria da aviação. Ao combinar o melhor da modularidade com a propulsão vetorial, esse novo projeto de aeronave será capaz de se adaptar constantemente ao mesmo tempo em que desafia os limites tradicionais de desempenho.

Espera-se que este trabalho em conjunto possa produzir um novo tipo de aeronave capaz de atender às necessidades de vários setores, como carga aérea, ambulância aérea, uso militar e transporte aéreo regional. Será que o uso aéreo mais comum, o doméstico, também será contemplado? Fique de olho no Showmetech para mais notícias, hein?

Veja também:

Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Ela foi uma edição especial com quatro assuntos e nela falamos sobre os seguintes assuntos:

  • A maior turbina eólica do mundo;
  • Jogos em VR contra o TDAH;
  • Live em 4K do espaço para a CES 2023.

Fonte: Interesting Engineering [1] e [2] e The Verge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados