Conecte-se conosco
40 - Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

ASUS

Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

Durante um evento da Qualcomm, a ASUS e HP anunciaram os primeiros notebooks equipados com processador Snapdragon 835 e o Windows 10 como sistema operacional.

Durante o evento Snapdragon Technology Summit, realizado em Maui, Havai, com cobertura in loco do ShowmetechASUS  e  HP anunciaram os primeiros notebooks com a dobradinha processador Snapdragon + Windows 10.

Por parte da ASUS, o notebook, que na verdade é um 2 em 1, é o ASUS NovaGO. No caso da HP, o modelo em questão é o HP Envy x2.

Esses notebooks da ASUS e HP marcam o pontapé de um mercado que será expandido nos próximos meses: computadores com Windows 10 rodando chips ARM, no caso os da Qualcomm – parceira da Microsoft e que recebem a classificação de “PCs sempre conectados”

ASUS NovaGO

O ASUS NovaGo é um notebook com suporte para as redes Gigabit LTE e usa o processador Snapdragon 835 da Qualcomm (o mesmo utilizado nos smartphones Galaxy S8 e Note8 da Samsung). O modelo é ultrafino e vem com uma proposta impressionante de até 30 horas de “modern stand-by”, fazendo com que o modelo esteja pronto para uso durante todo esse período, sem precisar ser recarregado.

Em uso para atividades gerais e reprodução de vídeo, ele alcança até 22 horas antes de precisar de uma tomada.

Outras características incluem suporte para o Windows Hello (destravamento do PC com o reconhecimento da face), assistente pessoal Cortana e o Windows Ink (uso de canetas na tela sensível ao toque).

Leia também

Galaxy Note 8: O Review Completo

O ASUS NovaGO ainda não tem data de início das vendas, mas os preços iniciam em 599 dólares para o modelo com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno e 799 dólares para o modelo com 8GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.

asus 720x405 - Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

Além do Snapdragon 835, o ASUS NovaGo também conta com duas variantes de hardware: 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno e 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

O sistema é o Windows 10 S (a Microsoft oferece upgrade gratuito para o Windows 10 Pro até o dia 30 de setembro). A tela é de 13,3 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

 

HP Envy X2

06 2 720x405 - Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

A HP também aproveitou o evento para anunciar seu primeiro PC dessa nova era. Kevin Frost, vice-presidente e gerente geral para sistemas pessoais para consumidores, subiu ao palco e apresentou o HP Envy x2.

As características do novo modelo incluem até 20 horas de uso ininterrupto e suporte para as redes Gigabit 4G/LTE, com o novo modem Snapdragon X16 da Qualcomm. O HP Envy x2 chegará ao mercado na primavera americana (maio/2018).

A tela do Envy X2 é de 12.3 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e é possível adqui-lo em versões de 4 GB de RAM com 128 GB de armazenamento e 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Infelizmente, não temos informações sobre os preços ainda, que serão revelados posteriormente.

Desenhando o futuro

70 720x405 - Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

Em dezembro do ano passado, durante o evento WinHEC 2016, a Microsoft fez questão de dizer que o futuro do Windows seria através de chips ARM. Passado um ano dessa declaração, esse futuro começa a ser desenhado com a ASUS e HP, anunciando o  ASUS NovaGo e o HP Envy X2, ambos com o Snapdragon 835.

Esses computadores sempre conectados são amparados em um design compacto e em três pontos-chave:

Instant ON: os novos modelos de notebooks e dispositivos móveis com Windows 10 e processadores Snapdragon foram pensados para ligar instantaneamente, sem a necessidade de espera na “reinicialização” do sistema operacional.

Sempre Conectado: aproveitando-se de todos os tradicionais recursos de conectividade Gigabit 4G/LTE, Bluetooth e WiFi embutidos dentro dos processadores Snapdragon, os novos notebooks dessa geração estarão sempre conectados à internet. Usuários poderão instalar chips de operadora nos padrões eSIM e NanoSIM.

Bateria Interminável: talvez o grande “game changer” das novidades de hoje, estes serão os primeiros computadores com baterias que os fazem durar até um mês em stand-by, ou atingir até 22 horas de uso.

01 720x405 - Qualcomm Summit: ASUS e HP apresentam notebooks com Snapdragon 835

Com uma previsão mundial de vendas de 8.6 bilhões de smartphones até 2021, a Qualcomm ressalta que dispositivos móveis já são o maior meio de acesso a internet atualmente. E, com a chegada das redes 5G já em 2019, mais e mais dispositivos conectados – conhecidos como “Internet das Coisas ou IoT” – farão parte da rede.

Os PCs sempre conectados expandem essa grande malha de dispositivos e reforçam o poder do IoT e da parceria entre duas gigantes, Qualcomm e Microsoft, juntamente com outras companhias que estão tornando real esse objetivo de entregar notebooks com processadores Snapdragon rodando o Windows 10.

Você curtiu essa nova proposta da ASUS e HP? O que achou da possibilidade de notebooks com chips Snapdragon e o Windows 10 como sistema? Conte para a gente nos comentários.

Aproveitando o ensejo não deixe de conferir o nosso texto com a história dos processadores Snapdragon.

Continue lendo
Advertisement

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários
Subir