Conecte-se conosco
Galaxy Note 8 e S Pen 1 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Android

Galaxy Note 8: O Review Completo

Confira a análise completa do novo smartphone da Samsung, o Galaxy Note 8. Todos os detalhes, fotos e testes do aparelho.

 

Galaxy Note 8 e S Pen 5 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

O Galaxy Note 8 é o novo modelo de uma das mais renomadas linhas de smartphones da Samsung. Ele chega não só com a difícil tarefa de se provar entre os melhores smartphones do mercado, mas também de comprovar (ou não) o sucesso da empresa em deixar para trás um dos episódios mais tristes da história tech recente.

Feito para quem é fã de especificações de ponta e da vantagem de ter uma caneta S-Pen integrada ao aparelho, o Note 8 passou por extensivos testes ao longo do último mês aqui no Showmetech. Confira abaixo a análise completa:

Design

Galaxy Note 8 7 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

 

 

Por fora, o Galaxy Note 8 atualiza o design da linha para ares similares aos presentes no Galaxy S8 e S8+, também lançados neste ano. Com a área frontal e traseira de vidro, o modelo tem linhas sofisticadas e ligeiramente mais quadradas que as presentes na linha S8, com cantos menos arredondados. Até a curvatura da tela ficou um pouco menos evidente, mudança que combina mais com o aparelho e facilita o uso das regiões laterais da tela. O modelo tem certificação IP68, o que significa dizer que ele é à prova d’água e poeira.

Nas laterais feitas de metal, nada muda: o botão para ligar/desligar o aparelho permanece no lado direito; os botões de volume e do assistente Bixby ficam do lado esquerdo. No topo há a entrada para cartões de memória e chips de operadora (o Note8 suporta dois chips GSM ou um chip + cartão microSD para aumentar o armazenamento interno).

20171005 150722 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Na traseira, ao topo, se encontra o novo conjunto de câmeras duplas. Diferente do S8, a Samsung acertou em mudar a localização do flash Dual LED, fazendo com que fique um pouquinho mais difícil de sujar a câmera ao procurar o sensor de impressões digitais. Mesmo assim, o posicionamento desse sensor ainda deve incomodar bastantes os usuários do aparelho, tanto por facilitar que a câmera fique com as digitais do usuário, quanto por estar demasiadamente longe do alcance natural das mãos.

A Samsung ainda não acertou na localização do sensor de impressões digitais do Note 8, mas dá para substituí-lo pelo destravamento rápido com a íris.

A dica, então, é preferir o uso do desbloqueio pelo sensor de íris, também presente aqui no Note 8. Ele é muito rápido e preciso, chegando a destravar o aparelho mesmo antes que você o posicione no seu campo de visão. Já é a minha forma preferida de destravamento.

Galaxy Note 8 e S Pen 6 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Por fim, na base do aparelho se encontram a entrada USB tipo C (centro), o conector para fones de ouvido (lado esquerdo) e, no lado direito, a saída de som e o compartimento da S-Pen. Essa última, a gente comenta em um capítulo todo dela.

Tela

Galaxy Note 8 Tela 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Novamente, um toque de S8 aqui. O novo Galaxy Note 8 deixa maravilhosa tela infinita ainda mais bela. Com cantos um pouco menos arredondados ela continua ocupando quase que a totalidade da área frontal do aparelho, na proporção 18:9, que garante um aproveito máximo da imagem ao mesmo tempo que não dificulta tanto a pegada.

A Tela Infinita é o charme do novo Note 8, com 6,3 polegadas, tecnologia Super AMOLED, certificação HDR e bordas mínimas.

Grande como todo Note, o display tem 6,3 polegadas e resolução Quad HD+ de 2960 x 1440 pixels (521 ppi), com tecnologia Super AMOLED, que proporciona imagens com cores vibrantes, alto contraste e pretos profundos. A Samsung aproveita as vantagens dessa tecnologia, onde a cor preta  é representada por um pixel desligado (que não consome energia), e disponibiliza o já tradicional Aways On Display, recurso que mostra informações e desenhos na tela, mesmo quando esta está desligada.

Galaxy Note 8 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Mesmo com todo esse tamanho, a tela se beneficia de bordas mínimas, quase inexistentes. Mas uma das maiores novidades é a certificação HDR para o display, significando que ele é um dos poucos smartphones do mercado apto a reproduzir conteúdos em HDR do Netflix e outros serviços de streaming.

Performance

Galaxy Note 8 Versão do Android 2 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Aqui temos um grande upgrade em relação ao Note7. O Galaxy Note 8 que chega ao Brasil foi fabricado com um processador octa-core Exynos 8895 de 64-bit (2.3 GHz Quad + 1.7 GHz Quad) da própria Samsung, com arquitetura de  10 nm (nanômetros) e excelentes resultados em performance, conectividade e redução do consumo de energia. Ele é similar ao Snapdragon 835 da Qualcomm, presente na versão americana do Note 8.

A disponibilidade de memória RAM, aquela usada para rodar os arquivos que você está usando no momento, sobe para 6GBs. É uma das maiores do mercado, superando os 4GBs do S8 e S8+ do e garante que você rode filmes, jogos e aplicativos sem engasgos.

Quanto ao armazenamento interno, o Note 8 será vendido em versões com 64GB e 128GB. Quem não estiver satisfeito com tanto espaço, poderá ainda adicionar um cartão de memória microSD de até 2156GB.

Galaxy Note 8 Exibição de vídeo 1 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

No campo da conectividade, somente as melhores especificações. O Note 8 tem suporte para o Bluetooth 5.0, que garante maior alcance e menor consumo de energia, dentre outras novidades (confira mais detalhes sobre o Bluetooth 5.0 neste post); além de suporte para as redes 4G/LTE, GPS, conectividade NFC, MTS e padrões Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5 GHz) e VHT80 MU-MIMO.

Muita informação… mas só para você saber que ele é um dos topos de linha mais rápidos do mercado, com possibilidades de conexão de sobra. E entre smartphones Samsung, você vai conseguir transferir fotos e imagens com um recurso rápido e simples (chamado “Compartilhar com Aparelho”), similar ao airdrop da Apple.

Recursos

S-Pen

Galaxy Note 8 S Pen Funcionalidades 1 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Não dá para falar do Note 8 sem comentar um dos seus mais interessantes recursos: S-Pen. Ela é uma caneta que fica guardada na base do aparelho e pode ser usada para interagir com a tela. Ela tem uma ponta de 0,7 mm e mais de 4000 níveis de pressão, podendo entender toques, riscos, pinceladas… fazendo com que o usuário consiga simular o uso de canetas e pincéis com os mais variados formatos, na tela do aparelho.

É realmente divertido usar a S-Pen para criar imagens e anotações. Aqui, se você não se interessa muito em desenvolver dotes artísticos, ainda pode aproveitar das vantagens que uma caneta dessa oferece para quem quer otimizar processos.

Gostei bastante de revisar e mandar correções de textos daqui do site, por exemplo, com anotações feitas diretamente na tela. Também é possível usar a S-Pen para selecionar traduzir termos e frases presentes em textos da web, fazer recortes de imagens e até extrair animações em GIF de vídeos. É bem prático, mas você precisa se dispor a experimentar as novidades.

Live Message

Uma das mais legais, que você já vai sair usando assim que comprar um Note 8, é o recurso “Live Message”. Com ele, é possível criar mensagens animadas e coloridas para enviar por qualquer aplicativo de mensagem ou rede social.

Galaxy Note 8 Live Message 2 - Galaxy Note 8: O Review Completo

 

É um toque de software, com a vantagem de não se prender a uma rede ou aparelho específico, que pode tornar o dia a dia mais divertido (e fazer inveja para quem não tem uma canetinha no smartphone).

Escrita com a Tela Apagada

Outra vantagem dessa nova versão é a função escrita com a tela apagada, que permite escrever até cem páginas de anotações, bem como fixar e fazer edições nas notas diretamente no Always On Display, possibilitando aos usuários terem acesso rápido e fácil às suas anotações, sem precisar destravar o smartphone.

Bixby

Galaxy Note 8 Bixby 2 e1507241893902 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

O assistente pessoal da Samsung também está presente no Note 8, acessível por voz (você configura o comando) ou pelo botão localizado na lateral esquerda do aparelho. O Bixby chegou à época do lançamento do Galaxy S8, com a promessa de ser uma alternativa mais útil do que a Siri ou o Google Assistente.

Mas, com a falta de suporte para o Português, muito de sua utilidade fica prejudicada para os brasileiros. De qualquer forma, a empresa prometeu que está correndo para apresentar mais e mais inovações ao serviço. E, se você quiser arriscar no inglês, há um tutorial muito prático para aprender a comandar as mais variadas funções do aparelho, além de usar o Bixby Vision (presente na câmera) para identificar lugares e objetos.

Sensor de Íris

Galaxy Note 8 Tela 2 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Com o sensor de íris, o mesmo presente no S8, é possível desbloquear o aparelho e inserir senhas em serviços e apps apenas olhando para a tela, de maneira muito rápida.

Segundo a empresa, o uso da íris é 200 vezes mais seguro do que métodos de segurança baseados em impressões digitais. Em nossos testes, notamos que ele é mesmo muito rápido: basta olhar para o local marcado na tela, que o aparelho desbloqueia.

Com o mal posicionamento do leitor de impressões digitais no Note 8, esse sensor de íris se torna ainda mais útil. Recomendamos usar.

Dex

Galaxy Note 8 Dock 1 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Talvez uma das melhores demonstrações do poder computacional do Galaxy Note 8 está na aposta da Samsung em transformá-lo em um computador de mesa. Com a ajuda de uma base ou dock chamada Samsung DeX, conectada a quase qualquer mouse, teclado e monitor, o smartphone passa a rodar com uma versão “desktop” do sistema Android, agindo como se fosse um computador tradicional. Sim, é revolucionário.

Samsung Pay

O Samsung Pay passou a aceitar mais cartões no último mês e você vai poder aproveitar dessa vantagem no Note 8. O serviço de pagamentos mobile da Samsung, transfere o seu cartão de crédito ou débito para o uso mais seguro no smartphone, funciona em mais de 90% das máquinas de cartões presentes no país. Sim, já dá para deixar o cartão de crédito em casa.

Aplicativos em Pares

Junto com a função Multi Janelas, que permite aos usuários aproveitar a grande tela para mostrar 2 aplicativos ao mesmo tempo, o Galaxy Note8 conta também com um novo recurso de pareamento de aplicações, que permite criar um par personalizado de apps no Painel Edge e abrir dois aplicativos simultaneamente com facilidade.

Com isso, dá para assistir a um vídeo enquanto se envia mensagens a seus amigos ou até fazer uma teleconferência com o número e a agenda na sua frente.

Câmeras

Galaxy Note 8 Câmera 6 e1507242107940 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Nesse campo, a Samsung lidera junto com a Apple (e talvez agora com o Google) ao oferecer as melhores câmeras de smartphones do mercado. No Note8 esse patamar se eleva ainda mais, com a oferta de um conjunto duplo de câmeras de altíssima qualidade.

Ambas as câmeras traseiras tem 12MP e estabilizador ótico de imagem (OIS), e se diferem nas lentes: uma é grande-angular, com foco automático e sensor Dual-Pixel, com abertura ƒ/1.7; a outra é teleobjetiva, com foco automático e sensor tradicional, com abertura ƒ/2.4.

Graças ao sensor Dual Pixel, a lente de grande angular consegue capturar imagens mais claras mesmo em ambientes pouco iluminados. O Galaxy Note8 também está equipado com uma câmera frontal de 8MP com foco automático, para selfies nítidas e conversas de vídeo com a mais alta qualidade de imagem.

Testes de câmera

Galaxy Note 8 Câmera 1 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

DxOMark, site mais respeitado de análises de câmeras, deu ao Galaxy Note 8 a nota 94. Trata-se de uma das maiores já obtidas por um smartphone. A análise ressalta principalmente a qualidade do zoom óptico do smartphone da Samsung e os avanços alcançados com as configurações de câmeras duplas. A publicação chega a fazer uma comparação direta com o iPhone 8 Plus, e a vantagem é notável em algumas imagens.

Live Focus

Um dos recursos mais legais da câmera é o Live Focus, conhecido aqui no Brasil como “Foco Dinâmico“. Nele, as duas câmeras traseiras se unem para tirar uma foto onde o tema principal (uma pessoa ou um objeto) fica evidenciado por um fundo desfocado, também conhecido como efeito bokeh.

Foto Foco Seletivo Dinâmico 720x900 - Galaxy Note 8: O Review Completo

Foto tirada com o modo “Foco Dinâmico” do Galaxy Note8

Os resultados são ótimos em ambientes iluminados, mas nem sempre perfeitos. À noite ou em lugares pouco iluminados fica ainda mais difícil de acertar. Então, eu recomendo que você teste e experimente, pois conseguirá fotos lindas, com aquela impressão de que estava usando uma câmera profissional.

Uma das vantagens do Foco Dinâmico do Note 8, em relação ao Modo Retrato (recurso similar inaugurado nos iPhones da Apple) é que a câmera da Samsung permite que você configure a intensidade do desfoque depois de tirar a foto. E, se você não gostou do resultado e se arrependeu de usar o efeito, fique tranquilo, que o Note8 salva as duas fotos, tiradas com as duas câmeras, para você ter opção de escolha (e aproveitar as diferenças das lentes também).

Bateria

Talvez este seja o item em que o Note 8 brilhe menos: a capacidade da bateria. A gente entende que a empresa preferiu ser conservadora e mostrar que o que importa a ela é a segurança dos usuários. Mas um aparelho deste porte se beneficiaria muito de uma bateria maior.

A bateria do Galaxy Note 8 tem 3.300 mAh de capacidade e isso é menos do que o presente no Galaxy S8+ (3.500 mAh). Mesmo assim, o modelo vem com algumas qualidades importantes de nota, como o carregamento sem fios compatível com WPC e PMA e carregamento rápido compatível com o o padrão Quick Charge 2.0.

Preço e disponibilidade

A pré-venda do Galaxy Note8 começa no dia de 06 de outubro e vai até o dia 20 de outubro. Exclusivamente nesse período, os consumidores poderão adquirir a versão de 128GB e ganhar um Samsung DeX e um Carregador sem fio.

Os novos smartphones chegam às lojas de todo o Brasil a partir do dia 21 de outubro, na cor preta. Fabricado localmente, o Galaxy Note8 chega em duas versões, de 64GB com preço sugerido de R$ 4.399,00 e 128GB por R$ 4.799,00.

Conclusão

Galaxy Note 8 e S Pen 1 720x405 - Galaxy Note 8: O Review Completo

O Galaxy Note 8 é um exemplo de recuperação e sucesso de uma marca, com significativas melhoras em relação ao seu antecessor e, especialmente, solucionando as questões de segurança e bateria quem assombravam o Note7 no ano passado.

Novos usuários e fãs da canetinha S-Pen se surpreenderão com a beleza e usabilidade deste smartphone, que já pode ser considerado o melhor modelo já testado aqui no Showmetech, até o momento.

Se pudéssemos pedir uma melhora, seria apenas em relação ao tamanho da bateria (3.300 mAh), que merecia ter mais capacidade em um device desta potência. Mas a gente entende que a empresa decidiu seguir pelo caminho da cautela neste item tão sensível para a linha Note. Parabéns, Samsung.

Galeria de Imagens:

Especificações Técnicas:

Confira a seguir as especificações técnicas completas do Galaxy Note 8 da Samsung:

Modelo:  Galaxy Note 8 (SM-N950F)
Tela: Display Super AMOLED de 6,3 polegadas e resolução Quad HD+ de 2960 x 1440 pixels (521 ppi); Aspecto 18:5:9

*A resolução padrão é Full HD+ e pode ser alterada para Quad HD+ (WQHD+) em Configurações.

Proteção: Vidro Corning Gorilla Glass 5 e resistência à água e poeira (Certificação IP68)
Processador:  Processador Samsung Exynos 8895 octa-core de 64-bit (2.3 GHz Quad + 1.7 GHz Quad), com arquitetura de  10 nm (nanômetros); a versão americana é vendida com o processador Snapdragon 835 MSM8998 também octa-core da Qualcomm.
Sistema: Android 7.1.1 Nougat
Memória Interna: 64/128 GB de armazenamento interno
Slot Híbrido: suporte para um Nano SIM + um Nano SIM ou um cartão MicroSD (até 256GB)
Memória RAM:  6 GB RAM LPDDR4
Câmeras Traseiras: Conjunto duplo de câmeras:

Câmera 01: 12 MP com lente grande-angular, foco automático e sensor Dual-Pixel, com abertura ƒ/1.7.

Camera 02: 12 MP com lente teleobjetiva, foco automático e sensor tradicional, com abertura ƒ/2.4.

Recursos compartilhados: estabilização ótica conjunta (OIS), zoom óptico de 2x e digital de até 10x, flash dual-LED, tamanho do sensor: 1/2.3″ com 1.55µm, geo-localização, gravação de vídeos em 4K, clique na tela para tocar, foco em movimento, detecção de rosto/sorriso, HDR automático, modo panorama, modo Live Focus (Portrait Mode).

Gravação de Vídeos: [email protected], [email protected], [email protected], HDR, gravação dual vídeo.
Câmera Frontal: 8 MP, com abertura f/1.7, ligação dual vídeo, HDR automático e foco automático.
Entrada para fones de ouvido: Sim
WiFi: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5 GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
Bluetooth: Bluetooth 5.0, A2DP, EDR, LE
GPS: Sim, com A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, BeiDou
USB: 3.1, Tipo-C 1.0 conector reversível
NFC: Sim
Samsung Pay: Sim
Bixby Sim, ainda sem suporte para o português.
Sensores: Scanner de íris, sensor de impressão digital, acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, sensor batimento cardíaco, SpO2, sensor geomagnético, sensor de barreira, sensor de luz RGB, sensor de pressão
Funções: – Suporte Samsung DeX
– Carregamento rápido
– Carregamento wireless
–  Suporte ANT+
– S-Voice e comandos de ditado
– MP4/DivX/XviD/WMV/H.265 player
– MP3/WAV/WMA/eAAC+/FLAC player
– Editor de foto e vídeo
– Editor de documento
Bateria: Bateria de Litio-Ion não removível de 3.300 mAh, com carregamento sem fios compatível com WPC e PMA e carregamento rápido compatível com o Quick Charge 2.0.
Cores: Midnight Black, Maple Gold, Orchid Grey, Deep Sea Blue
Peso: 195g
Dimensões: 162.5 x 74.8 x 8.6 mm
Preço: R$ 4.399,00 (64GBs) e R$ 4.799,00 (128GBs)

 

Galaxy Note 8

galaxy note 8 1 - Galaxy Note 8: O Review Completo
93

Tela

10/10

    Harware

    10/10

      Design

      10/10

        Câmeras

        10/10

          Bateria

          8/10

            Pros

            • O melhor display em um smartphone
            • Design elegante com bordas mínimas
            • Interface bela e intuitiva
            • Caneta S-Pen Integrada
            • Resistência à água e poeira

            Cons

            • Sensor de impressões digitais mal localizado
            • A bateria poderia ser maior
            • Alto risco de quebra em queda
            Continue lendo
            Advertisement

            Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

            Comentários
            Subir