Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Veja a programação do big festival 2021, 100% online e gratuito. Com 60 horas de programação e mais de 500 games, o big festival 2021 acontecerá entre 3 e 8 de maio
Com 60 horas de programação e mais de 500 games, o BIG Festival 2021 acontecerá entre 3 e 8 de maio

O BIG Festival, sigla de Brazil’s Independent Games Festival, acontece há quase uma década e é um dos mais importantes festivais do mundo dos games na América Latina. Na edição deste ano, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de maio, o BIG Festival 2021 traz 510 games inscritos de mais de 50 países, possíveis graças às parcerias com plataformas de games, possibilitando que o público possa jogar gratuitamente sem sair de casa.

Com um total de 60 horas de conteúdo ao vivo e 100% online, o BIG Festival 2021também terá parcerias com as gigantes Xbox, Supercell e Riot, donas das franquias Gears of War, Brawl Stars e League of Legends, respectivamente. Sendo três vezes maior do que a edição do ano passado, haverá 90 palestras, torneios amadores de esports e a tradicional cerimônia de premiação dos melhores jogos indie do ano. Para te ajudar a escolher o que conferir, separamos os principais destaques de cada dia – lembrando que as palestras começam no dia 4, enquanto os jogos podem ser testados já a partir do dia 3.

Dia 4 de maio – Steam, nostalgia e cenário atual de games

Steam big festival 2021
Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Continue: Games na América Latina após a pandemia

15h30 às 16h00

Como o mercado de games na América Latina pode crescer após a pandemia de COVID-19? Jorge Araya, do Euromonitor International, aponta as oportunidades na região em meio a um cenário no qual os games se tornaram alternativa de diversão para um novo público em meio ao isolamento social.

Games retrô, uma abordagem moderna

18h30 às 19h00

Esse painel apresentará os recentes lançamentos de jogos antigos (em especial jogos brasileiros), para equipamentos dos anos 80 e 90, que estão conquistando o coração de colecionadores.

Game Dev Q&A com o time de negócios da Steam

20h00 às 21h00

Junte-se aos membros do time de negócios da Steam da Valve nesta sessão de perguntas e respostas que vai ajudar quem quer publicar seu game na plataforma. Eles cobrirão questões enviadas por desenvolvedores sobre tópicos que vão desde como a Steam Store funciona e como funcionam recursos específicos, às melhores práticas e até tópicos técnicos. Durante a sessão, havendo tempo hábil, a audiência também poderá fazer perguntas ou propor novos tópicos.

Dia 5 de maio – Desafios para desenvolver (e adaptar) games

Karate kid
Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Gears of War e a transição para 4K

20h00 às 21h00

O diretor de cinemática de Gears of War, Greg Mitchel, vai falar sobre como o crescimento de jogos em 4K demandou da The Coalition mudanças consideráveis na forma de trabalhar. Na palestra intitulada Gears 5: Desafio de Cinema, ele abordará os desafios que o time enfrentou durante o desenvolvimento de cinemáticas em tempo real. Para completar o papo, Greg vai apresentar exemplos reais do que a equipe criou.

Isso é Cobra Kai: da TV para o Game

22h00 às 22h30

O painel será focado na adaptação das populares e bem estabelecidas PI’s Karate Kid e Cobra Kai para o formato do game, contando com a participação da equipe do jogo Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues desenvolvido pelo estúdio brasileiro Flux Games e publicado em outubro de 2020 pela GameMill Entertainment.

BioWare: Desafios da produção de Dragon Age durante a pandemia

18h00 às 19h00

Scylla Costa, produtor-chefe da BioWare, discute as adaptações, habilidades necessárias e aprendizados do trabalho remoto no desenvolvimento do novo Dragon Age durante a pandemia e reflete sobre o futuro do trabalho em equipe.

Dia 6 de maio – Fortes vozes (deles e delas) no BIG Festival 2021

Lee sin big festival 2021
Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Change The Game | Google Play: O Gamedev é Delas

19h00 às 19h30

As mulheres representam 53% das pessoas que jogam no Brasil, mas respondem por apenas 20% da indústria de desenvolvimento. Neste painel, conheça a iniciativa Change The Game, que busca mudar essa realidade em um desafio divertido com apoio do Google e que apresenta o desenvolvimento de jogos para garotas ainda na escola.

Versão Brasileira: A Voz que Muda o Jogo

20h00 às 20h30

A dublagem em português pode mudar tudo, mas como escolher as vozes, contratar e preparar os jogos para receberem a localização em português? Wendel Bezerra, a icônica voz brasileira de Goku e Bob Esponja, explica tudo sobre esse processo e traz sua experiência de trabalho na dublagem de games como League of Legends, Horizon Zero Dawn, Mortal Kombat 11, Detroit: Become Human e mais.

Dia 7 de maio – Previews, Xbox e girl power

Brawl stars big festival 2021
Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Marketing e Comunidade em Brawl Stars

12h00 às 12h30

Daniel Medeiros, gerente de comunidade da Supercell, vai contar diretamente de Helsinque, na Finlândia, sobre sua experiência durante o lançamento de Brawl Stars, jogo para celulares que é um fenômeno mundial. A cultura e os valores da Supercell foram fundamentais naquela ocasião, e ele vai explicar como a mentalidade de investir em times pequenos dentro de uma grande empresa fez a diferença para que o jogo se tornasse realidade e chegasse ao público final.

E não é só isso: como gerente de comunidade, Daniel vai explorar sua veia marqueteira em outro papo, focado no relacionamento que a publisher tem com os criadores de conteúdo. Ele vai dar detalhes de como esse processo é conduzido pela Supercell e como as empresas de games podem se beneficiar de parcerias bem consolidadas com criadores de conteúdo.

[email protected] no BIG, um match para os melhores jogos!

15h00 às 16h30

Nesta sessão, estúdios independentes de todo o mundo mostrarão seus jogos e discutirão sua experiência com o [email protected], programa destinado a desenvolvedores independentes que desejam publicar seus títulos para Windows e Xbox.

Brazilian Girl Power: quem é a brasileira que trabalha na Riot, nos EUA

18h00 às 18h30

Ivannoska Gurgel é brasileira, mas vive em Los Angeles. Com passagens por grandes desenvolvedores e publishers de games, ela vai contar um pouco da sua trajetória profissional até chegar na Riot, onde é hoje gerente sênior de desenvolvimento, responsável pelos times de marketing e desenvolvimento do Teamfight Tactics e League of Legends.

Preview de NARAKA: BLADEPOINT

22h00 às 22h30

Imagine um jogo de tiro e ação que mistura combate de espadas e parkour. Esse é o novo título da 24 Entertainment, que terá um preview de gameplay durante o BIG Festival 2021, gravado durante os testes beta do jogo.

Dia 8 de maio – Músicas, Kombate e quadrinhos

Mk 11 big festival 2021
Veja a programação do Big Festival 2021, 100% online e gratuito

Por Dentro da DC

14h00 às 14h30

Neste fórum, Arthur Ribas recebe especialistas no mundo DC para falar sobre os principais assuntos que envolvem esse universo de super-heróis. Vocês vão saber tudo sobre o lançamento da série de animação Sociedade da Justiça: 2.ª Guerra Mundial. Além disso, Arthur e os convidados vão contar suas impressões sobre o recém-lançado Liga da Justiça Snyder Cut, lembrando que o filme deve retornar em breve às telas. E para fechar, temos mais sobre os próximos lançamentos de games e filmes do universo DC que já foram confirmados e são esperados para este ano e para o início de 2022.

Masterclass: A arte secreta do som interativo

16h30 às 17h30

Uma incrível masterclass com Brian D’Oliveira, compositor nomeado, premiado com o BAFTA e responsável por trilhas de jogos como Shadow of the Tomb Raider e Resident Evil 7, mostrará os bastidores de seu processo criativo incomum, com algumas das suas inspirações e técnicas de trabalho. Com o coração de um contador de histórias, o compositor apontará como essas técnicas e mentalidade podem ser aplicadas por todos para desenvolver uma voz distinta e única neste meio.

Mortal Kombat além da Exoterra

13h30 às 14h00

Liderado por Arthur Ribas novamente e os convidados especiais Alan Speed e Buiú, o bate-papo vai abordar o atual programa global de esports do jogo, a Pro Kompetition. Buiú e Alan vão contar um pouco sobre sua relação com Mortal Kombat e como foi a trajetória de cada um até chegarem ao posto de narradores da Liga Latina. Também participarão da conversa três jogadores destaques da Liga Latina, para falar sobre como o jogo cresceu e tem conquistado cada vez mais fãs no Brasil.


Relembrando: o BIG Festival 2021 acontecerá entre os dias 3 e 8 de maio, das 9h30 às 00h00, na NimoTV. A programação completa você confere no site do evento.

E aí, gostou de conhecer o BIG Festival 2021? Qual game você está mais ansioso para conhecer? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Não deixe também de conferir os jogos finalistas do BIG Festival 2021.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário