Muito Black Mirror: China começa a “avaliar” pessoas em aplicativo

1 LlDahVxC0t8H fwf8vN 8A - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo
Você achou mesmo que o mundo não conseguiria ficar mais parecido com a série? Achou errado!

A gente já sabe que o mundo é muito “meeeeeeeeo, isso é muito Black Mirror!” com anúncios de coisas que procuramos aparecendo, realidade virtual cada dia mais real, webcams que podem nos gravar quando não percebemos, etc.

Mas, agora, a coisa ficou MUITO Black Mirror: a China quer implantar um aplicativo para avaliar as pessoas.

Sim, é isso mesmo que você leu. E mais: as autoridades chinesas que vão distribuir essas avaliações.

black mirror1 - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo
O universo de Nosedive, onde todos se avaliam.

Você se lembra do primeiro episódio da terceira temporada, certo? Chamado Nosedive, o episódio apresentava Lacie, uma mulher feliz porém que fazia sua vida girar em torno da avaliação que recebia das outras pessoas.

Mas a culpa não é toda dela, já que para viver nesse mundo distópico de Black Mirror, você precisava de “pontos” altos no aplicativo para ter uma qualidade de vida maior. Quanto menor sua pontuação, menos você era considerado humano para os outros, até o ponto que ninguém sequer olhava para você.

Já pensou em viver em um mundo que tudo dependesse da sua pontuação no aplicativo? Sei que você não liga tanto assim pra sua pontuação no Uber, por exemplo. Mas e se você não conseguisse sequer um lugar para morar se sua avaliação não fosse boa?

2048x1536 fit souriez notes - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo
Você pode avaliar pessoas, ações e outras coisas do cotidiano.

Black Mirror à parte (tá, nem tanto), a China vai implantar um sistema de “crédito social“.

Os cidadãos chineses serão avaliados de 350 a 950 pontos. As atitudes e ações deles podem diminuir ou aumentar essa pontuação.

O que faz os pontos subirem nesse aplicativo chinês? Coisas como doar sangue, trabalhar em instituições de caridade ou postar mensagens positivas sobre o país vão ajudar a aumentar a pontuação.

Agora, os pontos também podem diminuir. Entre as “infrações”, estão ser amigo de alguém “indesejável” nas redes sociais, cancelar alguma reserva ou se envolver com qualquer ação que é considerada socialmente ruim.

s3 news tmp 77017 black mirror nosedive 700x350 2x1 700 - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo
E sua pontuação conta para sua vida social e qualidade de vida no geral.

E como no episódio de Black Mirror, as pessoas com maiores pontuações ganharam um bônus: desconto para usar o transporte público, menos tempo de espera em hospitais e outros benefícios.

Mas, também como em Nosedive, os cidadãos chineses com poucos pontos terão algumas dificuldades a mais, como não poder entrar em hotéis e restaurantes selecionados, até punição com redução da velocidade de sua internet.

Meo, isso é muito Black Mirror.

Esse sistema só entrará em vigor em 2020, e ainda somente em fases de teste.

Enquanto Nosedive não acontece em nossa realidade, você pode assistir ao episódio (e se preparar psicologicamente para esse futuro muito louco). E também se avaliar no sistema de Nosedive aqui.

Mais Black Mirror

Achou que tinha acabado?

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo

Na onda da série, a produtora lançou aplicativos que te incluem no mundo de Black Mirror. Ou no nosso próprio mundo daqui uns anos, o que você preferir.

Além do site de avaliação estilo Nosedive, mencionado acima, também existe um de relacionamentos inspirado pelo episódio da 4ª temporada Hang the DJ.

Nesse episódio, temos um “tinder turbinado”. Ao invés de ser um aplicativo simples de dar like ou não na foto da pessoa, o app calcula seu nível de compatibilidade e te dá um período de validade para a relação.

hangthedj - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo
Ache sua alma gêmea com mais facilidade em Hang The DJ.

Quer saber quanto seu relacionamento vai durar? Clique aqui por sua própria conta e risco.

1 LlDahVxC0t8H fwf8vN 8A - Muito Black Mirror: China começa a "avaliar" pessoas em aplicativo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via