Bmw apresenta carro que muda de cor na ces 2022

BMW apresenta carro que muda de cor na CES 2022

Avatar of carlos alberto jr
Tecnologia inspirada por eReaders traz, além de mudar de cor, diversas vantagens para os automóveis

O que antes parecia ser uma realidade apenas nos videogames, agora é real: a BMW apresentou na quarta-feira (5), durante a CES 2022, um carro que muda de cor através de um botão. O protótipo apresentado pela montadora alemã uso de uma tecnologia eletroforética que permite alterar não só a cor da carroceria do automóvel, como também na parte interna dele.

O modelo chamado de BMW iX Flow possui a carroceria com revestimento em e-Ink, tecnologia utilizada na tela de e-readers como o Kindle, da Amazon.

Como o carro muda de cor?

Bmw apresenta carro que muda de cor na ces 2022
Mudança de cor pode ser acentuada ou gradual (Imagem: BMW/Divulgação)

O revestimento da superfície do BMW iX Flow contém milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

Dependendo do tipo de cor escolhida, a estimulação por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada.

Para isso, o time de desenvolvimento da BMW responsável pelo projeto preparou diversos segmentos de e-Ink ajustados com precisão para as diversas partes da carroceria do automóvel, incluindo o uso de corte a laser para garantir o encaixe perfeito dos segmentos e adaptando o material às formas do carro.

Em um vídeo, a BMW mostrou como é feito esse processo de mudança de cor. É possível ver a cor de um BMW iX, elétrico de luxo da montadora, mudando do branco para o cinza-escuro. A mudança pode ocorrer de forma acentuada ou gradual. O mais impressionante: tudo através de um toque.

De acordo com Stella Clarke, chefe de projeto do BMW iX Flow, as vantagens de poder alterar a cor da carroceria do carro vão bem além da personalização, uma vez que a mudança variável da cor pode ser benéfica ao veículo, levando-se em consideração as diferentes qualidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz do sol e a absorção associada de energia térmica. 

Uma superfície branca reflete muito mais luz do sol do que uma preta. Consequentemente, o aquecimento do veículo e do habitáculo devido à forte luz solar e às altas temperaturas exteriores pode ser reduzido alterando o exterior para uma cor clara. Entretanto, em climas mais frios, uma película externa escura ajudará o veículo a absorver mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento por parte do sistema de ar-condicionado do veículo. Isso diminui a quantidade de energia gasta pelo veículo, repercutindo em menores níveis de consumo de combustível ou uso da eletricidade armazenada pelo conjunto de baterias no caso de veículos elétricos, aumentando também o alcance.

iX M60

Bmw apresenta carro que muda de cor na ces 2022
iX M60 é um poderoso veículo, se distanciando do imaginário dos carros elétricos (Imagem: BMW/Divulgação)

Além do BMW iX Flow, a montadora alemã aproveitou a CES 2022 para anunciar um novo carro elétrico. Trata-se do BMW iX M60, um SUV zero emissão com desempenho de esportivo, muita tecnologia, luxo e conforto. Tudo bem justificado com seu pacote de equipamentos e números de performance superlativos.

Segundo a própria marca, o iX M60 traz o que há de melhor em três diferentes divisões da marca: i, que representa os carros verdes e eletrificados; X, nomenclatura dos SUVs; e M, que é o braço esportivo do grupo. O resultado é um veículo poderoso, se afastando do imaginário comum de carros elétricos.

São 619 cv de potência e 112,7 kgf/m de torque, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos em seu modo de performance. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

BMW iX M60 começa suas vendas globalmente em junho de 2022. O preço ainda será revelado. A expectativa é de que ele possa chegar em nosso mercado e até mesmo ser produzido por aqui, porém sem nenhum confirmação. Tudo poderá ser definido após uma rodada de investimentos trazida pela montadora ao país.

Smart TV na BMW

Bmw apresenta carro que muda de cor na ces 2022
Projeto ainda não há uma previsão de quando ela começa a ser oferecida em veículos da marca (Imagem: BMW/Divulgação)

Outra tecnologia da BMW apresentada na CES 2022 tem como objetivo transformar a parte traseira dos veículos em uma “sala de cinema”, com som surround e conectividade 5G graças à BMW Theatre Screen. Trata-se de um programa personalizado de entretenimento em uma tela de 31 polegadas e resolução de até 8K.

A plataforma inclui uma navegação que utiliza uma interface própria do My Mode e inclui download de conteúdos, streaming e navegação pela internet, tudo graças a uma conectividade 5G. Para aumentar a imersão no momento do cinema no carro, o veículo ainda realiza uma série de alterações na iluminação interna para deixar os passageiros mais confortáveis.

Disponibilidade

A BMW pretende impulsionar o desenvolvimento da tecnologia para que uma nova forma de personalização possa ser experimentada tanto no exterior como no interior dos futuros veículos de produção.

Apesar das super novidades, ainda não há certeza ou previsão se o veículo pode ou não se tornar uma opção comercial, assim como a tela 8K de 31″ da BMW é apenas um conceito e não há uma previsão de quando ela começa a ser oferecida em veículos da marca.

Veja também:

Está interessado em novidades no mundo automotivo? Confira a inciativa da fabricante chinesa Xiaomi em carros elétricos, que deve chegar em 2024.

Xiaomi vai produzir carros elétricos a partir de 2024

Fontes: The VergeTech Radar

 

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
30
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados