Google agora dá sugestões de filmes e séries para você assistir

google sugestão
Google agora tem uma ferramenta para ajudá-lo a encontrar o seu filme favorito

Nesta quarta-feira (24) o Google lançou uma nova função que irá ajudar bastante aqueles que procuram por sugestões de qual filme ou série devem assistir. A partir de agora, a própria busca do Google passará a dar sugestões de conteúdos que estejam de acordo com o que o usuário está procurando. 

Com a enorme quantidade de opções de serviços de streaming e de locais onde é possível locar filmes para assistir sem sair de casa, muitas vezes gastamos mais tempo escolhendo qual será o próximo filme ou série da nossa lista do que propriamente assistindo ele – e é nessa tarefa que a pesquisa do Google quer te ajudar.

google sugestão
Ferramenta de sugestão já está disponível para todos os usuários (Imagem: Google)

Tudo o que você precisa fazer é usar o buscador do Google para procurar um tipo de conteúdo que te interessa – como “filmes de romance”, “filmes de ação”, “séries de comédia”, etc – e ele irá não apenas te indicar alguns filmes ou séries do tipo que você está procurando, como também onde esses títulos podem ser achados.

Por enquanto, a ferramenta oferece resultados de apenas quatro provedores, sendo dois serviços de streaming por assinatura (Netflix e Globopay) e duas plataformas de locação online (Google Play Filmes e TV e YouTube). Por enquanto ela ainda deixa de fora algumas provedoras relativamente grandes, como a Amazon Prime Video, o Crunchyroll e a iTunes Store, e o Google não revelou se mais serviços deverão ser disponibilizados no futuro.

Como funciona a sugestão de filmes do Google

Para usar a função de sugestão de conteúdos você precisa entrar na página de busca do Google e digitar o tipo de conteúdo que você está buscando. No exemplo que usaremos aqui, nós fizemos uma procura pelo termo “filmes de ação”.

google sugestão
Antes dos resultados da pesquisa, o Google agora apresenta algumas sugestões de acordo com o que você procurou

Logo no topo dos resultados de pesquisa, antes de nos mostrar qualquer link de página web, o Google nos apresenta uma série de sugestões de filmes que pertencem ao critério selecionado. A empresa não revelou qual é o critério que usa para a seleção, mas pelos resultados mostrados é possível notar que há um direcionamento personalizado para cada usuário, já que notamos que a listagem é bem diferente quando fazemos a mesma busca em modo anônimo.

google sugestão
Quando fazemos a mesma busca em uma aba anônima, percebemos que os resultados sugeridos são diferentes

Esse mesmo layout pode ser visto também na versão mobile da busca do Google, onde é possível notar que conseguimos exatamente os mesmos resultados, o que é mais um indício de que o Google usa as informações que possui sobre os hábitos de navegação do usuário para oferecer sugestões de filmes e séries que se adequam aos gostos pessoais dele.

google sugestão
Na versão para smartphones, as sugestões do Google ficam em ainda mais destaque

Ao escolher um filme da lista, você será levado para uma página de resultados do conteúdo escolhido. Caso esteja acessando do computador, na coluna esquerda da tela você verá uma lista de links comuns da busca do Google, como a página do filme na Wikipédia. Já na coluna esquerda, além de algumas informações sobre o filme em si, você encontrará indicações de onde ele pode ser encontrado. No caso do filme O Último Mestre do Ar, a página indica que ele pode ser encontrado no catálogo da Netflix ou para aluguel a partir do YouTube ou do Google Play Filmes e TV.

google sugestão
Na coluna da direita, o Google mostra os locais onde podemos encontrar o filme escolhido

Já na busca a partir de dispositivos móveis, o usuário é levado para uma página exclusiva do filme, com uma pequena descrição dele, o link para um trailer direto do YouTube e a indicação de onde ele pode ser encontrado. ao ser selecionado, o seu aparelho irá abrir automaticamente o app indicado. Assim, se você já tem o aplicativo da Netflix instalado no seu smartphone ou tablet  e clicar no ícone “Netflix” da página do filme, o aplicativo do serviço de streaming será aberto e você será levado direto para a reprodução do conteúdo escolhido.

google sugestão
Na versão mobile, o Google leva o usuário a uma página dedicada ao filme escolhido

E, se você estiver usando a busca do Google em dispositivos móveis, terá acesso também a opção Lista de Interesses. Essa é uma opção que não existe no Chrome para desktops, e permite que você insira qualquer filme em uma lista própria para acesso rápido. Essa lista personalizada pode ser acessada na própria página de sugestões do Google, que na versão para mobile terá uma aba chamada “Lista de Interesses”.

google sugestão
A Lista de Interesses é uma exclusividade da versão para mobile

Fonte: Blog do Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter