Câmeras da Sony podem ser usadas como webcams, com software Imaging Edge Webcam

Sony Alpha A7S III 03 (Foto: Andy Westlake/Amaterur Photographer)
Programa já suporta 35 câmeras da Sony, permitindo a realização de videochamadas e lives por meio de conexão USB
Anúncio
Câmeras da Sony podem ser usadas como webcams, com software Imaging Edge Webcam

A partir de hoje (20) um novo programa integra as câmeras da Sony de alto desempenho ao Windows, facilitando seu uso como webcams para a realização de vídeo conferências e apresentações ao vivo (“lives”). Batizado de “Imaging Edge Webcam”, o software é distribuído pela gigante japonesa de forma gratuita e já pode ser baixado pelo site oficial da marca.

O interessante deste programa é que ele parece tirar proveito das capacidades avançadas das câmeras fotográficas da Sony, permitindo o uso de recursos como foco automático e a capacidade de alta resolução dos 35 modelos atualmente suportados por ele. O comunicado não fala isso expressamente, mas dá a entender que tudo isso vai depender da câmera utilizada. Em outras palavras: câmeras com mais recursos = melhores transmissões de vídeo via Imaging Edge. Algo similar já é prometido por outros softwares do gênero, mas a Sony parece querer enfatizar esse aspecto e, convenhamos, integrar o software e o hardware da mesma fabricante acaba sendo mais seguro e traz uma experiência de maior fluidez.

“Nós continuaremos a nos adaptar e evoluir para ir ao encontro das necessidades dos consumidores. A voz deles é essencial para tudo o que fazemos nesta indústria”, disse Yann Salmon-Legagneur, diretor de marketing para produtos, imagens digitais e comunicação em vídeo da divisão europeia da Sony. “Dada a crescente demanda por comunicação via streaming e vídeo, estamos muito felizes em compartilhar esta nova aplicação que permite a tantos fãs leais à Sony a capacidade de facilmente transformar suas câmeras em uma webcam altamente eficiente para transmissões ao vivo, vídeo conferências e muito mais”.

Ao lançar o ImagineEdge, Sony integra câmeras profissionais e computadores para abraçar setor de streaming e vídeo conferências (Foto: Andy Westlake/Amaterur Photographer)
Ao lançar o ImagineEdge, Sony integra câmeras profissionais como a 7S3 e computadores para abraçar setor de streaming e vídeo conferências (Foto: Andy Westlake/Amaterur Photographer)

Imaging Edge Webcam: quais câmeras da Sony podem usá-lo?

Atualmente, a Sony fala em 35 modelos compatíveis com o novo software, prometendo atualizações neste número conforme novos aparelhos são lançados. Infelizmente, a empresa não faz nenhuma referência a câmeras anteriores, então neste momento não podemos confirmar se há alguma retrocompatibilidade com máquinas mais antigas.

Isso dito, é interessante ver como a atual gama de câmeras da Sony suportadas atravessa um período consideravelmente grande de lançamentos, indo desde modelos como a recentemente anunciada Alpha 7S III até outros já conhecidos, como a ZV-1, voltada para criadores de conteúdo. A lista completa pode ser vista na tabela a seguir:

E-mount
Linha “ILCE-“
A-mount
Linha “ILCA-“
Digital Still Camera
Linha “DSC-“
ILCE-7M2ILCA-77M2DSC-HX95
ILCE-7M3ILCA-99M2DSC-HX99
ILCE-7RM2ILCA-68DSC-RX0
ILCE-7RM3DSC-RX0M2
ILCE-7RM4DSC-RX100M4
ILCE-7SDSC-RX100M5
ILCE-7SM2DSC-RX100M5A
ILCE-7SM3DSC-RX100M6
ILCE-9DSC-RX100M7
ILCE-9M2DSC-RX10M2
ILCE-5100DSC-RX10M3
ILCE-6100DSC-RX10M4
ILCE-6300DSC-RX1RM2
ILCE-6400DSC-WX700
ILCE-6500DSC-WX800
ILCE-6600ZV-1

É importante também ressaltar que o Imaging Edge é um software destinado ao Windows e, como todo programa para computador, traz alguns requisitos mínimos de uso. Felizmente, eles não são exigentes e qualquer computador pessoal básico de hoje consegue rodá-lo sem dificuldades. Neste caso, você precisa estar equipado com o Windows 10, na versão para 64-bit.

O site com a lista de câmeras também traz instruções sobre como ajustar o software após instalação e os manuais específicos de integração com cada uma das câmeras disponíveis, mas basicamente, tudo se resume a conectar a câmera ao PC por meio de uma conexão USB.

Fonte: Sony (1) (2)

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter