Câmera Sony ZV-1 é lançada para conquistar os criadores de conteúdo

câmera Sony ZV 1
Sony ZV-1 chega aos EUA por 799 dólares e traz recursos avançados para ajudar criadores de conteúdos

A Sony acaba de anunciar mais uma câmera compacta destinada aos vloggers, youtubers e criadores de conteúdo em geral. Trata-se da Sony ZV-1, que reúne em suas especificações recursos avançados que vão auxiliar os creators (“criadores”, em tradução livre) na hora de produzir vídeos para a internet. 

Por ser um dispositivo compacto, a Sony ZV-1 é uma câmera que pode ser facilmente manipulada com apenas uma mão, mesmo com a tela aberta, o usuário não encontrará dificuldades. Quando se trata de design, ela se assemelha a modelos já conhecidos, como a RX-100 V e VII da Sony.

Para facilitar a vida dos vloggers, que geralmente gravam sozinhos, a Sony ZV-1 tem uma tela flip-out LCD que pode ajudar quando a pessoa for gravar em modo “selfie”. Já na parte frontal, a câmera compacta tem uma luz indicativa que fica acesa quando você começa a filmar. 

Recursos 

Sony ZV-1
Câmera tem sensor de imagem de 20 megapixels

Combinando recursos da RX100 V e da RX100 VII, a Sony ZV-1 possui um sensor de 20 megapixels (sensor de imagem Exmor RS CMOS do tipo 1.0), acompanhado pelo processador de imagem BIONZ X™. Ela conta com lente rápida ZEISS de 24-70 mm f/1.8-2.8. A câmera ainda suporta produzir vídeos em 4K a 30 quadros por segundo ou HD em até 120fps.

A Sony ZV-1 tem lente integrada e não há anel de foco, isso significa que ela pode trabalhar no modo automático, tanto em vídeos quanto em fotos. O foco da Sony ZV-1 pode “se adaptar” às diversas situações de cena com o Fast Hybrid AF, veja abaixo como ela rapidamente faz a transição de foco da pessoa em primeiro plano para a paisagem ao fundo, e também o caminho inverso:

Outra função interessante para os criadores é o efeito Bokeh, similar ao Modo Retrato encontrado no iPhone e demais smartphones Android. Acionado por um botão na câmera, em que automaticamente a ZV-1 desfoca o fundo da imagem, mantendo o primeiro plano em evidência:

A função Product Showcase (Demonstração de Produto, em tradução livre) pode facilitar o trabalho dos creators que trabalham com divulgação de produtos. Ativado ao toque de um botão, ele detecta o posicionamento de um produto em destaque, alterando o foco para o primeiro plano, sem a necessidade de ficar colocando a mão atrás do objeto para que a lente consiga focar.

Como o sistema de autofoco da câmera é otimizado para gravação de pessoas em primeiro plano, ele é capaz de fazer o reconhecimento de rostos e até de olhos, para manter sempre o foco mesmo com a pessoa em movimento dentro do quadro.

Reconhecimento de olhos Sony ZV-1
A câmera é capaz de reconhecer até mesmo os olhos de quem está sendo gravado, para manter o foco em tempo real

A câmera possui estabilização automática de imagens, e o sistema de auto-exposição (AE) garante a iluminação correta do rosto, mantendo tons de pele naturais durante a captação das imagens.

Sony ZV-1 tons de pele corretos
A ZV-1 possui sistema AE de auto-exposição, mantendo a luminosidade correta para tons de pele reais

E tudo isso pode ser acompanhado pela própria tela flip-out, que se dobra para a frente da câmera, mostrando ao creator a visualização do que está sendo gravado ou fotografado.

Nova Sony ZV-1 em gravação
Nova Sony ZV-1 conta com foco inteligente

O botão para iniciar a gravação fica na parte superior do gadget e há três microfones, ajustados para a captura do áudio em modo “selfie” (frontal), permitindo captação clara da voz e minimizando os níveis de ruído, como explica a empresa.

Para eliminar o barulho do vento em gravações ao ar livre, a câmera compacta já vem acompanhada de um filtro de vento para o microfone. Se quiser algo a mais, é possível adquirir à parte um “kit vlogger”, com grip sem fio e cartão SD.

Sony ZV-1 com o kit completo
Sony ZV-1 com o grip sem fio, que pode ser utilizado também como um mini tripé

Preços e disponibilidade

A nova câmera Sony ZV-1 está em pré-venda nos Estados Unidos por US$ 799,99 (cerca de R$ 4.255,63, na conversão atual) e as entregas começam em 11 de junho.

No Brasil, ainda não há informações sobre disponibilidade, mas a empresa diz que a câmera estará “disponível em breve”, em seu site. Em nosso mercado, a ZV-1 deve chegar com um preço alto em virtude da volatilidade do dólar.

Enquanto isso, aproveite para ver a nossa seleção de melhores câmeras fotográficas em 2020, para você tirar fotos e gravar vídeos incríveis.

Fontes: CNN; Sony.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter