Seu cartão de memória não aparece no Mac? Saiba o que fazer

pasted image 0
Seu cartão de memória não aparece na área de trabalho ou no Finder? Nos dois casos, orientamos você com ferramentas internas e externas no seu Mac
Anúncio
Seu cartão de memória não aparece no Mac? Saiba o que fazer

Você já tentou outras entradas e até outro computador, mas o cartão de memória não funciona no seu Mac? Na tarefa de acessar e recuperar seus arquivos, qualquer desespero é compreensível. Felizmente, preparamos um tutorial rápido para te ajudar a verificar e solucionar o problema.

Antes de qualquer coisa, vale checar se o cartão SD não está com alguma poeira ou se está danificado. Ele pode ser limpado com um pano seco, sem problemas – só não vale assoprar que nem cartucho de videogame antigo.

Ainda não funcionou? De acordo com uma publicação do iBoysoft, há 4 principais motivos para o seu cartão de memória não ser reconhecido: vírus, erro no sistema, corrupção do cartão ou o leitor do Mac está danificado. Explicamos como testar ferramentas internas e identificar o problema com os passos a seguir.

Verifique o Finder

Primeiro, abra o Finder e escolha Preferências no menu superior do app. Clique na aba Geral e escolha a opção Discos Externos. Então veja se o SD irá aparecer no desktop.

 Aba geral e Sidebar, respectivamente (Reprodução: iBoysoft)
Aba geral e Sidebar, respectivamente (Reprodução: iBoysoft)

Outra saída é verificar, ainda dentro da aba de Preferências, o menu Sidebar. Lá, selecione Discos Externos na lista de Locais.

Utilitário de disco

Se você não ver cartão de memória na barra lateral do Utilitário de Disco, basta clicar em Visualização e escolher Mostrar todos os dispositivos, para verificar se SD aparecerá no desktop.

Seu cartão de memória não aparece no Mac? Saiba o que fazer
Utilitário de Disco (Reprodução; iBoysoft)

Se ele ainda não aparecer, o cartão poderá estar corrompido. Porém, te ajudamos nessa tarefa no passo a seguir.

Cartão de memória corrompido

Se o cartão aparecer no utilitário de disco e não no desktop, você pode enviá-lo manualmente (clicando com o botão direito sobre o ícone do cartão) ou recuperá-lo com a aba de Primeiros Socorros localizada na parte superior da janela (a imagem do passo anterior mostra o “First Aid”). Assim, basta selecionar e esperar que o processo de reparação seja finalizado.

Caso ainda não tenha dado certo, outra saída é formatar o seu cartão, o que pode ser feito na própria máquina, em outro dispositivo (por exemplo, uma câmera fotográfica) ou até em um Windows, de forma bem rápida. Mas vale o aviso: formatar o cartão significa apagar todos os dados contidos nele. Se você não quiser perder seus arquivos, pode utilizar um software que faça isso por você.

Cartão detectado, mas sem arquivos

Outra situação possível é seu cartão ser exibido na sua máquina, porém, ele se encontra vazio (e você tem certeza de que não era ele para estar!). Assim como você também pode formatar o cartão em outro dispositivo, conforme citamos acima, também é possível checar se ele está mesmo vazio. Caso suas fotos só apareçam na sua câmera, conecte em um Windows ou em um leitor de cartão USB direto no seu Mac, por exemplo. 

Conectar o cartão de memória em um dispositivo externo, via USB em seu Mac, pode ser a solução (Pixabay)
Conectar o cartão de memória em um dispositivo externo, via USB em seu Mac, pode ser a solução (Pixabay)

Algumas câmeras também fazem a transferência de arquivos via USB próprio, sem necessidade de remover o cartão. Nestes casos, o tempo de transferência poderá mudar drasticamente – mas pelo menos seus arquivos não estarão perdidos. 

Depois de todas as etapas e das dicas acima, esperamos que você tenha conseguido recuperar seu cartão. Conte para a gente a sua “saga” nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter