CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth

CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth
Além de apresentar o super econômico QCC5100, para fones Bluetooth, a empresa também mostrou sua nova plataforma de áudio inteligente
TrueWireless Occluded Earbuds Example Design - CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth
De acordo com a Qualcomm, o novo acessório consome 65% menos energia

Os fones Bluetooth estão ficando cada vez mais populares, acessíveis e diversos. Mirando neste mercado, a Qualcomm acaba de anunciar o QCC5100, um chip para transmissão Bluetooth com baixíssimo consumo energético e que, na promessa da fabricante, dará uma autonomia de até 12 horas para o uso de fones sem fio.

Além de ser econômico, o QCC5100 tem suporte ao Bluetooth 5.0 e uma série de outras tecnologias, como o cancelamento híbrido de ruídos externos e assistentes virtuais. Os fones equipados com ele, por exemplo, poderão embarcar leitores biométricos, como os de frequência cardíaca e de impressões digitais, além de suportarem comandos para a Siri e Google Assistant.

MVIMG 20180108 152953 1024x768 720x540 - CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth

Como nem tudo são apenas sonhos, a Qualcomm explica que, embora tais recursos não sejam exatamente inéditos, o uso destas funções consumirá menos energia. Ainda assim, caso o uso destas funcionalidades seja frequente, a autonomia do fone em si deve cair para 3 ou 4 horas.

Ainda segundo a fabricante, os primeiros fones Bluetooth com o novo processador devem chegar em breve.

Qualcomm Smart Audio

mvimg 20180108 152742 720x540 - CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth
Aparelhos terão suporte a diversos assistentes virtuais duma só vez

Embora tenha falado muito sobre redes 5G e o seu novo processador para fones Bluetooth, o maior destaque da Qualcomm foi a sua nova plataforma de áudio. Segundo a empresa, a proposta é permitir que diversas fabricantes de alto-falantes, além de demais soluções do gênero, trabalhem juntas criando produtos realmente inteligentes.

Criando uma única plataforma de áudio inteligente, a Qualcomm espera unificar as soluções disponíveis no mercado. A empresa percebeu que, com o surgimento dos assistentes domésticos, como o Google Home e o Amazon Echo, diversas fabricantes estão procurando meios próprios de criar seus próprios ‘smart audio devices’. Dispositivos de áudio conectados e inteligentes.

CES 2018: Aibo, o cão robô da Sony está prestes a ser lançado

Para nós, simples usuários, essa estratégia pode parecer um tanto abstrata, já que nenhum desses mercados é tão importante atualmente quanto o de smartphones. Por outro lado, a onda dos eletrônicos conectados só cresce – e alguém, neste caso a Qualcomm, precisa fabricar os chips.

Chamada de Qualcomm Smart Audio, a plataforma estará disponível já no primeiro semestre de 2018.

Fonte: Qualcomm

 

Biometric Headset Example Designs.0 1 - CES 2018: Qualcomm apresenta chip inteligente para fones bluetooth

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via