CES 2021: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo

Ces 2021: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo. A ces 2021 será um evento totalmente digital que irá revelar as principais novidades tecnológicas em tvs, smartphones, câmeras e áudio
A CES 2021 será um evento totalmente digital que irá revelar as principais novidades tecnológicas em TVs, smartphones, câmeras e áudio

A CES 2021 é o primeiro grande evento sobre o mundo dos eletrônicos em 2021. Normalmente, para acompanhar todas as novidades da feira seria necessário que uma equipe de cobertura fosse até Las Vegas, nos Estados Unidos, para avaliar os aparelhos apresentados e os novos equipamentos revelados. Porém, este ano todas as tecnologias melhores e mais recentes serão mostradas online.

O que se espera que ocorra este ano, então, é que as maiores marcas hospedem seus próprios anúncios transmitindo-os ao vivo, enquanto empresas menores gerenciam suas apresentações dentro da própria plataforma online da CES. Dessa forma, a maioria desses eventos será aberta ao público, mas alguns serão pagos, de forma que apenas os participantes credenciados da CES 2021 podem acessar.

Quais os principais lançamentos aguardados?

As principais empresas que você precisa ficar de olho para lançamentos inéditos na CES 2021 são a Samsung, Sony, LG, Hisense, TCL, Panasonic e Philips. A seguir vamos conferir quais serão as novidades que podemos aguardar na CES 2021 em três categorias diferentes: Smart TVs, smartphones, câmeras, áudio, robôs e eletrodomésticos.

Smart TVs

Espera-se que 2021 seja um grande ano para muitas das maiores marcas de TV. Atualmente, Samsung e a LG se empenham fortemente nas tecnologias de TV 8K.

Na CES 2020, por exemplo, a LG realizou grandes mudanças na sua formação para o evento, trocando a E Series OLED em favor da nova Gallery Series, e a Samsung impressionou o público com sua TV giratória The Sero, então podemos esperar grandes novidades para a edição de 2021 do evento.

A LG, por exemplo, está planejando apresentar uma tela OLED dobrável de 48 polegadas. O display apresentará uma tela fina como papel que pode endireitar ou dobrar conforme a necessidade. Além disso, a empresa afirma que sua mais recente tecnologia OLED permite que a tela permaneça plana, mas permite que os usuários dobrem e desdobrem a tela. A LG também apresentaria TVs OLED transparentes e uma variedade de TVs MiniLED (ou TVs QNED) na CES 2021.

Já a Samsung havia anunciado sua nova TV MicroLED com tela de 110 polegadas e há rumores de que lançará novas TVs com a tecnologia híbrida quantum dot/OLED, conhecida como QD-OLED. Além disso, ela também pode atualizar sua linha de TV QLED e atualizar sua linha de TV 8K.

A Panasonic deve revelar sua linha de Smart TVs uma semana antes do início da CES. A empresa está por trás de algumas das melhores TVs de 2020, então esperamos muito mais de onde veio essa qualidade nos novos equipamentos que devem apresentar recursos HDMI de última geração, pensando no público gamer.

Ces 2021: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo. A ces 2021 será um evento totalmente digital que irá revelar as principais novidades tecnológicas em tvs, smartphones, câmeras e áudio
A The Sero é uma TV giratória inédita da Samsung que roubou os holofotes na CES 2020

A Sony provavelmente irá revelar sua nova Smart TV BRAVIA na CES 2021. Além disso, uma nova gama de TVs com taxa de atualização de 120 Hz deve ser apresentada pela fabricante japonesa de eletrônicos na CES 2021. Já a TCL confirmou que vai lançar a tecnologia de tela mini-LED na CES 2021 e uma nova linha de TVs QLED.

Na CES 2020, ficou claro que as marcas de TV estavam pensando grande, com muitas telas de mais de 75 polegadas em exibição. Mas eles também estavam pensando pequeno, com a confirmação de um novo tamanho de TV OLED de 48 polegadas, bem como modelos de TV projetados para reproduzir conteúdo de smartphones em vez televisores convencionais para reproduzir filmes e games.

Seguindo essa tendência, espera-se que a CES 2021 mergulhe mais profundamente nesses extremos, com mais TVs OLEDs de 48 polegadas e tamanhos mais compactos de 32 polegadas/43 polegadas para aparelhos topo de linha.

Smartphones

As empresas raramente lançam novos smartphones na CES, uma vez que a Mobile World Congress (MWC) começa um mês depois e é um evento tradicionalmente escolhido como palco para apresentar novos modelos de smartphones. Mesmo assim, isso não quer dizer que não veremos nenhum smartphone no CES 2021.

Um exemplo é o Flexpai Royole, que estreou na CES 2019 como o primeiro dobrável do mundo um mês antes da Samsung exibir o Galaxy Fold na MWC 2019. Mas também vimos recém-chegados à indústria de smartphones mostrarem seus produtos, como a TCL fez quando a empresa lançou seus primeiros smartphones, o TCL 10 Pro, TCL 10L e TCL 10 5G na CES 2020.

Galaxy fold
Será que podemos esperar um smartphone inovador como o Galaxy Fold da Samsung na CES 2021?

Empresas maiores ocasionalmente revelam novos smartphones, mas muitas vezes são modelos mais acessíveis que se destinam a mercados limitados, como o Galaxy A51 e Galaxy S10 Lite da Samsung, que também apareceu na CES 2020.

A Samsung já anunciou também que irá revelar um novo chipset Exynos em 12 de janeiro que provavelmente irá alimentar a próxima família Galaxy S21. Além disso, a empresa realizará um evento em 14 de janeiro, onde anunciará sua mais recente linha de smartphones Galaxy – a família Galaxy S21.

Portanto, não espera-se que grandes modelos de smartphones sejam lançados na CES 2021 — mas podemos ver alguns aparelhos de baixo custo e de médio porte de empresas que não querem ser ofuscados no MWC 2021.

Câmeras

A CES tem sido bastante discreta para anúncios de câmeras nos últimos anos. Ainda assim, espera-se que 8K seja um grande negócio este ano. Com a Canon já lançando uma nova câmera 8K, rumores estão ficando cada vez mais fortes de uma Sony A9S habilitada para 8K, e a Panasonic espera exibir seu futuro em 8K antes do fim do ano.

Recentemente a Canon divulgou sua nova câmera modular de cinema 8K com caixa de conversão de 8K, com lançamento previsto para este ano, então esta parece ser uma aposta certa para uma revelação da CES 2021.

Em novembro passado, a Sony anunciou o Airpeak, sua nova linha de drones, com lançamento previsto para a primavera de 2021. Até agora, as únicas informações que a Sony compartilhou são um logotipo e uma declaração de missão, então esperamos uma revelação completa na CES.

Após um desenvolvimento prolongado, podemos estar prontos para ver um anúncio para a linha de câmeras 8K da Panasonic. No ano passado, o fabricante lançou a câmera multifuncional Panasonic AK-SHB800GJ/AK-SHB800PSJ, destinada para uso em transmissões.

Lançada a tempo para os Jogos Olímpicos de 2020, esta câmera full-frame 8K é capaz de 4 feeds 1080p simultâneos, permitindo ao usuário inserir um grande quadro de 8K e cortar efetivamente 4 feeds de câmera separados. No entanto, a Panasonic declarou que não prevê uma câmera de 8K para o consumidor até os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Ces 2021: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo. A ces 2021 será um evento totalmente digital que irá revelar as principais novidades tecnológicas em tvs, smartphones, câmeras e áudio
Com todo o poder do 8K, a câmera Sony A9S poderia competir pixel a pixel com a rival Canon na CES 2021

Tradicionalmente, a Sony não anuncia câmeras no estilo E-mount (com encaixe de lente diferenciado) na CES. No entanto, a tão falada Sony A9S poderia fazer parte de um portfólio de produtos revelados. Supostamente uma câmera 8K alimentada por um sensor full-frame de 50MP, a Sony A9S iria efetivamente enfrentar a Canon no território 8K para câmeras.

Porém, a grande dúvida que fica é se empresas como Canon, Nikon e Sony arriscariam um lançamento completo que poderia se perder em meio ao cenário da pandemia? Isso é menos provável, então há uma chance maior de que algumas das marcas de câmeras mais comuns, como a Insta360, DJI e GoPro ganhem destaque com novos modelos câmeras de ação e drones.

Áudio

A CES 2020 foi uma ótima feira de tecnologia para o universo do áudio, portanto espera-se ver mais fones de ouvido, soundbars e alto-falantes wireless excelentes em 2021 também.

A Sony provavelmente será a principal marca que deve-se ficar de olho, pois ele dominou o mercado de fones de ouvido com cancelamento de ruído e true wireless no ano passado, com modelos de destaque como o WH-1000XM4 e o WF-1000XM3 dando o que falar (ou ouvir) no mundo do áudio.

Fone de ouvido wireless sony wh-1000xm4
O fone de ouvido wirleess Sony WH-1000XM4 com cancelamento de ruído foi um dos grandes destaques da CES 2020, e podemos esperar fones ainda melhores na CES 2021

A TCL promete apresentar novos sistemas de áudio ao estilo soundbars, uma tendência no cenário de áudio que ganha cada vez mais espaço junto com os fones de ouvido wireless. Além disso, podemos esperar que a Samsung dê um passo adiante na tecnologia de soundbars, uma vez que na CES 2020 a empresa revelou um dispositivo com controle de voz do Google Assistant, bem como Alexa, e mais opções de conexão do que seus predecessores.

A CES 2020 foi dominada pelos fones de ouvido wireless, com marcas de áudio experimentando adicionar recursos inteligentes a modelos mais compactos. A Mobvoi, por exemplo, nos trouxe o TicPods 2 Pro, que pode ser controlado com um aceno de cabeça, enquanto a Klipsch anunciou seus fones de ouvido wireless T10, que vêm com inteligência artificial embutida e que serão lançados em breve.

Embora esses recursos sejam certamente interessantes, muitos não foram totalmente realizados. O CES 2021 pode ver um refinamento de recursos como IA e controle por gestos, fazendo com que valha a pena comprá-los.

Robôs

Robôs são uma das atrações mais interessantes de todas as edições da CES. Com o cenário atual da pandemia do novo coronavírus, soluções inteligentes nesse setor são altamente requisitadas. E, pensando nisso, a LG tem trabalhado em um robô que planeja revelar na CES 2021, capaz de irradiar luz ultravioleta para desinfetar áreas de alto contato e tráfego: o LG UV Robot.

O robô poderá se mover de forma autônoma, navegando em torno dos móveis para limpar toda a sala. É projetado para ambientes de hospitais, educação, corporativos, varejo e restaurantes, bem como transporte.

Do Japão, a Yukai Engineering sempre traz a diversão para a CES com seus lindos robôs domésticos – um dos quais é notoriamente uma almofada com uma cauda robótica. Este ano, no show, a empresa apresentará o Petit Qoobo, um irmão idêntico, mas menor, de seu modelo animado, junto com uma versão atualizada de seu robô doméstico emocional Bocco Emo.

Petit qoobo
O Petit Qoobo será uma versão menor e atualizada do modelo de robô felpudo criado pela Yukai Engineering

Também da terra do sol nascente, a Vanguard Industries também estará presente, e as chances são grandes de que a empresa aproveite a oportunidade para apresentar ao mundo seu adorável robô de estimação com inteligência artificial, o Moflin.

Como uma espécie de porquinho-da-índia cinza, ele é perfeito para bebês recém-nascidos ou pessoas mais velhas. Cada Moflin desenvolve uma personalidade individual ao longo do tempo e pode expressar emoções por meio de movimentos e sons.

Robô moflin
O Moflin promete ser um ótimo (e fofo) companheiro tecnológico para crianças e pessoas idosas

Um dos maiores nomes da agricultura, a John Deere tem sido uma grande presença nos últimos anos no CES, trazendo seu maquinário para o chão da exposição. Com câmeras que permitem aos agricultores ver diretamente dentro dos tanques de grãos, visão computacional, recursos de direção autônoma e comunicação máquina-a-máquina no campo, as novas colheitadeiras da Series X devem estar entre os maiores robôs já criados.

Outro robô projetado para apoiar aqueles que trabalham ao ar livre é o Hive Controller da Daesung. Este robô será utilizado para a extração de mel, removendo o favo de mel de uma colmeia – geralmente um processo demorado realizado por dois a cinco indivíduos qualificados – em cerca de um minuto.

Eletrodomésticos

O Furniture Concept Appliances da LG fará sua estreia global antecipada na CES 2021 com uma experiência interativa que permite aos participantes projetar um espaço virtual com aparelhos que podem ser personalizados de acordo com sua preferência. Esses novos produtos da empresa reduzem ainda mais a divisão entre eletrodomésticos de última geração e móveis de design. Incluídos na coleção estão o refrigerador InstaView Door-in-Door, um par de geladeira e freezer, micro-ondas, lava-louças, purificador de água, WashTower e Styler.

Virtual showroom da lg
A LG irá apresentar sua nova linha de soluções em eletrodomésticos inteligentes em um virtual showroom na CES 2021

A capacidade desses produtos de se integrar sem esforço em qualquer ambiente será aprimorada pela diversidade de materiais luxuosos e cores modernas e discretas que podem ser misturadas e combinadas na hora. O conjunto de Furniture Concept Appliances da LG oferecerá várias combinações de materiais e cores para escolher, permitindo que os clientes personalizem cada produto de acordo com seus gostos pessoais e a decoração de qualquer cômodo de sua casa.

Já a Samsung anunciou que apresentará seu refrigerador BESPOKE atualizado e lavadoras e secadoras com suporte de inteligência artificial na CES 2021. Para os consumidores norte-americanos, o refrigerador será lançado nos modelos de quatro, duas e uma porta, e oferecerá um total de oito opções de painéis de portas. O modelo BESPOKE 4D Flex de quatro portas será um refrigerador embutido em dispensador de água.

Mas e o Google?

Certamente uma das maiores decepções do CES 2021 se tornando virtual será a falta de um estande chamativo do Google. Nos últimos anos, o Google ostentou alguns dos estandes mais atraentes da CES, desde um passeio em um parque temático em 2019 até uma sala ao estilo Escape Room em 2020.

Ces 2021: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo. A ces 2021 será um evento totalmente digital que irá revelar as principais novidades tecnológicas em tvs, smartphones, câmeras e áudio
Na CES 2020, o estande do Google contava com uma atração divertida ao estilo Escape Room

Ao contrário de outros pesos pesados do CES, como Samsung ou LG, o Google sempre optou por colocar suas grandes atrações no estacionamento em frente ao Centro de Convenções de Las Vegas, tornando-o subitamente um local moderno para um estande.

Nos últimos anos, os estandes do Google impulsionaram amplamente os benefícios do Google Assistant, ressaltando a importância do assistente digital enquanto lutava para competir com a Alexa, da Amazon. Mas com o CES se tornando virtual, o Google fará apenas reuniões de parceiros, mas não terá grande presença no show, segundo a própria empresa informou.

Como acompanhar os lançamentos da CES 2021?

A CES 2021 ocorrerá entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2021. No primeiro dia do show, haverá palestras da AMD, General Motors, e Verizon, além de conferências de imprensa da LG, Sony e Samsung. Estima-se que a feira virtual contará com cerca de mil expositores, menos de um quarto do total da CES 2020. Aqui está a programação completa do dia da imprensa de 11 de janeiro fornecida pela assessoria do evento:

Segunda-feira, 11 de janeiro: Manhã

  • 7h – 7h30 EST – Hisense
  • 8h – 8h30 EST – LG Electronics e Bosch
  • 9h – 9h30 EST – Samsung Electronics e HERE Technologies
  • 10:00 – 10:30 EST – Panasonic e Philips e Skyworth
  • 11h00 – 11h30 EST – Canon e TCL e Mercedez-Benz

Segunda-feira, 11 de janeiro: tarde

  • Meio-dia – 12:30 EST – Magna International e Kohler
  • 13h – 13h30 EST – Intel/Mobileye
  • 14h00 – 14h30 EST – OMRON Healthcare
  • 15h00 – 15h30 EST – Tendências de tecnologia 2021 da Caterpillar e do CTA para observar
  • 16h00 – 16h30 EST – Schneider Electric e Taiwan Tech Arena
  • 17h – 17h30 EST – Sony

Os eventos futuros da CES também têm datas definitivas. A CES 2022 e CES 2023 estão programados para 5 a 8 de janeiro, enquanto o CES 2024 está marcado para 9 a 12 de janeiro.

As inscrições para a CES 2021 já estão disponíveis para o público no site do CES. Em termos de custo para o público médio, o evento planeja cobrar uma taxa de US$ 149. A taxa se aplica à maioria dos participantes, incluindo varejistas, mas, como nos anos anteriores, jornalistas e analistas credenciados estarão isentos do pagamento dessa taxa de inscrição.

Fontes: Techradar, Business Standard, What Hi-Fi?

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário