A colônia habitacional em marte | showmetech trio

A colônia habitacional em Marte | Showmetech TRIO

Avatar of lucas gomes
Veja o projeto habitacional no Planeta Vermelho, o modelo elétrico do carro de “De Volta Para o Futuro” e a nova lancha elétrica da Candela no TRIO da semana!

No Showmetech TRIO da semana (21/02/2022), falaremos sobre a Genesis v.2, uma colônia pensada para humanos morarem em Marte; a réplica do carro visto no filme De Volta Para o Futuro, porém numa versão elétrica e atualizada; E, por fim, a construção de uma nova lancha elétrica de hidrofólio, que oferece mais economia de energia em seu funcionamento. Confira as principais notícias da semana com a gente!

Colônia habitacional no Planeta Vermelho

Apesar de viagens espaciais serem um assunto muito recente para os seres humanos, os avanços que temos com o passar dos anos são cada vez maiores. E o progresso não para por aí. 

Recentemente foi noticiado que três arquitetos estão trabalhando na construção de uma colônia habitacional para ser instalada em Marte. Burak Celik, Naz Kaplan e Zeynep Ege Odabasi estão trabalhando na chjamada Genesis v.2, um protótipo de casa com design extraterrestre para ser habitado por seres humanos, com uma pegada sustentável. Afinal, basta de poluição em apenas um planeta, não é mesmo?

A colônia habitacional em marte | showmetech trio
Projeto do interior do Genesis v.2. O design futurista não se atém somente ao ambiente externo, mas dentro da colônia habitacional de Marte também pretende-se ter este aspecto. Reprodução:Burak Celik, Naz Kaplan e Zeynep Ege Odabasi

O projeto está sendo desenvolvido para responder justamente às condições impostas pelo ambiente do Planeta Vermelho, com um sistema de ajustes de acordo com as novas colonizações. Basicamente a colônia será instalada numa cratera natural do planeta, ou seja, será em forma circular, e ela poderá se expandir de acordo com o número de seres humanos que se estabelecem ao local. Essa decisão foi dada para que a colônia consiga se adaptar o melhor possível aos níveis geográficos de Marte.

O conceito por trás do nome do projeto faz referência à missão Genesis, da NASA, responsável pela pesquisa sobre nossa origem cósmica. Um dos principais fundamentos aqui é o grande equilíbrio entre o consumo,   produção e proteção das pessoas. Afinal, a superfície de Marte é repleta de radiação. A solução para isso está no plano de construir a colônia nas crateras. Sua alta tecnologia será capaz de reagir mudanças de luz, temperatura e outras condições climáticas.

No caso, a Genesis v.2 indica o início da popularização em outro planeta de acordo com nossas experiências na Terra. Já pensou em morar fora da Terra?

A colônia habitacional em marte | showmetech trio
Planta exibindo algumas colônias que possivelmente serão construídas. Na imagem, é possível reparar que há crateras de diversos tamanhos que vão ser ocupadas essas construções de acordo com um número máximo de seres humanos. Reprodução: Burak Celik, Naz Kaplan e Zeynep Ege Odabasi

Carro elétrico de “De Volta Para o Futuro”

Um dos filmes que mais marcaram a década de 90 definitivamente foi De Volta Para o Futuro. Se você ainda não o conhece, trata-se se um jovem que volta no passado depois de um experimento com um cientista. Seu principal veículo era um carro bem futurista para a época. Tal veículo foi desenvolvido pela empresa DeLorean, que acabou deixando sua marca na história automotiva e, claro, trazendo um ícone para a cultura pop.

A colônia habitacional em marte | showmetech trio
O icônico carro de “De Volta Para o Futuro” desenvolvido pela empresa DeLorean será replicado na vida real em uma versão elétrica e de luxo. Reprodução: DeLorean Motor Coimpany

Surfando na onda da nostalgia de filmes e séries, a DeLorean desenvolveu uma versão do mesmo modelo visto em De Volta Para o Futuro, porém, com funcionamento elétrico — e, dessa vez sem aquele papo de colecionador, pois este veículo será comercializado normalmente.

Uma das características mais marcantes deste carro são as portas que abrem para cima, dando ao carro um aspecto “voador”, como se asas estivessem abertas. 

Ainda não há muitos detalhes sobre o novo modelo, mas o que se sabe é que ele se chamará DeloreanEVolved e que ele será um carro elétrico de luxo. Consumidores interessados poderão adquiri-lo mais tarde ainda neste ano — e provavelmente ele custará uma fortuna.

Veja o teaser divulgado pela DeLorean em sua conta no Twitter:

Nova lancha elétrica de hidrofólio

A Candela, empresa de lanchas, anunciou o seu mais novo modelo para o mercado: o C-8. Trata-se de uma lancha elétrica de hidrofólio que segue o que foi visto em seu antecessor, o C-7, porém, apresenta melhorias na redução do consumo de energia e no aumento da velocidade.

Segundo a companhia, é possível poupar até 80% de energia em comparação a um modelo tradicional. A velocidade máxima chega aos 29,6 km/h.

Se mover pela água requer muita quantidade de energia, o que, com o passar do tempo, se tornou um grande desafio para engenheiros e demais profissionais da área. Uma maneira de lidar com esse problema é justamente utilizando o sistema de hidrofólios, que são finas plataformas que ficam no veículo, logo abaixo da superfície da água.

A colônia habitacional em marte | showmetech trio
Nova lancha elétrica de hidrofólio desenvolvida pela empresa Candela. Reprodução: Candela

Como elas levantam a embarcação da superfície, o atrito com a água é reduzido.  Consequentemente, esse processo também diminui o esforço do veículo para funcionar e, então, a energia gasta em movimento é bem menor.

Outro aspecto que os donos deste modelo vão amar é o baixo custo de manutenção da lancha. O motor utilizado é o C-POD, que funciona a 50 kW. Segundo o fabricante, esse motor chega a ter vida útil quase ilimitada, uma vez que ele consegue chegar à marca de 4 mil horas trabalhadas sem a necessidade de manutenção.

O C-8 também conta com uma ferramenta de piloto automático. A Candela também disse que há planos de implementar um sistema de geolocalização via satélite a longo prazo. Em seu interior, a lancha possui uma cabine para duas pessoas e um espaço interno para descanso. É possível customizar o modelo e incluir mais um espaço para banheiro com chuveiro.

A popularidade e demanda por veículos com tecnologia hidrofólica estão em alta, sendo a nova tendência no mercado marítimo. Gustav Hasselskog, fundador e CEO da Candela, afirma que o modelo C-8 já se tornou a lancha elétrica mais vendida na Europa. Essas e outras ideias que promovem a preservação do meio ambiente são sempre bem-vindas.

A produção do C-8 começou em janeiro e o modelo já está disponível na pré-venda através do site da Candela sob o preço de 290 mil euros, fora os impostos. Em conversão, isso pode ultrapassar os 1 milhão e 600 mil reais. Que investimento, hein?

Veja também:

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Se você perdeu o Showmetech TRIO da semana passada, confira agora!

Fonte: Interesting Engineering [1] e [2] e The Next Web.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados