Dicas simples para aumentar a vida útil do seu videogame

consoles videogames
Com alguns cuidados básicos de limpeza e armazenamento, é possível fazer com que seu videogame tenha uma vida útil de muitos anos
Anúncio
Dicas simples para aumentar a vida útil do seu videogame

Uma coisa interessante dos videogames é que eles são produtos eletrônicos com uma enorme vida útil. Consoles lançados sete anos atrás (o PlayStation 4 e o Xbox One) ainda constituem a tecnologia mais avançada — algo totalmente impossível de acontecer com qualquer outro aparelho eletrônico — e aparelhos lançados há 30 anos (como o Super Nintendo) continuam funcionando até hoje.

Claro, este tipo de longevidade não é algo “natural” do aparelho — assim como qualquer outro eletrônico, um videogame necessita que o usuário se preocupe em realizar uma manutenção preventiva constante para não apresentar problemas ao longo da vida. Por isso, trazemos aqui algumas dicas do que fazer para garantir que seu console tenha uma vida longa e próspera.

Cuidados na limpeza

vida útil
Manter o console limpo é o passo mais simples para uma longa vida útil (Imagem: Kotaku)

Para garantir uma longa vida útil ao console, é fundamental mantê-lo sempre limpo. Na parte externa não há muito segredo: o recomendado é o uso de um pano seco, de preferência uma flanela, microfibra ou algum outro tipo de uma qualidade melhor do que o pano de chão clássico.

Isto porque o pano “clássico” usado para limpeza doméstica — também chamado de saco — é um tipo de tecido que, conforme é usado, costuma soltar alguns fiapos. Esses fiapos podem acabar entrando pelas aberturas de ventilação do videogame e, com algum azar, danificar algumas partes dele que são mais sensíveis, como o leitor de discos.

Por isso, a preferência é sempre no uso de flanelas, que não se deterioram durante o uso e permitem efetuar uma limpeza segura. Também é recomendado nunca utilizar o pano molhado ou úmido, já que, assim como os fiapos, as partículas de água também podem entrar no videogame através da ventilação e danificar as placas internas.

limpeza videogame
Fuja do famoso “saco” e utilize panos de melhor qualidade na hora de limpar o videogame (Imagem: Kotaku)

Também não é recomendado utilizar aspiradores ou sopradores de ar genéricos. Técnicos de videogame costumam usar sopradores para fazer a limpeza interna do console, mas estes profissionais possuem equipamentos apropriados para isso, com uma potência de sopro que garante não danificar os componentes da placa. Isto não acontece nos aspiradores e sopradores domésticos, que muitas vezes possuem uma força de sucção/sopro mais forte do que o recomendado, o que pode acabar causando problemas para o videogame.

Já no caso de videogames que possuem telas (como o Switch), deve-se utilizar apenas um pano úmido com água e, logo em seguida, passar um pano seco para retirar qualquer partícula que tenha sobrado na tela.

De acordo com a própria Nintendo, deve-se evitar usar qualquer tipo de produto de limpeza na tela do videogame (principalmente se contiver amônia na composição) pois eles podem causar danos irreversíveis no componente.

Cuidados no armazenamento

vida útil videogame
Ao colocar o console numa estante ou nicho, garanta que há espaço suficiente para a circulação de ar (Imagem: Mercado Livre)

Além de manter o videogame limpo, é importante também garantir que o console não esteja em um local que possa causar problemas a ele para se garantir uma longa vida útil. A primeira coisa a se fazer é nunca, em hipótese alguma, deixar o console em um local que tenha incidência direta da luz do sol. A luz solar não apenas faz com que o videogame esquente mais do que o normal quando está funcionando (o que pode causar travamentos no jogo) como também, a longo prazo, pode causar danos tanto aos circuitos internos quanto à parte externa do console.

Outro cuidado importante é sempre deixar o console em um local onde haja espaço para deixar o ar circular, o que ajuda a esfriar a temperatura do videogame quando ele está em uso. A recomendação é de que o videogame tenha um espaço “sem paredes” de pelo menos 10 cm em cada lado para que o ar possa circular e o calor gerado pelo console seja dissipado.

Isto quer dizer que, se você deixa seu console em um nicho de um rack ou de uma cômoda, é importante garantir que este nicho seja grande o suficiente para sobrar um espaço livre de pelo menos 10 cm ao redor do videogame para que ocorra a circulação de ar.

vida útil ps4
Deixar o console ligeiramente elevado da mesa melhora a circulação de ar e ajuda a evitar problemas com a ejeção automática de disco no PS4 (Imagem: Elo7)

Se possível, também é interessante colocar “pezinhos” no console para que ele fique em uma posição ligeiramente elevada do tampo da mesa ou prateleira, o que permite que uma maior quantidade de ar possa circular, permitindo que ele dissipe calor ainda mais rápido durante o uso (o que garante que ele tenha uma maior vida útil).

E, para os donos dos primeiros modelos do PS4, deixar o videogame ligeiramente suspenso também pode ajudar no problema do console ejetar o disco sozinho quando está desligado. Muitas vezes isto acontece porque, depois de alguns anos de uso, uma peça de borracha que fica na parte de baixo do console fica um pouco “solta” e a pressão causada pelo peso do videogame contra a mesa faz com que ela acabe pressionando o botão de ejetar disco do console, e deixar o videogame um pouco elevado acaba com essa pressão e ajuda muito a diminuir esse problema da ejeção automática do disco.

Também é importante não colocar nenhum outro aparelho eletrônico em cima do console. Muitas pessoas costumam colocar modems, roteadores ou até mesmo outros videogames em cima do videogame como forma de economizar espaço, mas essa é uma prática perigosa, porque ao empilhar um aparelho sobre o outro eles irão atrapalhar a dissipação de calor um do outro, fazendo com que ambos esquentem mais do que deveriam, o que pode causar danos permanentes aos dois.

Faça uma manutenção preventiva para aumentar a vida útil do equipamento

vida útil videogame
Qualquer videogame acaba acumulando muita sujeira interna com o uso contínuo, por isso é importante levá-lo regularmente a um técnico para que ele faça uma limpeza completa, garantindo assim uma maior vida útil ao aparelho (Imagem: Gator Byte)

Mesmo que você mantenha o videogame limpo e armazenado em local correto e ele nunca tenha apresentado problemas, pode ser interessante levá-lo periodicamente para que um técnico faça uma limpeza interna no console.

Isto porque, ao longo do tempo, o videogame vai naturalmente acumulando poeira dentro dele, e essa poeira costuma se alojar não apenas nas placas de circuito do console mas também na ventoinha de ventilação. Essa poeira acumulada acaba atrapalhando o giro das hélices, diminuindo a capacidade de resfriamento do aparelho — algo que pode provocar problemas muito mais sérios por conta de não dissipar direito o calor gerado durante o uso.

É interessante também efetuar a troca do leitor de discos, principalmente em videogames que já possuem mais de quatro anos de uso. Isto acontece porque, com o tempo, a capacidade de leitura do equipamento vai se deteriorando, o que pode causar travamentos durante o jogo. Mas não tente fazer isso sozinho em casa: este equipamento é extremamente frágil e exige conhecimentos específicos para que a troca ocorra com sucesso, por isso o melhor é levar o videogame em um técnico de confiança.

Outra troca recomendada para se aumentar a vida útil do console é a dos HDs por dispositivos de armazenamento SSD (no caso, essa é uma dica válida apenas para os consoles PlayStation 4 e Xbox One). Este tipo de troca permite não apenas aumentar a quantidade de armazenamento dos consoles (o que permite instalar mais jogos) mas também ajuda a diminuir os tempos de loading enquanto se está jogando, já que a velocidade de leitura do SSD é muito mais rápida do que o HD convencional utilizado por esses consoles.

Mantenha o videogame sempre atualizado

vida útil atualização
Manter o videogame sempre atualizado é também uma forma de prolongar a vida útil dele (Imagem: Microsoft)

Também é importante garantir que o videogame esteja com o software sempre atualizado. Isto porque essas atualizações costumam sempre trazer algumas melhorias de performance, o que ajudam a melhorar a utilização dos componentes do videogame e, assim, aumentar sua vida útil.

Além disso, cada uma dessas atualizações também ajudam a aumentar a segurança do videogame, deixando ele mais protegido contra ataques hackers. Isto é importante porque qualquer um que efetua compras nas lojas virtuais de seus consoles precisa cadastrar dados do cartão de crédito em suas contas, e um invasor pode roubar esses dados para efetuar golpes na internet.

Fonte: CNet, Nintendo, Kotaku

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter