Como baixar a versão beta do windows 11 hoje

Como baixar o Windows 11

Avatar de fernando gomes Avatar de victor pacheco
Saiba como fazer o download e instalar a versão do Windows 11 Insider Preview no seu PC

Disponível desde 05 de outubro de 2021, todas as pessoas que possuem uma máquina com o sistema operacional da Microsoft podem baixar o Windows 11 de forma gratuita ou por meio da compra de uma chave no site oficial da empresa. Veja como fazer isso e entenda tudo sobre o SO que não para de ganhar novidade.

O que é o Windows 11?

Como baixar a versão beta do windows 11 hoje
Windows 11: claro, organizado e com novas ferramentas. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Este é o sistema operacional da Microsoft que está disponível desde outubro de 2021 e vem instalado de fábrica em todos os modelos comprados a partir de 2022. Ele foi lançado seis anos após a chegada do Windows 10 e todas as pessoas com um computador compatível puderam fazer a atualização do Windows de forma gratuita.

Dentre as principais novidades, está o design minimalista. Agora, a tela de trabalho está muito mais limpa e organizada, com os ícones dos aplicativos e das abas das pastas mais arredondados. O menu Iniciar traz as recomendações para ajudar o acesso rápido e se encontra na barra de tarefas que, por sua vez, agora reúne todos os ícones fixos no meio. Há também a possibilidade de arrastá-los para a esquerda, conforme já é conhecido.

Logo do windows 11 da microsoft
Sistema operacional foi lançado em 05 de outubro de 2023 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Outra novidade é o retorno dos widgets, que mostrarão as principais notícias, informações do clima e muito mais. Tudo baseado nas escolhas do usuário, que também pode realocar e personalizar como quiser. Snap Groups e Snap Layouts são duas novidades do novo sistema que possibilitam o agrupamento e separação de abas na tela de trabalho de diversas maneiras. Há ainda um modo claro e escuro — disponível à escolha do usuário.

Tecnicamente, este é o Windows mais seguro já feito, conforme as palavras de Panos Panay, chefe de Produtos da Microsoft, durante a conferência de lançamento. O Windows 11 também inicia mais rápido e foi feito com base na experiência de quem usa o software diariamente.

Além disso, a Microsoft Store e a loja do Xbox Game Pass foram renovadas com novidades, a performance foi elevada e agora será possível baixar aplicativos do Android diretamente na sua tela de trabalho do Windows. Para conferir todos os detalhes, confira a nossa cobertura completa do Windows 11 aqui no Showmetech.

Windows 11 vs. Windows 10

Logos do windows 11 e windows 10
Atualmente, Windows conta com diversos recursos exclusivos (Foto: Reprodução/CNET)

Em resumo, o Windows 11 é melhor que o Windows 10. Ele é a versão mais atual e a Microsoft se esforça em atualizá-la constantemente, desde seu lançamento em 2021. O Windows 11 foi pensado para ser mais eficiente, seguro e rápido no uso em PCs (notebooks ou desktops).

Mas, é comum ouvir sobre pessoas se debatendo se o Windows 10, versão anterior lançada 2015, é melhor que o Windows 11. Isso acontece, pois a versão 11 chegou com requisitos de hardware de segurança e impossibilitaram-na de ser instalada em alguns notebooks e desktops que não tinham esses novos “requisitos mínimos”.

A dica é você sempre tentar instalar o Windows 11 e, antes de comprar um novo computador (ou um usado), verifique se ele tem os requisitos mínimos para rodar esse sistema. E só permaneça com o Windows 10, se não for possível atualizar a máquina. Veja os recursos vistos apenas no Windows 11:

  • Amazon Appstore;
  • Atalhos inteligentes;
  • Barra do controlador;
  • Bloqueio da tela ao se afastar do computador;
  • Controle inteligente de aplicativos;
  • Efeitos de estúdio no Windows (para videochamadas);
  • HDR automático;
  • Legendas ao vivo;
  • Melhor suporte para tablets e notebooks 2 em 1;
  • Microsoft Teams integrado na Barra de tarefas;
  • Narrador natural;
  • Nova interface;
  • Reencaixe simples de monitor externo;
  • Windows Copilot.

Então, é mais correto dizer que o Windows 10 é mais facilmente instalado do que o Windows 11, mas não melhor, dadas as exigências adicionais de hardware que o novo software exige.

Requisitos mínimos exigidos para instalar o Windows 10

  • Processador: 1 GHz ou superior
  • Memória RAM: 1 GB na versão 32-bit ou 2 GB na versão 64-bit
  • Armazenamento Interno: 16 GB na versão 32-bit OS ou 20 GB na versão  64-bit
  • Placa-gráfica: uma que suporte DirectX 9 ou superior, com driver WDDM 1.0
  • Display: 800 x 600 pixels de resolução

Requisitos mínimos exigidos para instalar o Windows 11

  • Processador: 1 GHz ou superior, com 2 ou mais núcleos e compatibilidade 64-bit
  • Memória RAM: 4 gigabytes (GB) ou superior
  • Armazenamento Interno: 64 GB ou superior
  • Placa-gráfica: uma que suporte DirectX 12 ou superior, com driver WDDM 2.0
  • Firmware: com suporte para UEFI e Secure Boot
  • TPM: com suporte para Trusted Platform Module 2.0.
  • Display: 1280 × 720 pixels (HD) de 9 polegadas ou superior
  • Conectividade: internet necessária para atualizações e recursos
  • Conta Microsoft: necessária para ativar o sistema

Como testar se o seu PC é compatível

Logo do windows pc health check para atualização do windows
Aplicativo faz conferência rápida (Foto: Reprodução/Microsoft)

Na época do lançamento do Windows 11, muita gente baixou o aplicativo de compatibilidade disponibilizado pela Microsoft, o PC Health Check, e descobriu que sua máquina precisaria de uma atualização de harware para aceitar o novo sistema. Veja o passo a passo de como testar a compatibilidade e saiba se você deve baixar o Windows 11.

Passo 1: baixe o arquivo do PC Health Check em seu computador com Windows 10 ou posteor. Dê dois cliques e confirme a instalação do aplicativo em sua máquina.

Passo 2: com o processo finalizado, basta iniciar o aplicativo e clicar no botão Verificar agora. Veja a captura de tela abaixo:

Tela inicial do pc health check para saber se um pc pode baixar o windows 11
Aplicativo é instalado gratuitamente (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Então, duas podem ser as possibidades. Esta é a tela que aparecerá caso seu computador não seja compatível com o Windows 11:

Tela negativa de que um pc não pode baixar o windows 11
Seu computador pode não ser compatível com o Windows 11 (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Esta é a mensagem que aparecerá para você caso seu computador seja compatível com o Windows 11:

Tela de que um pc pode baixar o windows 11
Aplicativo sinaliza na hora que seu computador pode rodar o Windows 11 (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O processo é gratuito e leva menos de 10 segundos para ser concluído. Basicamente, o PC Health Check (Verificação de integridade do PC) fará uma conferência rápida na configuração de seu computador para saber se a versão atual do Windows rodará sem problemas.

Preços e versões do Windows 11

No total, o Windows 11 tem três versões que são focadas para públicos específicos. São elas:

  • Windows 11 Home;
  • Windows 11 Pro;
  • Windows 11 Pro para Estações de Trabalho;

As mais famosas são as versões Home e Pro. Vejamos as diferenças abaixo.

Windows 11 Home x Windows Pro

Logos do windows 11 home e windows 11 pro
Versão Pro é indicada para quem tem demandas únicas (Foto: Reprodução/Lifewire)

A começar pela limitação de hardware, a versão Home reconhece um processador de até 64 núcleos e até 128 GB. Já a versão Pro consegue reconhecer até 2 processadores com 128 núcleos de processamento cada um. E a quantidade máxima de memória RAM sobe para 2 TB. O Windows 11 Home é voltado para pessoas que não fazem atividades tão complexas, mas também pode ser uma opção para quem quer trabalhar profissionalmente sem a necessidade de comprar o Windows 11 Pro.

Quem opta por baixar o Windows 11 Pro também passa a ter acesso à área de trabalho remota, uma funcionalidade que permite a visualização e controle do computador de forma virtual. Imagine que você pode estar em casa ou em qualquer outra parte do mundo e conseguirá ver e acessar o computador do trabalho. Algo que não é possível para que usa o Windows 11 Home.

Outro recurso exclusivo da versão Pro é o recurso da tecnologia Hyper-V. Isso permite que você crie máquinas virtuais, com diferentes sistemas operacionais, para a realização de testes de softwares e demais ações.

Como baixar o windows 11. Saiba como fazer o download e instalar a versão do windows 11 insider preview no seu pc

Além disso, o Windows Sandbox permite que aplicativos sejam reproduzidos em ambiente seguro, sem precisar de preocupar com possíveis vírus ou danos ao armazenamento interno do computador. Aplicativos de fones desconhecidas, reproduzir problemas em um ambiente limpo ou experimentar configurações são mais recomendadas dentro do Windows Sandbox.

O Bitlocker também traz mais segurança para quem tem o Windows 11 Pro: ao ser ativada, os arquivos do HD ou SSD são criptografados e liberados apenas com a digitação da senha definida pelo administrador. Também há a Proteção de Informações do Windows (WIP, sigla em inglês: Windows Information Protection) no Windows 11 Pro que ajuda a manter dados corporativos seguros, mesmo quando são compartilhados entre dispositivos móveis. Confira demais recursos:

Função O que faz
Active Directory do AzurePermite o gerenciamento de diretórios da nuvem privada da Microsoft, a Azure
Modo KioskÚtil para monitores usados em publicidade, pois permite o uso para apenas uma ação
Políticas de GrupoPara administradores de TI definirem diretrizes para grupos de dispositivos
Windows Update for BusinessPermite que apenas atualizações testadas sejam instaladas na máquina e mais funcionalidades de download de updates por P2P, janelas de manutenção e anéis de distribuição

O ponto mais relevante, além das funções, é o preço para quem quer baixar o Windows 11 Pro: até o fechamento desta matéria, era necessário desembolsar R$ 1.599,00 para ter essa versão. O Windows 11 Home é praticamente gratuito, porque além da Microsoft ter disponibilizado uma atualização gratuita para quem tinha o Windows 10, ele vem instalado em qualquer notebook/desktop disponível para venda no mercado.

Computador com windows 11
Windows 11 é voltado para atividades tradicionais, mas conta com diversas funcionalidades para profissionais (Foto: Reprodução/Microsoft)

Mas, caso não tenha acesso em um novo computador, uma chave para baixar o Windows 11 Home pode ser comprada por R$ 530,99 no Magazine Luiza. A gente lembra que mais saudável para seu bolso é fazer a compra de uma cópia do Windows por lojas licenciadas, pois comprar diretamente pela Microsoft é se submeter a um alto valor, por um mesmo serviço. No Magazine Luiza, também encontramos o Windows 11 Pro por R$ 530,99 no Pix.

Windows 11 Pro para Estações de Trabalho (Workstation)

Windows 11 pro for workstations
Windows 11 Pro for Workstations oferece solução especial de segurança (Foto: Reprodução/Revolution Soft)

Definido pela Microsoft como “o sistema operacional mais eficiente de todos os tempos”, quem opta por baixar esta versão do Windows 11 tem acesso a todos os recursos exclusivos da versão Pro, além de armazenamento de dados ultrarrápido. A empresa também confirma que ele roda apenas em máquinas com processadores e placas de vídeo mais recentes para que a melhor experiência seja oferecida. Em resumo, esta versão é mais indicada para:

  • Profissionais de CAD
  • Animators
  • Cientistas de dados
  • Designers gráficos
  • Equipes de produção de mídia

Por fim, há um recurso que está disponível apenas no Windows 11 Enterprise e ele leva o nome de Sistema de Arquivos Resiliente (ReFS). Na prática, quando algum arquivo é corrompido em uma das unidades de armazenamento, o Windows usa uma cópia íntegra dos dados em outras unidades para corrigi-los e protegê-los. O preço é outra grande diferença: esta versão mais completa é vendida por R$ 2.499 no site oficial da Microsoft.

A marca também recomenda que os interessados em usar esta versão comprem computadores com o Windows 11 já instalado, para que o melhor de setup de trabalho esteja disponível.

Como baixar o Windows 11 de graça? 

Via Windows Update (atualização)

Computadores com uma chave ativada do Windows 8.1 ou Windows 10, podem baixar o Windows 11 de forma gratuita. Para isso, basta acessar as Configurações e acessar o Windows Update.

Em seguida, clique no botão Verificar se há atualizações para que o sistema operacional verifique se você pode ter acesso gratuito à versão mais recente do Windows.Quando acessar o Windows Update, você verá uma mensagem indicando que já pode usar o Windows 11 sem nenhum pagamento adicional. Como esta:

Exemplo do windows update para atualização do windows
Windows Update permite fácil atualização para novo sistema operacional

Mas caso tenha comprado um novo armazamento, pode ser necessário comprar uma chave de ativação do Windows 11.

Via compra na Microsoft

Compra do windows
Cópia do Windows 11 pode ser comprada na Microsoft (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Há muitas formas de comprar uma chave de ativação do Windows 11 para usar os recursos do sistema operacional. A mais fácil (e mais segura) é por meio do site da Microsoft: a versão Home pode ser comprada por R$ 1.099 e a versão Pro custa R$ 1.599,00.

Assim que fizer a compra, você receberá uma chave de ativação para que todos os recursos sejam desbloqueados e você também receba as próximas atualizações do sistema operacional. Lembramos que esta é a compra de mais uma versão do sistema operacional, porque é quase certo de que se você tiver uma cópia licenciada do Windows 11, com certeza receberá uma atualização do Windows 12 e 13 quando estiverem disponíveis.

Com um pendrive bootável

Pendrive bootável do windows
Pendrive bootável do Windows pode ser criado para atualização de sistema operacional (Foto: Reprodução/Fossbytes)

Para conseguir instalar a nova versão do sistema operacional da Microsoft via um pendrive, você precisa de uma unidade com ao menos 8 GB livre. É importante que o pendrive esteja completamente vazio para o processo dar certo.

Com isso resolvido, basta acessar a página da empresa e clicar na opção “Criar mídia de instalação do Windows 11“. Você pode conferir todos os requisitos que o sistema precisará clicando em “Antes de você começar“. Leia tudo novamente e clique em “Baixar Agora“.

O Showmetech já desenvolveu uma matéria completa com o passo a passo e telas para que nada de errado aconteça na hora de você criar seu pendrive bootável do Windows, não deixe de conferir.

Veja também

Baixe agora os papéis de parede do Windows 11

Fontes: Windows Insider | Blog do Windows

Revisado por Dácio Castelo Branco em 04/12/2023

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados