Como baixar vídeos do Instagram no celular ou no computador

baixar insta
Neste post, ensinamos como baixar vídeos e imagens do Instagram a partir de sites, extensões e aplicativos para smartphone
Anúncio
Como baixar vídeos do Instagram no celular ou no computador

Se você usa o Instagram, provavelmente já passou pela situação de querer compartilhar um vídeo ou uma imagem em outra plataforma digital, ou para amigos que não possuem cadastro na rede social, e não soube como fazer, tendo que recorrer a prints ou o sistema de gravação da tela em vídeo do celular.

Por isto, hoje vamos lhe ensinar como baixar vídeos do Instagram a partir da plataforma de sua preferência, seja ela seu computador ou seu aparelho celular com sistema operacional Android ou iOS (iPhone). Ah, e as ferramentas também servem para o download de imagens!

Baixando a partir do computador

Existem diversas maneiras bastante práticas de baixar vídeos do Instagram pelo computador. Você pode acessar um site que faça o serviço para você ou instalar uma extensão no seu navegador Google Chrome. As opções são muitas, e neste artigo mostraremos algumas para que você decida pela de sua preferência. Começando por páginas na internet.

Através de páginas na internet

Existem vários sites que fazem este trabalho, e aqui vamos recomendar duas opções — instawload e w3toys — para o caso da página de sua preferência ficar offline por algum motivo. Neste tutorial, utilizaremos o instawload como exemplo, mas o funcionamento para o w3toys é o mesmo.

Primeiro, você deve copiar o link do post do vídeo ou da imagem que você deseja baixar. Se você não sabe como, ele fica nos três pontos do canto superior direito da postagem. Clique nos pontos e depois em “Copiar link” na janela que se abre, como mostra a imagem abaixo:

Imagem ensinando a copiar um link de postagem do Instagram.
Copiando um link de postagem do Instagram

Cumprido o primeiro passo, agora acesse a página do instawload ou do w3toys e, no espaço para digitar, cole o link copiado — clique com o botão direito do mouse sobre o espaço e então selecione a opção “Colar”. Agora clique no botão “Download” logo abaixo, escrito em branco com fundo verde.

Imagem ensinando onde colar o link e onde clicar para baixar a mídia do Instagram.
Cole o link e então clique no botão de download

Na página que segue, clique com o botão direito do mouse no botão de download, no lado direito da tela. Depois é só clicar em “Salvar link como…” e escolher o local que você deseja guardar o vídeo, e o processo estará terminado.

Caso o usuário não tenha acesso a um computador no momento, ou não queira baixar qualquer aplicativo em seu smartphone, o processo aqui descrito também pode ser feito ao acessar alguma das páginas por um navegador no telefone celular.

Outra forma de utilizar o computador para baixar vídeos e imagens do Instagram é através de extensões no Google Chrome, como veremos a seguir.

Através de extensão para o Google Chrome

Assim como as páginas de internet, existem várias extensões para o Google Chrome que servem para baixar vídeos e imagens do Instagram. Para fins exemplificativos, neste artigo mostramos apenas uma destas extensões, mas deixamos também várias sugestões com o link direto para que você escolha a de sua preferência.

Nossa dica é a extensão Downloader for Instagram, que pode ser baixada diretamente da loja de extensões do Google Chrome.

Esta extensão é bem intuitiva e fornece alguns atalhos para facilitar o download. Além de colocar um ícone ao lado da barra de endereço, como normalmente acontece com extensões, o Downloader for Instagram também adiciona um botão aos atalhos da página do próprio Instagram.

A diferença entre os dois atalhos é que, ao clicar no que fica ao lado da barra de endereços do navegador, são mostradas as mídias já carregadas na página, servindo como uma forma rápida de baixar o que o usuário deseja.

Imagem que mostra um quadro com imagens carregadas do Instagram.
Já leu nossa análise de Animal Crossing: New Horizons?

O outro atalho, localizado na barra do site do próprio Instagram, serve para configurar a aplicação para baixar mídias a partir de um intervalo de postagens. Mas a maneira mais rápida de baixar vídeos do Instagram é simplesmente passando o mouse em cima da que se deseja baixar e clicando em “baixar”, que aparece no canto superior esquerdo do vídeo ou da imagem.

Imagem que mostra a localização do botão para baixar.
Já segue nossa página no Instagram?

Outras extensões ficam como sugestões ao leitor, todas com funcionamento semelhante à que indicamos neste texto: Instagram Photo Video Download, Video Downloader for Web, Extension for Instagram e Video Downloader professional.

Baixando a partir do smartphone

Claro que, quando se trata de Instagram, a maioria das pessoas acessa a rede social através do smartphone. Portanto, nas próximas linhas você descobrirá como baixar vídeos e imagens do Instagram a partir do seu aparelho celular, seja ele de sistema operacional Android ou iOS.

Através do Android

Uma ferramenta bastante popular para baixar vídeos do Instagram em aparelhos Android é o Downloader for Instagram: Photo & Video Saver, que pode ser baixado diretamente da Play Store.

O processo é bem simples, funciona como mostramos na seção de baixar mídias do Instagram a partir de uma página no computador. Basta copiar o link da publicação (nos três pontinhos do canto superior direito) desejada e colar no Downloader for Instagram. Depois, selecione a opção para baixar e pronto, o conteúdo estará no seu smartphone.

Downloader for Instagram
Aplicativo é simples e bastante intuitivo

Através do iOS (iPhone)

Para donos de aparelhos com o sistema operacional da Apple, o iOS, há menos opções que para Android ou computador para baixar vídeos do Instagram. Dentre as opções que testamos a melhor é o ReShare Story for Instagram.

Quando você abre o aplicativo pela primeira vez, é necessário fazer login na sua conta no Instagram — o que não é necessário em nenhuma das soluções que apresentamos para outros sistemas. Entretanto, ao abrir a interface, o aplicativo mostra um feed com as últimas publicações de vídeos das pessoas que você segue, o que pode ser muito útil. Outro ponto positivo é que o app permite também o download de stories.

Como baixar vídeos do Instagram no celular ou no computador
O ReShare mostra um feed com as últimas publicações de vídeos

Para baixar um vídeo, o usuário deve acessar a mídia desejada — publicação de vídeo ou story — através da interface do próprio ReShare. Na janela que se abre, há uma opção de salvar o vídeo no canto superior direito da tela. Ao tocar, o aplicativo inicia o download do vídeo, de forma simples.

Como baixar vídeos do Instagram no celular ou no computador
O ReShare também permite o download de stories

O aplicativo é gratuito, porém há algumas limitações e muitas propagandas. Para removê-las, basta comprar a sua versão paga, que custa R$ 37,90.


Vale lembrar que também é possível baixar vídeos do Instagram no iPhone ou Android pelo navegador, através dos sites recomendados no início da matéria — instawload e w3toys.

Gostaram das maneiras de baixar vídeos do Instagram? Contem pra gente sua experiência nos nossos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter