Como cancelar assinaturas da Apple

cancelar assinaturas apple
Saiba como cancelar assinaturas indesejadas da Apple com este tutorial passo a passo

A Apple tem algumas assinaturas disponíveis no Brasil e esta oferta tende a aumentar com as chegadas da “banca” de jornais e revistas digitais (Apple News) e do já anunciado serviço de vídeo que vai bater de frente com o Netflix. Assim como na maioria das empresas, é bem mais fácil contratar do que cancelar assinaturas. Por isso, fizemos este tutorial passo a passo para ajudá-lo sempre que você desejar interromper um serviço Apple.

Abaixo, mostramos como cancelar o Apple Music e do iCloud, ambos disponíveis no Brasil. Há algumas variações no caminho, dependendo da versão do sistema operacional, mas a operação é possível em praticamente todos os dispositivos da empresa, incluindo iPhone, iPad, iPod, Apple TV ou mesmo a partir do aplicativos iTunes e iCloud para Windows. A Apple recomenda que você faça o cancelamento até 24 horas antes da renovação, de forma a evitar a próxima cobrança.

De quebra, forneceremos algumas dicas para quando o serviço ou conteúdo for de terceiros, casos de HBO GO, Netflix, Spotify e outros.

Como cancelar assinaturas do Apple Music

Se você estiver em um dispositivo como o iPad ou o Iphone:

1) Acesse Ajustes;

2) Toque no seu nome;

3) Selecione a opção “iTunes e App Store”;

Para cancelar assinaturas, o usuário deve selecionar a opção "iTunes e App Store";
Usuário deve selecionar a opção “iTunes e App Store”;

4) Toque em “ID Apple: [seu endereço de e-mail];
5) Selecione a opção “Ver ID Apple”;

Usuário deve selecionara opção "Ver ID Apple"
Usuário deve selecionara opção “Ver ID Apple”

6) Selecione a opção “Assinaturas”. Na janela seguinte, aparecerão os dados da sua assinatura da Apple Music;

6Usuário visualiza os dados da sua assinatura da Apple Music e pode cancelá-la
Usuário visualiza os dados da sua assinatura da Apple Music e pode cancelá-la

7) Toque no botão “Cancelar assinatura” e confirme na janela seguinte.

Se você preferir cancelar assinaturas via iTunes:

1) No menu Contas, selecione a opção “Visualizar minha conta”;

No menu Contas, é necessário clicar na opção "Visualizar minha conta"
No menu Contas, é necessário clicar na opção “Visualizar minha conta”

2) Preencha seu ID Apple, senha e clique no botão “Iniciar sessão”;
3) No bloco “Ajustes”, localize “Assinaturas” e clique no link “Gerenciar”, ao lado;

Link para gerenciar assinaturas fica meio escondido no bloco "Ajustes"
Link para gerenciar assinaturas fica meio escondido no bloco “Ajustes”

4) Clique no botão “Cancelar assinatura” e confirme na janela seguinte.

Basta clicar em "Cancelar assinatura"
Basta clicar em “Cancelar assinatura”

Para cancelar assinaturas na Apple TV (somente a partir da 4ª geração):

1) Acesse “Ajustes”;
2) Selecione “Contas”;
3) Em “Assinaturas”, selecione “Gerenciar Assinaturas”;
4) Selecione “Apple Music”;
5) Selecione “Cancelar Assinatura” e confirme a operação.

Como cancelar assinaturas do iCloud

Na verdade, você não cancela o serviço de armazenamento de arquivos da Apple, mas faz “downgrade” para o plano gratuito (5 GB).

Se você estiver em um dispositivo como o iPad ou o Iphone:

1) Acesse Ajustes;
2) Toque no seu nome;
3) Selecione “iCloud”;
4) Selecione “Gerenciar armazenamento”;

Usuário deve clicar em "Gerenciar armazenamento"
Usuário deve clicar em “Gerenciar armazenamento”

5) Selecione “Mudar plano de armazenamento”;

Usuário deve clicar em "Mudar plano de armazenamento"
Usuário deve clicar em “Mudar plano de armazenamento”

6) Selecione “Opções de Downgrade”

Próximo passo é "Opções de Downgrade"
Próximo passo é “Opções de Downgrade”

7) Selecione a opção “5GB Grátis”;
8) Clique em “Concluído” e confirme no botão “Downgrade

Se você estiver no Mac

1) No menu Apple (?), selecione “Preferências do Sistema”
2) Clique em “iCloud”.
3) Clique em “Gerenciar” no canto inferior direito;
4) Clique em “Mudar Plano de Armazenamento” no canto superior direito.
5) Clique em “Opções de Downgrade”;
6) Preecha a senha do seu ID Apple e clique em Gerenciar;
7) Selecione a opção “5GB Grátis” e clique em OK.

Ou no aplicativo iCloud para Windows:

1) Clique em “Armazenamento”;
2) Clique em “Mudar Plano de Armazenamento”;
3) Clique em “Opções de Downgrade”;
4) Preencha a senha do seu ID Apple e clique em “Gerenciar”;
5) Selecione a opção “5GB Grátis” e clique em OK.

Como cancelar a assinatura de outros conteúdos e serviços

Há aplicativos que oferecerem assinaturas gerenciadas pela Apple. Um exemplo é o HBO Go, lançado no Brasil no final do ano passado. Você pode assiná-lo somente via App Store (ou pelo Google Play). E como fazer para cancelá-lo? Basta seguir exatamente os mesmos passos da assinatura da Apple Music. Confira o exemplo no iPad:

1) Acesse Ajustes;
2) Toque no seu nome;
3) Selecione a opção “iTunes e App Store”;
4) Toque em “ID Apple: [seu endereço de e-mail];
5) Selecione a opção “Ver ID Apple”;
6) Selecione a opção “HBO Go”. Na janela seguinte, irão aparecer os dados da sua assinatura;

"HBO Go" aparecer na lista de assinaturas
“HBO Go” aparecer na lista de assinaturas

7) Toque no botão “Cancelar assinatura” (o exemplo abaixo ainda está no período gratuito) e confirme na janela seguinte.

Basta tocar no botão "Cancelar assinatura" (o exemplo abaixo ainda está no período gratuito)
Basta tocar no botão “Cancelar assinatura” (o exemplo abaixo ainda está no período gratuito)

O procedimento é o mesmo para qualquer conteúdo ou serviço de assinatura gerenciado pela Apple. Neste caso, a empresa ou o iTunes estarão indicados no extrato do cartão de crédito (ou débito). Então, a lista de assinaturas mencionada nos passos acima é o primeiro lugar que você deve pesquisar ao receber uma cobrança desconhecida.

Confira algumas dicas caso não consiga resolver o problema de nenhuma destas formas:

  • Acesse o endereço reportaproblem.apple.com. Tente encontrar a compra ou o recibo e, e partir daí, relate o problema à Apple;
  • Verifique se a assinatura está vinculada ao ID Apple de outro usuário, adicionado ou não ao dispositivo e que tenha cadastrado o seu cartão de crédito;
  • Verifique se a assinatura foi efetuada por outro pessoa, utilizando o Compartilhamento Familiar;
  • Verifique se outra pessoa, até mesmo uma criança, efetuou a compra utilizando a sua senha. Pode ter ser sido uma compra avulsa e não uma assinatura;
  • Entre em contato com o provedor do conteúdo ou serviço. Pode ser necessário reinstalar o aplicativo, caso ele tenha sido apagado (apagar um app NÃO cancela a sua assinatura correspodente);
  • Entre em contato com o Suporte da Apple.

Este tutorial foi útil para você? Deixe um comentário!

Receba nossas notícias:

Receba nossas notícias:

[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box