Como configurar e usar o Avast no seu PC; testamos e te ensinamos

Como configurar e usar o avast no seu pc; testamos e te ensinamos. Com opções pagas e gratuitas, testamos um dos antivírus mais famosos da atualidade e te ensinamos como configurar e usar o avast no seu pc
Com opções pagas e gratuitas, testamos um dos antivírus mais famosos da atualidade e te ensinamos como configurar e usar o Avast no seu PC

Seja em um computador pessoal ou profissional, é recomendável remediarmos e prezarmos por nossa segurança digital, certo? O Avast é um antivírus gratuito capaz de bloquear ataques aos seus dispositivos. Por referência, são mais de 1,5 bilhão por mês, dentre os 400 milhões de usuários ao redor do mundo, que treinam a inteligência artificial do sistema para detectar ameaças em tempo real e antecipar potenciais ataques. Para te auxiliar a decidir se o antivírus vale a pena, pudemos testá-lo nas últimas semanas e te ensinamos como configurar e usar o Avast no PC.

Como instalar o Avast?

Para baixar o Avast gratuito basta ir ao site do antivírus e clicar em “Baixar proteção grátis”. Abra o arquivo com extensão “.exe” e aguarde pela instalação do programa.

Como configurar e usar o avast no seu pc
Como configurar e usar o Avast: a primeira etapa é fazer o download no site do antivírus e instalar o software.

Assim que ele abrir pela primeira vez, você pode escolher entre aceitar a instalação do navegador Avast Secure Browser. Caso contrário, clique apenas no botão verde “Instalar” e aguarde pela barra de progresso. Além da versão gratuita do Avast, há também versões alternativas de teste (pagas) para outras finalidades. Por ora, resolvemos ficar com a premium, mas a proteção grátis já é um excelente reforço à sua máquina.

Como configurar e usar o Avast?

Varredura do avast
O método de varredura do programa é bastante detalhado, com todas as etapas do processo indicadas no topo da janela do Avast.

Caso você tenha dúvidas sobre como configurar e usar o Avast, adiantamos que é tudo bastante intuitivo. Quando você roda o antivírus pela primeira vez, ele faz a varredura de ameaças no seu dispositivo. Como opção, você pode ativar esta varredura sempre que desejar, bastando clicar em “Executar o escaneamento inteligente” assim que o Avast for aberto. No topo da tela, temos uma barra das etapas de scan, onde podemos ver que primeiro ele caça por ameaças no navegador, depois aplicativos desatualizados, em seguida, vírus e malwares, vulnerabilidades avançadas e, por último, problemas de desempenho.

O Avast Premium vem acompanhado de várias ferramentas, como o escaneamento de vírus (a qualquer hora), configuração dos principais módulos, verificador de Wi-Fi, firewall e a possibilidade de executar um aplicativo pelo Sandbox, uma plataforma virtual segura para quem precisa rodar softwares específicos (e não confia muito na fonte). Prezando por sua privacidade, o Avast também tem a eliminação segura dos seus dados, bastando adicionar arquivos e discos atuais ou arquivos já eliminados em sua lixeira para garantir que ninguém terá acesso às suas informações confidenciais.

Tela do avast em roxo
São dezenas de ferramentas disponíveis com o Avast Premium para proteção dos seus dados e para a garantia da sua privacidade!

Mais uma adição surpresa foi o navegador Avast Secure Browser, quase que um “intruso” no processo de instalação. Ele se assemelha ao Google Chrome, tentando criar um ambiente mais familiar aos novos usuários. Não por acaso, ao abrir o próprio Chrome ele sugeriu a instalação de uma extensão do Avast também. Quando instalamos, foi interessante ver que a primeira ação foi se fixar na barra de tarefas – voltando a ser fixo (e abrir o navegador) quando a janela do software foi fechada.

Extras do avast
Enquanto descobríamos como configurar e usar o Avast, o programa sugeriu diversos adicionais (com um custo extra) para assinar.

Como é tradição em antivírus gratuitos, algo completamente compreensível são as dezenas de formas de “camuflar” soluções práticas bastando fazer um investimento financeiro. Ao final da varredura (execução do escaneamento inteligente), por exemplo, a última etapa sugere a limpeza de disco do que ele classifica como “arquivos inúteis”, que são aqueles corrompidos ou raramente usados por você. De forma intuitiva, você clica em “solucionar” assim como fez nas etapas anteriores e é redirecionado a uma tela que te sugere fazer a assinatura de R$69 do Avast Cleanup Premium.

A lógica se repete mesmo na tela inicial, quando temos uma variante entre “problemas de desempenho” ou o aviso de “endereço de IP visível”, onde a solução seria assinar o Cleanup ou o Avast Secureline VPN, respectivamente. Os botões verdes para confirmar ações geralmente costumam “resolver” seus problemas com investimentos a longo prazo – há uma assinatura de 3 anos sugerida em uma destas telas. O mesmo acontece ao enviar notificações aleatórias ao longo do dia (aquele pop-up intrometido no canto inferior direito), quando o aviso de “sua localização está exposta; resolva aqui” te redireciona para planos de VPN. Fica a nossa dica: a não ser que você realmente queira, aceite todas as sugestões com cautela.

Vpn avast
Não caia nessa: ter um VPN é sempre bom, mas ele não faz parte do pacote básico de proteção do Avast!

Com exceção dos percalços, enquanto deciframos como configurar e usar o Avast, descobrimos uma experiência bastante confiável para remoção e prevenção de vírus. O software também é simples e intuitivo, sendo que você não precisa customizar sua experiência caso prefira deixá-lo ativado fazendo o que ele próprio reconhecer ser benéfico para a sua máquina. Durante mais de um mês, em nenhum momento o Avast sugeriu a remoção de algo que não fosse vírus (como um documento que eu tivesse 100% confiança na fonte/servidor), então, ao que aparenta, há total eficácia do programa ao realizar as varreduras. Recomendamos!

E aí, aprendeu como configurar e usar o Avast no computador? Conte para a gente nos comentários sua experiência com o antivírus!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário