Como criar um artigo e escrever para a Wikipedia

wikipedia 1802614 1920
Os anos de péssima reputação foram deixados para trás e, agora. a Wikipedia é um lugar disputado na internt por empresas. Saiba como se tornar um autor e escrever um artigo na Wikipedia neste guia prático
Anúncio
Como criar um artigo e escrever para a Wikipedia

Desde seu lançamento, em 2001, a Wikipedia veio acumulando muitas opiniões a seu respeito. Algumas positivas, outras negativas, e o saldo de hoje é que a Wikipedia é uma enciclopédia e, também, uma comunidade bem estabelecida. Caso você esteja interessado em se tornar um autor da Wikipedia, decidimos desmistificar o passo a passo em um guia para criar seu primeiro artigo na maior enciclopédia do mundo.

A pergunta que fica é: vale à pena tornar-se um autor na Wikipedia? A resposta é sim. Possuir um artigo publicado na Wikipedia é uma vitrine tanto para o tópico de interesse quanto para o seu autor. Além disso, por se tratar de uma grande comunidade online, pode promover uma rede de interesse local e mundial. Só para se ter uma ideia, a Wikipedia é o oitavo site mais visitado do mundo. Só a sua versão em inglês ultrapassou recentemente 6 milhões de artigos e 3,5 bilhões de palavras; e as edições de artigos se materializam a uma taxa de 1,8 artigo por segundo.

Dito isso, pensamos no óbvio: quer se tornar um autor na Wikipedia e não sabe por onde começar? O Showmetech se propõe a fazer um guia descomplicado para autores iniciantes da Wikipedia, para não restar dúvidas, apenas saná-las, sobre todos os tópicos. Confira:

Antes de tudo, pesquise

Com um dos catálogos mais completos da internet, é difícil estipular qual assunto a Wikipedia já não possua um verbete. Não é necessário, muitas vezes, lançar um artigo específico para o tópico de sua escolha. Muitas vezes, o trabalho consiste em reeditar aquilo que já existe. Por exemplo, se quer escrever um artigo sobre um membro de uma banda, pode pesquisar pela banda e adicionar informações sobre esse membro como uma seção dentro desse artigo mais amplo.

Página da Wikipedia para edição
Antes de tudo, monte uma sólida fonte de informações caso decida se tornar um autor na Wikipedia

Por isso, sempre pesquise pelo artigo em questão. Por segurança, pesquise por sinônimos. Sempre é válido abrir o seu leque de referências. Busque fontes para a informação em seu artigo. Para ser incluído na Wikipedia o assunto deve ser suficientemente notável, e essa notoriedade deve ser verificável através de referências para fontes confiáveis.

Por isso, artigos de caráter pessoal e privado não vão ser considerados tópicos publicáveis. Vale lembrar que fontes confiáveis são fontes que exercem controle editorial.

De maneira clara, se há fontes confiáveis (como jornais, revistas acadêmicas, ou livros) com informações publicadas por um período extenso sobre um assunto, então o assunto é notável, e como parte do processo de criar (ou expandir) o artigo da Wikipédia, será necessário citar as devidas fontes.

Se não conseguir encontrar fontes confiáveis trazendo informações sobre o assunto, então o assunto não é notável ou verificável e quase certamente será deletado. O seu primeiro trabalho é o mais importante primeiro passo.

Ao redigir sua matéria, leve isso em consideração

Ao redigir uma matéria para a Wikipedia lembre-se sempre que, mesmo tendo uma pesquisa bem calcada em fontes, ainda é possível cair em algumas armadilhas típicas de um redator iniciante. Os erros de português e digitação são as primeiras delas. Revise sempre, busque em dicionários online e evite repetições. Procure por sinônimos e leia o seu texto em voz alta. Quando for citar uma referência, faça de acordo com os moldes do site.

É de praxe sempre consultarmos uma página da Wikipedia para uma rápida pesquisa, mas por que não estudar a fundo o seu conteúdo? Entender a estrutura de um verbete em um primeiro momento ajuda, e muito, a evitar correções futuras.

É necessário frisar a parcialidade ao redigir uma matéria na Wikipedia. Ataques a instituições privadas ou públicas, ou pessoas públicas nunca, em hipótese alguma, devem prevalecer na redação de um verbete. Propagandas de qualquer espécie não devem ser consideradas.

Wikipedia
Procure sempre fundamentar sua pesquisa em fontes confiáveis, sendo parcial e evitando o plágio

Por fim, evite plágio. Busque sempre utilizar suas próprias palavras ao redigir sobre qualquer tópico que seja. Isso vale também ao escrever artigos sobre pessoas vivas, que precisam estar referenciados para poderem ser verificados. Biografias de pessoas vivas sem fontes podem ser deletadas.

Vale lembrar que erros acontecem e sempre é necessário verificar se você está editando o verbete de acordo com as normas do site. Em suma, bom senso e revisão são as prioridades para um autor iniciante na Wikipedia e, muito provavelmente, para qualquer outro ofício que exige a escrita e distribuição de informação.

É necessário dizer que os seus primeiros registros vão ser documentados, afinal o compromisso da Wikipedia se estende à constante atualização. Por esse motivo, a maior enciclopédia faz com que todos os verbetes criados e editados passem por aquilo que eles chamam de filtro de abusos. Isso significa que as diretrizes da comunidade vão ser sempre respeitadas e devidamente documentadas. Por esse motivo, todos os novos verbetes criados aparecem na lista páginas recentes para serem analisados.

A mesma coisa acontece para toda e qualquer alteração que também consta na lista de mudanças recentes, que possui filtros de pesquisa, como por exemplo exibir categorias específicas como mudanças de editores não cadastrados ou até catalogar verbetes escritos por editores com menos de 10 edições.

Criando o seu primeiro artigo na Wikipedia

Página da Wikipedia para edição
O cadastro na Wikipedia é fácil e intuitivo

Existem várias maneiras de começar a escrever uma matéria na Wikipedia. Antes de tudo, é necessário se inscrever e se tornar um membro da comunidade. Para isso, basta entrar na página inicial e localizar no canto superior direito a opção “Criar uma conta”. O processo é similar a criar uma conta em uma rede social. Alguns cliques depois, você recebe a confirmação, e estará pronto para se tornar um verdadeiro autor da Wikipedia.

Página da Wikipedia para edição
A melhor forma de identificar páginas da Wikipedia inexistentes são pelos chamados links vermelhos

Um modo de identificar um potencial artigo para edição é verificar se o assunto não possui um verbete a seu respeito. Isso é fácil de identificar, pois existem artigos na Wikipedia em que o texto contém alguns links em vermelho, indicando que o artigo não existe. Ao clicar num link em vermelho, o usuário será direcionado a uma nova página que poderá ser editada.

Caso deseje uma busca mais eficaz, basta clicar no campo “Pesquisar na Wikipedia” (lado direito da página) e buscar o título do artigo de sua escolha. Se aparecer um artigo já existente, pode editá-lo. Se aparecer uma listagem de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique no link em vermelho onde diz: Não existe uma página com o título “nome do artigo”.

Página da Wikipedia para edição
A página de edição em branco consiste em uma grande caixa de ferramentas, muito próxima de outros editores online

Você pode localizar o artigo de seu interesse a partir da barra de endereço do seu navegador (browser). Se o endereço que introduziu o conduzir a um artigo já existente, pode editar esse mesmo artigo. Caso contrário, aparece a seguinte mensagem: “A Wikipédia não tem um artigo com este nome”. Clique então na aba “Editar” para introduzir dados no artigo.

Vale lembrar que existe uma opção que já te direciona para a criação de artigo, algo muito próximo daqueles que estão familiarizados com WordPress. Introduza o título do artigo no campo que se segue e clique no botão “Criar Página”. Se já existir um artigo com esse nome, a Wikipedia retorna esse artigo em modo de edição.

Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: “Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe”. Para criá-lo, escreva o seu conteúdo na caixa de edição: “Introduza o texto na caixa de edição.”

Quando acabar, clique no botão “Mostrar previsão” para verificar se a página aparece corretamente. Note que é apenas uma previsão e a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão “Mostrar previsão” quantas vezes forem necessárias.

Página da Wikipedia para edição
Página da Wikipedia disponível para edição, muito próximo de outros editores online

Mostramos como seria uma página da Wikipedia totalmente editada, neste caso, da Nintendo. Como você pode verificar, está disponível para edição no formato de “edição visual”, que é totalmente instintivo. Basta alguns cliques que logo o texto ganha forma. Para aqueles que curtem editar diretamente no código da página, existe a opção “edição de código fonte”.

Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas. Por fim, clique em “Salvar página”. O artigo está criado e visível a outras pessoas.

O que achou de todo o procedimento para criar e editar um artigo na Wikipedia? Muito fácil? Ou muito difícil? Compartilha conosco nos comentários.

fonte: Wikipedia, Wired, Howcast, Content Marketing Institute e Convince and Convert.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter